Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conceitos Java


lucaswb

Posts recomendados

Bom dia ! Tudo bem com vocês ?

Bom, é o seguinte. Pretendo me aventurar um pouco em java. Quero aprender alguma coisa sozinho, e depois pretendo fazer um curso. Até ai tudo bem.

Andei lendo alguns artigos pela web, um deles, http://codigofonte.uol.com.br/artigo/java/comecando-a-programar-em-java-%5Bparte-1%5D mas não entendi muito bem.

Como funciona java ? tem que baixar o kit de desenvolvimento, JDK. Isso é um compilador certo ? ( não terminou de baixar ainda :P )

Alguém tem como me indicar alguma site bom em java, apostila, ou me explicar os conceitos básicos ?? Lógica de programação tenho pois programo em c++ a um bom tempo já...

Muito obrigado. ! Valeu Galera. !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, o artigo não está muito bem escrito... Mas enfim para um começo o que você realmente teria que aprender é que JDK é um pacote com várias ferramentas para desenvolvimento, seria como um mingw32, o compilador é o javac.

Depois de instalar você provavelmente vai precisar incluir o caminho dos binários do java na variável PATH do sistema.

Para compilar por linha de comando é só invocar: javac <codigo_fonte>, sendo que o código fonte termina com .java, depois de compilado você tem um bytecode terminado em .class, para executar o seu programa você só precisa invocar: java <byte_code>.

Quanto a tutoriais existem vários, você pode ver o fórum do GUJ ou googlear apostilas por aí, existe as apostilas da caelum que são distribuídas de graça http://www.caelum.com.br/apostilas/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uhm acho que confundi um pouco você, o arquivo gerado ao fim da compilação é um programa, só que ele é um programa escrito para rodar em uma máquina virtual a JVM ( java virtual machine ), por isso é que você precisa do java runtime instalado para rodar qualquer coisa escrita em java.

Existem diversas IDE's em java que trabalham como code blocks ou devc++, lembrando que code blocks e devc++ são IDE's, não tem nenhum compilador neles você tem que baixar o compilador a parte e aí configurar a IDE para acha-lo (não sempre porque muitas vezes você consegue baixar a IDE já com um compilador, mas ainda sim são dois programas diferentes).

Exemplos de IDE's para java são o Eclipse e o Netbeans, são as mais famosas e cada um tem sua preferência, ambas são gratuitas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK. !

Só tenho algumas dúvidas. ( muito iniciante em java ! )

import java.io.*;class Pessoa implements Serializable	{		String nome;		Data d;				public Pessoa (String nome, int dia, int mes, int ano)		{			this.nome = nome;			d = new Data (dia, mes, ano);		}		public String getNome ()		{			return nome;		}		public String getData ()		{			return d.getData ();		}	} // da class Pessoa

Peguei esse código emprestado de um amigo meu.

Queria tirar umas dúvidas, se possível é claro.

esse import java.io.*;

seria a mesma coisa que o #include <biblioteca> de c++ e de c ??

Se sim, onde posso encontrar essas bibliotecas.

Bom. também estava lendo a respeito de classes.

Essas classes em java são as funções de c++ ??

Fiquei um pouco confuso nesse quesito.

Li que só podemos colocar uma classe como pulblic. Verdade ? quais as diferenças entre public, e private. se existir private é claro.

Desculpem minhas dúvidas idiotas, mas acredito que faz parte para o aprendizado aprender o básico..

Obrigado !! mesmo !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, o import é usado para importar packages ou classes separadamente, é quase igual ao include, mas um package é uma coleção de classes, nesse caso o java.io.* importa todas as classes que estiverem em java.io

Boa parte dos packages que são usados em java são da API padrão do java, ou seja já vem incluidos com o JDK, você pode encontrar a documentação da API aqui (é para o JDK 7) http://download.oracle.com/javase/7/docs/api/, mas como é uma documentação completa é melhor ler só para saber em como usar uma classe específica.

Agora quando você desenvolve seu projeto em java é comum usar uma estrutura de pastas para organizar as suas classes, assim você poderia compartilhar os seus packages com outros ou usar o packages dos outros.

Quanto a class, class é definição de uma classe, assim como em C++ você pode programar orientado a objetos, java é feito para programar orientado a objetos logo class define uma classe, ou seja uma coleção de dados e de operações que você pode definir para esse grupo de dados (definição meio grosseira de POO, não levem muito a serio).

