Ir ao conteúdo

Cooler para X4 965 Black Edition

Solrack

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, como sou leigo no assunto gostaria que vocês me ajudassem a saber qual seria um cooler bom para meu processador pois como não entendo nada fica meio complicado, pelo o que pesquisei somente esses 2 por enquanto achei interessante por causa do preço, gostaria da opinião de vocês, obrigado.

http://www.londritech.com.br/ecommerce_site/produto_99874_1623_Cooler-Cpu-cooler-Master-Hyper-N520-RR-920-N520-GP

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:23:129&tag=

1- A configuração do seu PC esta em sua assinatura, mas não do seu gabinete, qual é?

Processador : Phenom X4 3.4 ghz /Memória : 6 GB DDr3 /Placa Mãe : Asus M4N68T-M LE socket am3 /Placa de Video : GTX 570 Zogis Fonte : Cosair 750 TX

Gabinete não sei o nome pois comprei faz tempo segue abaixo uma foto dele....depois vou postar outra pelo lado de fora, porém só tem duas saidas na parte traseira e do lado, e só tenho uma fan e foi a que veio junto com pc que ligo direto na fonte...

Essa foto com a placa de vídeo, dentro desse gabinete que tenho até hoje, tive que mudar o HD de lugar se não a placa não ia caber.

imagem036r.jpg

Essa foto é mais antiga no lugar dessa fonte "genêrica" agora está a Cosair 750 TX, a placa mãe, fan ( jogando ar pra fora) e o processador + cooler continua o mesmo...

placameevideo.jpg

2- Quantas ventoinhas você tem em seu pc e quais são as suas medidas? A organização do gabinete esta boa?

somente 1 ventoinha, e faz muito tempo que tenho ela e é ligada direto na fonte, e como você pode ver ela fica na parte de traz jogando o ar pra fora.

3- Pretende fazer overclock?

Não, nem sei como faz e nem quero fazer.

4- Temperatura FULL e IDLE

Segue abaixo jogando BF3 como fica a temperatura. ( FULL )

A placa de vídeo junto com o processador alterna para 83º e o processador as vezes vai para 68º~69º [ Cooler Box da AMD ] além de não refrigera ainda faz muito barulho os HD Samsung 42º e HD maxtor 39º

mximo.jpg

em IDLE o processador fica em 40º~43º e a placa de vídeo 45º~48º ( IDLE )

idleo.jpg

o CPU fica em cima da mesa uns 8 dedos longe da parede.

Obs: Pretendo comprar outro Gabinete o mais rápido possível o que eu vi e me interessei é o HaF 912 Plus da Cooler Master, e também comprar algumas ventoinhas

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/site/listagem.cgi

Desde já agradeço quem puder ajudar, e quem também me aconselhar a comprar o cooler certo ( gostaria que não fizesse tanto barulho igual o cooler box da amd que veio junto com o phenom x4 965 ), o tipo de fan e um gabinete bom custo x benefício vou ficar grato, toda ajuda é bem vinda.

Postado

De fato, dúvida muito semelhante tem aqui no fórum, então se você pesquisasse, iria resolver ela. Mas vou quebrar o seu galho aqui...

Responda 3 coisas para você ter a sua dúvida sanada completamente:

1- A configuração do seu PC esta em sua assinatura, mas não do seu gabinete, qual é?

2- Quantas ventoinhas você tem em seu pc e quais são as suas medidas? A organização do gabinete esta boa?

3- Pretende fazer overclock?

É essencial que responda isso, e preferencialmente poste as temperaturas do seu pc em idle e full, isso serve para a gente ter uma ideia de como seu processador esta se comportando com a refrigeração geral do gabinete e o cooler stock.

Postado
Não sei se há uma dúvida com exatamente esses 2 Cooler's, mas existem dúvidas parecidas.

Entre esses 2 modelos apresentados, eu iria de Hyper TX3, por possuir controle de rotação PWM e pelo fato de algumas pessoas não terem gostado do Hyper N520.

Se me permite opinar, tem também o Cooler Master Hyper 212 Plus, que se mostrou um pouco melhor que o Hyper TX3, e também o Cooler Master Hyper N620, que custa um pouco mais caro, mas também é muito bom.

