Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema de gravador de eprom 24c0xx pela porta USB


Posts recomendados

Olá pessoal, é o seguinte: eu estou com um grador de eeprom 24c o1, 02, 04, 08, 16 que inclusive tem funcionado muito bom. é um gravador que utiliza um programa por nome de pony. só que faz o uso da entrada DB9 do meu PC e, eu comprei um notebook e o que acontesce é que o notebook não tem esse tipo de entrada DB9! eu gostaria de saber se algum dos comlegas ai teria um ESQUEMA de gravador de CI 24C 0xx Acima citado, que utilize USB? ou existe plugs adaptadores? desde já eu agradeço!!! boa tarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz um por esse motivo,mas não acabei.

Só grava 24C01 até 24C512.

O programa que fiz,tambem não terminei,ele abre E2P,Hex e Bin,mas só salva em .Hex.

Eu ia estender a quantidade de memória a gravar para vender,mas não sei se vou continuar.

Usa um 18F2550 ou 18F13K50.

<a  href=%7Boption%7Dhttp://img52.imageshack.us/img52/7339/gravador.jpg' alt='gravador.jpg'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu HenriqueHack, gostei do link aonde vende o adaptador! se bem que eu estou mesmo querendo um esquema de um gravador! só se eu não conseguir aqui com os colegas, ai vou comprar um adptador. até porque o adaptador é muito barato!

Mas de qualquer forma HenriqueHack, muito obrigado pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso fazer o seguinte.

Vou passar o programa (hex) crú que só grava 24C02 até 24C512 , um layout onde voce só vai montar a parte de um soquete para a Epromm e o PIC e o programa do jeito que deixei.

Ta tudo ok,mas não terminado.Para voce que quer gravar 24C02 até 24C16 ta bom,ja que é de 'graça'...

voce tem conhecimento de eletronica?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Acreditem ou não,não lembrava deste post!

Provavelmente o 'geragrana' ja dve ter desistido.

De qualquer forma tem muito técnico que precisa utilizar Eeprom 24C01 até as 24C512 em reparo de vários circuitos e hoje em dia quase todo mundo tem um Notebook e uma USB.

Ja estou terminando uma placa 'genérica' para subistiuir o antigo PonyProg,pelo menos nas 24CXX.

O bom é que estou disponibilizando uma versão Free,pois o equivalente completo é 'gringo' e custa $40.95 dolares...

Posto em no máximo 2 dias.

Eeprom.jpg

PS:

Aqui está o link com os arquivos.

Existem arquivos txt que devem ser lidos.

É FREE,logo não é completo.

-> 24Cxx USB -<

O programa é tambem um editor hex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
É isso que o circuito e programa do link faz.

Desde o último post,o programa foi bastante atualizado.

Olá amigo, eu acho que não expliquei bem, eu queria o LAYOUT do circuito sem a parte do PIC só com a parte da EEPROM.

Obs: Eu não sei se este LAYOUT foi você quem desenhou no EAGLE. Aguardo novo retorno. Obrigado por este. ABÇ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não entendí.

O Layout foi eu quem fiz,não entendo o que voce quer dizer com 'parte do pic'.

A placa tem o PIC e um Sockete para Eeprom 24CXX.

O PIC é o gerenciador do programa que grava a 24CXX,pois usa a USB(através do PIC).

Ah tá, desculpa amigo :muro:. É q esta versão USB eu não conheço muito bem. Agora entendi.

Só + uma pergunta, vou tentar não te confundir. Naquela parte do LAYOUT, como faço pra identicar os terminais da entrada USB. Por exemplo: Onde vai ligado, DATA, CLOCK, 5V... ou o conector USB já vem no jeito pra montar na placa? hehehehe Eu sempre montei gravador com SERIAL por isso estou meio perdido no USB.

Desculpe + uma vez pela confusão. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa esta pronta para ser montada diretamente,o conector ja está na posição,voce não precisa de nada,apenas corroer e furar.

Astrilhas estão finas,mas deixei o Egle escolher.

Eu fiz o teste imprimindo o layout num papel Glossy,com impressora laser,e usei o sistema de 'ferro' de passar roupa.

Ficou muito bom.

O outro esquema é de um gravador de PIC pela porta paralela usando o programa WinPIc800.

Use ele caso não saiba como gravar num 18F2550.

Link -> ART2003

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde...VTRX. Obrigado pelo esclarecimento. Só que agora surgiu outra dúvida. :wacko:

Quando eu montar (espero que dentro de 1 mês), eu tenho que gravar o PIC também?? Se sim, como faço isso, vou ter que utilizar a porta paralela ou conseguirei gravar através do USB?? Tem alguns "dados" em especial para gravá-lo?

Meu PC não tem porta paralela, estou querendo economizar o máximo possível, e eu não gostaria de montar um gravador de PIC, já que não vou querer gravar PIC's no futuro, só eeprom's mesmo.

Obs: Estou tentando montar este gravador para uma amiga que trabalha com eletrônica e ela só tem NOTE.

Obs 2: Estudei um pouco de MPLab no ano passado.....a questão da programação eu entendo um pouco ( o sufuciente eu acho....... vai depender das respostas das questões acima ok?)

Aguardo retorno.......valeu mesmo até aqui. Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu montar (espero que dentro de 1 mês), eu tenho que gravar o PIC também?? Se sim, como faço isso, vou ter que utilizar a porta paralela ou conseguirei gravar através do USB?? Tem alguns "dados" em especial para gravá-lo?

Vai ter que gravar o PIC.

Se voce conseguir um PC com porta paralela o esquema do gravar é barato.

