Ir ao conteúdo

Union ??????

cralx2k

Posts recomendados

Postado

Estou estudando union e fiquei com uma duvida.....se tenho 3 membros de uma uniao de valores:

Var.A=10

Var.B=15

var.C=16

send A uma variavel char, B uma variavel int e C uma variavel float.

1- O compilador vai reservar 4 bytes de memoria porque vai olhar para a variavel float....estou certo?

2- Sendo que todos as 3 variaveis ira ocupar o mesmo endereco de memoria, qaundo executar o codigo, o valor final da memoria sera 16.....estou certo?

3- qual a utilidade pratica para o uso da union?

Valeu galera

• Membro VIP
Postado

Opa, tudo beleza?

1- O compilador vai reservar 4 bytes de memoria porque vai olhar para a variavel float....estou certo?

Sim. O tamanho da union é o tamanho do maior tipo dentro dela. O tamanho de cada tipo depende da arquitetura. Você pode saber o tamanho de tipos com o operador sizeof(), como fiz com o código abaixo. O operador sizeof() retorna o tamanho, em bytes, de um tipo.

#include <stdio.h>

union _U
{
char a;
int b;
float c;
} U;

void main(void)
{
printf("sizeof(char):\t%d\n", sizeof(char));
printf("sizeof(int):\t%d\n", sizeof(int));
printf("sizeof(float):\t%d\n", sizeof(float));
printf("sizeof(U):\t%d\n", sizeof(U));
}

2- Sendo que todos as 3 variaveis ira ocupar o mesmo endereco de memoria, qaundo executar o codigo, o valor final da memoria sera 16.....estou certo?

Não. Conforme explicado no item anterior, a union terá o tamanho do maior tipo. Se o float tem 4 bytes e ele é o maior tipo dentro dela, então o tamanho total da union é 4 bytes.

3- qual a utilidade pratica para o uso da union?

A graça toda está em justamente poder armazenar valores de diferentes tipos numa mesma variável (economia). Lembrando que os campos de uma union só podem ser utilizados um por vez. Ex.:

#include <stdio.h>

typedef union _U
{
char a;
int b;
float c;
} U;

void main(void)
{
U u;

u.a = 'A';
printf("%c\n", u.a);

u.b = 989898;
printf("%d\n", u.;

u.c = 3.4;