Caso não vá fazer Overclock, o Hyper TX3 ou o Hyper 212 darão conta. Arrisco dizer que eles darão conta inclusive de um Overclock leve.

Em caso de dúvidas, veja este TESTE com vários Cooler's.

:cool:

Postado

O meu processador, um Phenom II X4 965 BE, não suportava a temperatura alta e desligava enquanto eu estava jogando BF3. Esse Cooler Box não é o suficiente para esse tipo de uso.

Eu não posso opinar muito sobre esses Coolers que você pretende comprar, mas eu comprei um Cooler Master V6 GT e estou contente com ele.

Como te falei, o Hyper TX3 é bom, mas eu fiquei com um certo receio de comprá-lo e acabar ficando "quase igual" o Cooler Box. Minha segunda opção de compra foi o Hyper 212 Plus. Como você dispõe de R$ 120,00 então compre um cooler melhor que o TX3.

Meu conselho é que você deve comprar o Cooler mais eficiente nesse valor que você pretende gastar. Não compre um Cooler que vá reduzir apenas 3ºC do processador, pois isso não é o suficiente. Em dias quentes, vai acabar chegando na mesma temperatura que está agora. Se você pretende manter a função PWM do Cooler, não esqueça de comprar um que use uma ventoinha de 4 pinos.

Postado
O meu processador, um Phenom II X4 965 BE, não suportava a temperatura alta e desligava enquanto eu estava jogando BF3. Esse Cooler Box não é o suficiente para esse tipo de uso.

Eu não posso opinar muito sobre esses Coolers que você pretende comprar, mas eu comprei um Cooler Master V6 GT e estou contente com ele.

Como te falei, o Hyper TX3 é bom, mas eu fiquei com um certo receio de comprá-lo e acabar ficando "quase igual" o Cooler Box. Minha segunda opção de compra foi o Hyper 212 Plus. Como você dispõe de R$ 120,00 então compre um cooler melhor que o TX3.

Meu conselho é que você deve comprar o Cooler mais eficiente nesse valor que você pretende gastar. Não compre um Cooler que vá reduzir apenas 3ºC do processador, pois isso não é o suficiente. Em dias quentes, vai acabar chegando na mesma temperatura que está agora. Se você pretende manter a função PWM do Cooler, não esqueça de comprar um que use uma ventoinha de 4 pinos.

Postado

Olá amigo. Não disse que você terá problemas futuramente com o Hyper TX3, afinal, não o conheço. Só disse para tomar o cuidado de não comprar um cooler que vá te trazer poucos benefícios em relação ao Cooler Box. Já que você pode gastar até R$ 120, compre logo um Cooler melhor. O Hyper 212 Custa R$ 70,00 e se mostrou um pouco melhor que o TX3. O Hyper TX3 realmente é um ótimo Custo x Benefício, pois ele está custando R$ 39,00 e já é melhor que o Cooler Box. Por essa razão, ele é muito indicado aqui no fórum e em outros fóruns também. Como informei alguns posts atrás, quem o tem, não reclama.

Em relação à ventoinha de 4 pinos, sua placa mãe controla a rotação dela de acordo com a temperatura do processador, sendo que quanto mais frio, mais lenta ela fica. Aumentando a temperatura, aumenta também a rotação dela, assim como ocorre com o Cooler Box, tudo de forma automática. Coolers que não usam ventoinha de 4 pinos, ou ficam constantemente com a ventoinha em máxima rotação ou você tem que ajustar manualmente a rotação da ventoinha atravás de um potenciômetro. Eu particularmente prefiro Cooler que usa ventoinha de 4 pinos, pois quando não se está usando o processador, não há ruído algum e quando usa, você não se preocupa em ajustar nada.

40.000 Horas são 1667 dias ou 4 ANOS e MEIO com seu PC ligado direto!! Achou isso pouco? :huh: E não quer dizer que vá durar isso. Pode durar mais ou pode durar menos. É só uma estimativa.

Abaixo, segue uma imagem com as temperaturas do meu PC. Coloquei na imagem umas setas, caso não seja familiarizado com o programa por mim utilizado. Onde tem MINi é a temperatura em Idle, e MAX é a temperatura em Full.

