Ir ao conteúdo

Placa mãe não reconhece 8GB de ram, o que faço?

Blacklynx

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou com 8GB de ram aqui divididos em dois kits: 2x2GB DDR2 800 OCZ XTC Platinum OCZ2P8002G e 2x2GB DDR2 800 Corsair XMS2 CM2X2048-6400C5. Quando eu uso apenas um dos kits, funciona tudo normal, DC ativado e funcionando. O problema é quando eu instalo os 4 pentes, pois não passa da tela com o slogan da gigabyte, onde aparece os opções: delete, f9, f12, tab, end. Eu não imaginava que fosse ter esse problema, pois já tinha usado um kit de 2x1GB da kingston 667 junto do kit da ocz, a mobo reconhceu os 6gb normalmente com DC ativado, a única coisa de diferente é que os 4 pentes funcionaram no clock da kingston. Uso o windows 7 ultimate 64 bits, então, o que pode ser isso? Galera agradeço quem poder me ajudar agora, vocês nem imaginam a aflição que fiquei quando a mobo não aceitou os 8gb. A mobo é a da assinatura - GA-EP45-UD3L 1.1.

Postado

ademberd, até que consegui ativar os 8gb, mas com frequência abaixo dos 800mhz, consegui com 667mhz. Até o momento, a melhor configuração que consegui estabilidade na bios foi: alterar o spd para manual, deixei o mesmo em 2.00d, configurei manualmente as memos para 5-5-5-15. Pelo menos até agora tá indo tudo bem. Amanhã, vou alterar o spd para 2.40d, nisso as memos vão automaticamente para 889mhz.

Postado

Bem, eu fiz como disse no post anterior, mudei o spd para 2.40d. Não sobe o sistema nem com reza braba. Um detalhe que me chamou a atenção, foi que deixei apenas um kit para poder subir o sistema, entrei na bios, fui configurar novamente, eis que aparece uma msg em vermelho, alertando que a falha no boot foi por causa de over excessivo ou alta tensão. Setando 2.40, as memos ficam com 889mhz, não é nem um over agressivo. Acho que o problema do boot não subir ,e a tensão, talvez como ela não está reconhecendo as memos, está liberando muita tensão ou a tensão está baixa demais. O que você acha que devo fazer agora? Seto a tensão em 1.9v?

Postado

Como o seu problema é mais relacionado com memória, sugiro que poste este seu tópico em memórias, pois lá é bem mais fácil os users te ajudarem e evitando assim o bloqueio do tópico.

Postado

Pessoal, acho que consegui resolver o problema. Segui as dicas que vocês me passaram, não funcionou. Alterei o vcore das memos para 2.1v e setei o command rate para 2T, não rolou. Então já vi que o problema não era vcore. Fiz o seguinte, instalei so um kit, no caso, o da corsair. Verifiquei todas as opções que a mobo setava em auto para essas memorias, tipo cas, trw, etc. Todos os valores que ela setou, coloquei tudo manualmente. tensão deixei tudo em alto. Deixei o spd em 5-5-5-18. Instalei o outro kit, totalizando os 8gb. Liguei o pc novamente e para minha supresa, o sistema subiu, entrei na bios e estava, os 8gb sendo reconhecidos sem problemas. O único incoveniente foi que a mobo setou a velocidade em 553mhz, ai alterei o spd para 2.40b, mudou para 800mhz, que é o clock padrão delas, a tensão alterei tambem para 1.9v. Salvei e reiniciei, funcinou numa boa, agora mesmo estou digitando usando elas em 800. Agora o que eu queria mesmo era saber quais os melhores valores para setar na bios, os valores cas. trw ,etc. vocês podem me ajudar nessa parte?

Postado

Pessoal, a configuração que fiz do post anterior, não ficou do jeito esperado. O Windows acusava lentidão no sistema com frequência. Desfiz todas as configurações. Então, fiz o seguinte: comparei as latências das duas, selecionei o melhor de cada e setei manualmente, ficando assim:

#Performance Enhance - Turbo

#System Memory Multiplier - 2.66D - 889MHz(Na configuração anterior, eu tinha setado 2.40B, ai ela ficava em 800MHz. O problema é que x.xxB é relacionado ao FSB 333MHz, ai talvez foi o problema. Setando em x.xxD, o FSB do MCH é 400MHz, justamente o mesmo das memórias)

#MCH Frequency Latch - auto

#tensão - 1,920V( testei antes em 1,900, mas como elas estão em over achei mais seguro deixar um pouco acima de 1,9V)

CAS - 5, tRCD - 5, tRP - 5, tRAS - 15, tRRD - 3, tWTR - 3, tWR - 6, tRFC - 45, tRTP - 3, Command Rate(CMD) - deixei em auto.

Por medida de segurança, deixei o valor do PCI-EX setado em 100MHz, que é o valor recomendado. Pelo menos até agora, está tudo funcionando normalmente, sem travamentos, BSOD, etc. Minha única preocupação, é em relação a tensão setada. Está de bom tamanho a tensão que setei para elas, visto que essas memórias são próprias para over. Agora sim, acho que posso dizer que enfim, consegui solucionar este problema. Eu quero agradecer a todos que me ajudaram, valeu pessoal, pois sem as dicas de vocês, talvez eu estivesse até agora sem solucionar esse problema, acho que eu já teria vendido um dos kits. Muito obrigado a todos e quem precisar de ajuda, é só pedir, pois no que eu puder ajudar, irei fazer com o maior prazer. Moderadores, problema resolvido, podem fechar o tópico!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...