Próximo, sim por arquivo fonte só é possível declarar uma única classe como public, e o nome do arquivo deve ser o mesmo que o nome da classe e o nome de classe sempre usa CamelCase. É possível declarar outras classes dentro no mesmo fonte, mas essas classes extras serão sub classes, a única classe que poderia ter conhecimento dessas sub classes seria a classe pública declarada dentro do arquivo fonte e as demais sub classes dentro do mesmo arquivo.

Agora quanto a public, private, protected e package (sim, existem 4 tipos de visibilidade), voltando a POO uma das características desse paradigma é o fato de você poder esconder detalhes que não interessam ao utilizador da classe, para isso você tem esses modificadores de visibilidade, a ordem de visibilidade é a seguinte:

(do mais visível possível para o menos visível)

public : todas as outras classes podem ver e utilizar a classe, métodos e atributos declarados como public ( desde que elas importem as classes caso

essas não estejam no mesmo package )

protected : todos os métodos e atributos declarados como protected só podem ser vistos pelas classes que sejam derivadas da classe onde eles são definidos (ou seja somente quem tem herança dessa classe) e pelas classes que estejam no mesmo package da classe pai

package : todos os métodos e atributos declarados como protected só podem ser vistos pelas outras classes que estejam no mesmo package da classe onde eles são definidos

private : todos os métodos e atributos ( e sub classes) declaradas como private só podem ser usados pela classe que define eles, ou seja é igual ao private de c++

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você está começando eu sugiro você usar Eclipse, ele te ajuda em muitas tarefas, para instalar tenho um tutorial http://www.byiorio.com/wordpress/2011/10/07/instalando-o-eclipse/

Caso você tenha dúvidas de como editar, compilar e rodar um programa em java usando o Eclipse, me avisa que posso fazer um tutorial explicando pra você

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você está começando eu sugiro você usar Eclipse, ele te ajuda em muitas tarefas, para instalar tenho um tutorial http://www.byiorio.com/wordpress/2011/10/07/instalando-o-eclipse/

Caso você tenha dúvidas de como editar, compilar e rodar um programa em java usando o Eclipse, me avisa que posso fazer um tutorial explicando pra você

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu discordo, mas respeito sua opinião ! Dificultar o aprendizado faz com que os iniciantes desistam e não conheçam as facilidades, além de você gastar seu tempo com coisas mais interessantes do que perceber a falta de um ; no código 3 dias depois.

Java não precisa sofrer pra aprender, o Eclipse mostra onde está errando, com o tempo você não erra mais as mesmas coisas e se for fazer no notepad, vai conseguir numa boa . Você se preocupa com coisas mais importantes e seu aprendizado inicial é muito maior de alguém que esta vendo onde falta um ; no código !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Caro Lucaswb, tudo joia? Tambem como você, sou iniciante em Java, alias, comecei num tem nem duas semanas!

Não tive paciência de ler todo o tópico mais aqui vão umas dicas, espero que ajude:

Java, pelo menos pra mim que não tem ideia de programação em nenhuma linguagem, é muito complicado. Mas acredito que pra você não será tão difícil, pois pelo que vejo você já manja de alguma(s).

Enfim, estou fazendo o curso de Fundamentos Java, online da Softblue (http://www.softblue.com.br/site/curso/id/1/CURSO+FUNDAMENTOS+DE+JAVA+BASICO+ON+LINE+JV01) que é muito interessante. E em paralelo estou lendo a apostila da Caelum(http://www.caelum.com.br/curso/fj-11-java-orientacao-objetos/), a apostila FJ11.

Boa sorte pra nós! Manda uma MP com teu msn! abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Lucaswb, tudo joia? Tambem como você, sou iniciante em Java, alias, comecei num tem nem duas semanas!

Não tive paciência de ler todo o tópico mais aqui vão umas dicas, espero que ajude:

Java, pelo menos pra mim que não tem ideia de programação em nenhuma linguagem, é muito complicado. Mas acredito que pra você não será tão difícil, pois pelo que vejo você já manja de alguma(s).

Enfim, estou fazendo o curso de Fundamentos Java, online da Softblue (http://www.softblue.com.br/site/curso/id/1/CURSO+FUNDAMENTOS+DE+JAVA+BASICO+ON+LINE+JV01) que é muito interessante. E em paralelo estou lendo a apostila da Caelum(http://www.caelum.com.br/curso/fj-11-java-orientacao-objetos/), a apostila FJ11.

Boa sorte pra nós! Manda uma MP com teu msn! abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!