Para chegar a essa temperatura em Full, abri o jogo Batlefield 3 e joguei por aproximadamente 30 minutos.

Caso opte pelo TX3 ou qualquer outro cooler, pesquise aqui no fórum e veja se há alguém que utiliza o mesmo processador com o mesmo cooler que você pretende comprar. Assim, poderá ter uma boa prévia de como ficará o seu.

EDIT: Espere a opinião de outras pessoas que entendam mais que eu.

post-797935-13884961319061_thumb.jpg

post-797935-13884961319061_thumb.jpg

Postado

Muito bem Solrack, postou as informações de que necessitavamos para ajudar. :)

O Leandro Dl já disse muito, e algumas coisas levemente mais complicadas, mas não precisa se assustar não viu, rsrs, são somente informações que complementam outras, mas se você adquirir os produtos recomendados e instalá-los normalmente, vai ter seu produto solucionado. ;)

Vamos lá...

Seu gabinete realmente é muuuuito ruim! Ele não tem entrada para ventoinha na parte frontal também não é!? Bem.. não deu para saber perfeitamente também se as ventoinhas que estavam instaladas nele eram de 80mm ou 120mm. Você primeiramente tem de comprar ventoinhas novas e mais potentes, e instalá-las da forma correta, ou seja, as traseiras jogando ar para fora, e as da frente e lateral ar para dentro. E futuramente caso compre o Haf 912 (Excelente gabinete), as ventoinha superiores são de exaustão também.

Sobre as horas do cooler, não é algo que precisa se preocupar nem um pouco. As horas se referem apenas a ventoinha, e não ao dissipador (os dois juntos são chamados de cooler), e a duração é grande demais para se preocupar, e mesmo se algum dia, perto das horas marcadas, as ventoinhas pararem de funcionar, tem métodos caseiros aqui mesmo no CDH que fazem elas reviverem, colocando óleo nelas e tal.

Por fim, suas temperaturas estão meio altas mesmo. E não sei se os cooler melhores vão caber no seu gabinete, que deve ter medidas curtas, então você deveria arriscar no TX3, ou no máximo no 212 Plus. Os maiores você pode ter certeza que não vão caber no seu gabinete, daí se adquirir um vai ser obrigado a trocar o gabinete logo de cara para poder usá-los!

Faça o seguinte, limpe esse seu gabinete atual, os cabos parecem estar organizados, então tá sossegado.

Compre o Hyper 212 Plus, ele é um pouco melhor que o TX3 e não medidas tão superiores, você instala ele direitinho, troca a pasta térmica dele e tal. Talvez caiba no seu gabinete.

Ele é melhor que o TX3 por suportar TDP maior, isso é a questão da energia que o processador gasta e ao mesmo tempo o calor que ele gera, o seu gera muito calor, é um dos se não o processador mais quente do mercado, é quase obrigatóri. instalar um cooler torre com heatpipe de cobre. O Seu processador tem TDP de 125W, o TX3 suporta até 130W, o Hyper 212 vai até uns 150W.

É bom saber que você não vai mexer com o overclock, mas mesmo assim, recomendo fortemente o Hyper 212 Plus ou o Corsair A70, eles já dão uma margem de folga para um pequeno over no futuro caso você queira, e caso não, eles vão segurar muito bem seu processador por horas de jogo, mais do que o Hyper TX3.

O seu pc deve ter custado caro, é praticamente um absurdo você não ter um gabinete que corresponda a isso, é como se colocasse um motor de ferrari em uma lataria de um fusca. Ele é apertado e não gera boa ventilação. :P

Boa sorte aí, qualquer dúvida, pergunte.

Postado

Boa noite acfaria

Nossa obrigado mesmo por essas informações, infelizmente não tenho conhecimento de quase nada para parte do hardware, tudo que tenho foi as pessoas me ajudando a comprar, e vou comprar o gabinete HAF 912 plus mesmo depois o cooler e se caso não vier vou comprar ventoinhas, e você está certo não tem entrada na frente, e depois que comprei a fonte cosair 750w ficou muitos fios lá dentro.

Obrigado por ajudar você e o Leandro valeu mesmo....

deixou bem claro algumas coisas que eu tinha dúvida.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...