Ir ao conteúdo

Conectando um BAnco de DAdos

Diego.AS.

Posts recomendados

Postado

Ola

Gostaria de saber como se faz a conexão de um banco de dados via TCP/IP, driver ODBC e string de conexão.

Pesquisei um pouco sobre cada, mas não entendi direito como fazer

se alguem puder me ajudar, agradeço

Postado

olha.. o assunto é 1 pouco extenso.. tentando resumir..

1 conexão via TCP/IP é 1 conexão usando um protocolo (um padrão para troca de dados numa rede) com esse nome.. sinteticamente: se você acessa a internet (como este forum por exemplo) n se preocupe, você está c/ esse protocolo instalado e funcionando, ok?

driver ODBC: ODBC é 1 padrão proposto pela Microsoft para acesso a bancos de dados em ambiente windows; 1 exemplo: por esse "caminho" você consegue conectar o Access ao MySQL (precisa ter instalado 1 driver ODBC proprio do MySQL)..

string de conexão: são comandos q você vai inserir numa pagina web para acessar o banco de dados: você vai informar o caminho, senha, etc.. esse site, por exemplo, tem diversos modelos de conexões: www.connectionstrings.com

Postado

valeu

Quanto ao driver ODBC, se eu tiver um banco de dados ( feito em slq server) que tem que rodar junto com uma aplicação, se eu instalar ele meu banco ira funcionar normalmente sem precisar ser instalado o sql server no computador?

Onde consigo um driver ODBC de SQL Server 2008 R2 (express)?

Postado

não, não... 1 driver para banco de dados é como 1 driver de impressora.. só 1 "ponte", 1 conversor de formato.. não adianta ter isso sem a fonte dos dados (assim como n adianta mt instalar o driver d 1 impressora sem a impressora)..

mas veja bem: se você instalou o sql server, normalmente é instalado automaticamente 1 driver ODBC próprio dele (pelo menos no windows xp), mas OBDC é 1 tecnologia já 1 pouco antiga; o recomendável é só utiliza-la se n houver outra opção; por exemplo paginas asp.net (aspx) tem outras formas de se conectar ao sql server mas p/ conectar ao mysql eu uso ODBC mesmo e funciona beleza, ok?

• 2 semanas depois...
Postado

Ok

Quanto a conexões ao SQL, quais são as mais comuns?

alem de servidores fisicos, existe alguma forma de eu fazer um servido em "cloud"? porque eu não quero ter que montar um servidor fisicos (mesmo até, porque depentendo não teria muitas condições) ou existem outras formas parecidas?

valeu

Postado
Quanto a conexões ao SQL, quais são as mais comuns?
o framework .net tem 1 provedor (1 "driver") próprio p/ o SQL Server

(.NET Framework Data Provider for SQL Server(SqlConnection))

e o OLE DB:

.NET Framework Data Provider for OLE DB(OleDbConnection)

mas p/ PHP eu uso ODBC sem problemas..

veja exemplos no link q t passei antes:

http://www.connectionstrings.com/

alem de servidores fisicos, existe alguma forma de eu fazer um servido em "cloud"?

"cloud" (nuvem) É fisico; o q muda é o escalonamento da hospedagem, mas sempre será pago.

se quiser saber + detalhes veja por exemplo os serviços oferecidos pela Microsoft:

www.microsoft.com/pt-br/cloud/

mas isso é p/ empresas..

eu não quero ter que montar um servidor fisico
p/ isso existem as hospedagens..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!