Creio que não terá dificuldade de alguem gravar para voce aí na sua região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo....voltei!! Depois de analisar os prós e contras, decidi montar o gravador de eeprom comum mesmo com o conector DB9, que é mais barato e fácil montagem.

Obs: Vou utilizar um conversor "DB9 to USB".....não sei se vai funcionar, mas vou arriscar (provavelmente funcione, nunca utilizei este conversor)

Vi alguns modelos e o preço é muito acessível.

Resumindo: na ponta do lápis, vou economizar muito mais, além do tempo de montagem, na qual já tenho experiência. "tempo X custo"

Obrigado pela sua ajuda, foi de muita valia. Fica na PAZ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
Vai ter que gravar o PIC.

Se voce conseguir um PC com porta paralela o esquema do gravar é barato.

Creio que não terá dificuldade de alguem gravar para voce aí na sua região.

pergunta por acaso voce teria os dados para gravar o pic do gravador de eepron usb para fornecer pois preciso deles para terminar de montar meu gravador de eepron usb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se voce esta se referindo ao Firmware,o link é este:

-> Firmware gravador 24Cx USB<-

Eu vou atualizar o gravador e colocar o firmware denvovo.

pergunta: estou perguntando se vou precisar gravar (programar)o pic que que faz a comunicação usb, usado neste circuito que voce me forneceu do gravador de eeprom (usb), se a resposta for sim , se voce tem o arquivo de dados para grava-lo antes de o colocar no circuito do gravador de eeprom usb;

esse arquivo e nescesário para gravar o pic, geralmente e um arquivo binario .bin , pic que vai ser utilisado na montagem do circuito fornecido!!!!!! sem gravar ( introduzir esses arquivos no pic o circuito nao funciona. por fim quero saber se o pic ja é pronto para funcionamento imediato se esta "virgem" (desprogramado) ou ja vem programado de fabrica!!!!!!!!!!!!!!! :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce tem que programá-lo e o arquivo é em formato .hex(o que está no link).

O circuito mais simples que existe para gravar o PIC (que vem virgem da loja) está em anexo junto com os arquivos do gravador.

voce vai precisa da porta paralela e montar o circuito que vai gravar o PIC para utilizar no gravador.

voce tem que baixar o programa WinPic800,que é o programa que vai carregar o arquivo .hex e gravá-lo no pIC pela porta paralela.

gravador1.jpg

O gravador:

grav.jpg

PS:Atualizei o link com o programa gravador ,WinPic800, o firmware e mais algumas informações:

-> Gravador 24CXX USB <-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce tem que programá-lo e o arquivo é em formato .hex(o que está no link).

O circuito mais simples que existe para gravar o PIC (que vem virgem da loja) está em anexo junto com os arquivos do gravador.

voce vai precisa da porta paralela e montar o circuito que vai gravar o PIC para utilizar no gravador.

voce tem que baixar o programa WinPic800,que é o programa que vai carregar o arquivo .hex e gravá-lo no pIC pela porta paralela.

gravador1.jpg

O gravador:

grav.jpg

ate aqui eu entendi . quero saber se voce tem esse arquivo hexadecimal para me fornecer para que seja introduzido no pic do gravador de eepron usb através winpic800 que voce me pediu para baixar!!!!!!!!:confused:

voce tem que programá-lo e o arquivo é em formato .hex(o que está no link).

O circuito mais simples que existe para gravar o PIC (que vem virgem da loja) está em anexo junto com os arquivos do gravador.

voce vai precisa da porta paralela e montar o circuito que vai gravar o PIC para utilizar no gravador.

voce tem que baixar o programa WinPic800,que é o programa que vai carregar o arquivo .hex e gravá-lo no pIC pela porta paralela.

gravador1.jpg

O gravador:

grav.jpg

ate aqui eu entendi . quero saber se voce tem esse arquivo hexadecimal para me fornecer para que seja carregado no pic do gravador de eepron usb através winpic800 que voce me pediu para baixar!!!!!!!!:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está aqui,inclusive com o winpic800 :

-> Gravador 24CXX USB <-

Depois de montar o gravador ,que vai gravar o aqruivo no PIC,escolha nas opções do WinPic800 o hardware (ART2003):

hard.jpg

Depois disso é só gravar o arquivo .hex (ioousb.hex) no PIC e pronto,o gravador USB ja está pronto para uso.

muito obrigado pela ajuda quelquer , tenho diversos dados .2ep para programar eeprons LG de tvs que usa cinescópio e de alguns outros modelos também.:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia era essa.

Eu tenho muitos arquivos Eeprom de vários equipamentos e em 2007 usava o PonyProg pela porta RS232,mas esta porta ficou obsoleta e os conversores não me agradavam alem de não funcionarem direito com o PonyProg,além do mais,o POnyProg é lento e não tem um bom programa para editar os bytes diretamente.

Como conheço muitos técnicos que estavam usando Notebook para fazer reparos,projetei esse gravador e o programa que pode abrir diretamente dados hex,bin e salvá-los tambem numa Eeprom.

Se voce fizer uma adaptação e soldar conectores nos pinos do sockete da Eeprom,voce pode copiar dados da Eeprom diretamente na placa (tv LCS,PLASMA) ou usar um adaptador SMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Bom dia.

Sei que o tópico já tem bastante tempo de publicado, tenho interesse de montar um programador de eeprom, por sinal montei um que é aplicado na porta serial com o plug DB9 mas não deu certo, pois apresenta uma mensagem que não me lembro bem no momento, mas emfim, a minha duvida é a seguinte: Uma vez montado o cicuito sugerido por você é só plugar no PC ou tem que instalar algum programa?

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!