Ir ao conteúdo

Dúvidas com o OpenDNS - Lista branca

.DOM

Posts recomendados

Postado

Prezados,

boa tarde!

Estou precisando melhorar a conexão da rede de onde trabalho e aproveitar para criar uma lista branca. Pretendo bloquear tudo para os usuários e liberar somente o que for necessário para realização dos trabalhos. Acontece que esse bloqueio não pode atingir a diretoria, pois o site do Hotmail por exemplo é utilizado por alguns, mas deve ser bloqueado para outros.

Acontece que mesmo depois de pesquisar restaram algumas dúvidas. São elas;

Consigo utilizar o OpenDNS para o bloqueio de determinadas máquinas e outras só para otimizar a conexão? Como?

Eu preciso realizar o cadastro e fazer as configurações que desejo certo?

Feito isso eu coloco o DNS do OpenDNS nas máquinas que devem utiliza-lo?

Pois se eu colocar no Roteador ou Servidor, vai bloquear para todos correto?

Caso seja nas máquinas como bloquear os usuários de alterarem as configurações de Rede? Consigo fazer isso no AD? Como?

Última dúvida, ele faz o bloqueio dos sites então consultando se o endereço IP que esta solicitando acesso tem permissão para acessar o site solicitado e isso só é possível se tiver com o DNS deles? Não né? Só pelo IP mesmo?

Mesmo que não sirva para o que eu preciso, gostaria de ter as dúvidas esclarecidas, caso alguém possa ajudar ficarei agradecido.

* Atualização de realizações.

Me cadastrei na versão gratuita, fiz as configurações, mas não encontro "Content filtering", onde é realizado as configurações que eu preciso

seguindo este link http://pt.kioskea.net/faq/1939-opendns-um-dns-rápido-e-util#adicionar-seu-ip .

Notei que ao colocar o DNS no Servidor, agora todos os computadores estão utilizando ele, logo terei um impasse no bloqueio do Hotmail por exemplo.

Sera que posso tirar o DNS do Servidor que envia para todas as maquinas e colocar só naqueles que desejo bloquear e tirar a opção dos usuários para alterar

as propriedades de TCP/IP?

Será que eu poderia por exemplo, deixar o DNS do OpenDNS para os demais e para os computadores que não serão bloqueados o DNS do Google por exemplo?

Ou ele pegaria por padrão vamos dizer assim o do OpenDNS?

porque não consigo visualizar o "Content filtering"? Já fucei tudo, ativei todas opções, tentei visualizar o Stats mas ele pedi que aguarde mais um tempo pois não

tem informações ainda para fornecer. Alguém sabe o que devo fazer?

Vou acabar deixando o OpenDNS para melhorias de Internet e implantando o ISA para criação da lista branca.

Mas mesmo assim se alguém puder e souber esclarecer as dúvidas acima, agradeço antecipadamente.

• Membro VIP
Postado
Consigo utilizar o OpenDNS para o bloqueio de determinadas máquinas e outras só para otimizar a conexão? Como?
Que bloqueio? Otimizar sua conexão em que sentido?
Eu preciso realizar o cadastro e fazer as configurações que desejo certo?
Sim.
Feito isso eu coloco o DNS do OpenDNS nas máquinas que devem utiliza-lo?

Pois se eu colocar no Roteador ou Servidor, vai bloquear para todos correto?

Não necessariamente para as duas perguntas. O OpenDNS pode ser configurado tanto em cada estação separadamente, quanto apenas no seu roteador, isso se a sua rede estiver como o DHCP automático ativado.
Caso seja nas máquinas como bloquear os usuários de alterarem as configurações de Rede? Consigo fazer isso no AD? Como?
Via GPO (Windows Server 2003/2008).
Última dúvida, ele faz o bloqueio dos sites então consultando se o endereço IP que esta solicitando acesso tem permissão para acessar o site solicitado e isso só é possível se tiver com o DNS deles? Não né? Só pelo IP mesmo?
Essa pergunta poderia ter sido melhor formulada, mas seu eu entendi, o bloqueio de qualquer domínio pelo OpenDNS automaticamente se traduz para a sua rede LAN, sem ressalvas.
Notei que ao colocar o DNS no Servidor, agora todos os computadores estão utilizando ele, logo terei um impasse no bloqueio do Hotmail por exemplo.

Sera que posso tirar o DNS do Servidor que envia para todas as maquinas e colocar só naqueles que desejo bloquear e tirar a opção dos usuários para alterar

as propriedades de TCP/IP?

Você pode sim fazer isto, mas é o melhor caminho?
Será que eu poderia por exemplo, deixar o DNS do OpenDNS para os demais e para os computadores que não serão bloqueados o DNS do Google por exemplo?

Ou ele pegaria por padrão vamos dizer assim o do OpenDNS?

Configurando cliente por cliente você designa o servidor DNS alternativo que você quiser, mas volta a pergunta: é o melhor caminho?
porque não consigo visualizar o "Content filtering"? Já fucei tudo, ativei todas opções, tentei visualizar o Stats mas ele pedi que aguarde mais um tempo pois não

tem informações ainda para fornecer. Alguém sabe o que devo fazer

Provavelmente no tempo que você enviou este seu tópico ao fórum, você tinha um cadastro recente. Mas por estes tempos, já é possível que você tenha normalizado esta situação.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...