Ir ao conteúdo

Guia de overclock e undervolt para llano mobile (a4-3300m, a6-3400m, a8-3500m)

Visitante

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Aqui está um guia para overclock e undervolt dos processadores família Llano (Sabine) para notebooks. Traduzi-o do www.slappablog.com e estou disponibilizando aqui para vocês com algumas adaptações, já que para mim foi muito útil. Passei meu dual-core A4-3300M de 1.9 para 2.5 GHz!

Cuidado: Normalmente notebooks não são feitos para receber overclock. Um overclock vai fazê-lo perder a garantia do seu note. Por isso, use as informações abaixo com cuidado e por sua conta e risco!

Introdução

A AMD introduziu a série A de APUs no segundo semestre de 2011. Esses chips contêm CPUs dual ou quad-core com uma GPU integrada de performance que chega a superar algumas dedicadas low-end. Isso torna essas APUs uma boa opção para um gamer casual que quer performance razoável a um bom preço.

img_3245.jpg

O que não é dito pelo marketing é a capacidade de overclock dessas APUs, pois a CPU é baseada na mesma arquitetura usada nos Phenom e Athlon II.

"Ok, então como eu faço o overclock então?" Bem, vamos lá:

Informações Importantes:

Por ser uma plataforma móvel, essas APUs têm algumas diferenças em relação às suas versões de desktop:

- Esses chips podem rodar mais quentes do que suas versões desktop. Isso é devido à menor capacidade de ventilação dos notebooks.

- Não espere um overclock a nível dos de desktops. Como já disse, notebooks definitivamente não foram feitos para receber overclocks. Eu mesmo não passei dos 2.5 GHz para uso pesado.

- Não use o processador em overclock enquanto o notebook estiver só na bateria, a não ser que você tenha feito um ótimo undervolt. Você só vai gastar a bateria bem mais rápido.

- Nas APUs, a CPU e a GPU estão juntas e são refrigeradas pelo mesmo dissipador. Então é muito importante ficar de olho nas temperaturas quando você for jogar, ou qualquer coisa que faça a GPU trabalhar pesado. No caso de notebooks que tenham placa de vídeo dedicada, isso não é um problema muito sério pois você pode ativar só a dedicada para jogar e a integrada fica inativa, assim o dissipador só precisa resfriar a CPU.

Programas que você vai precisar:

K10stat- Esse é o programa que vai fazer a mágica. Com ele você vai alterar os multiplicadores, divisores e a tensão da CPU.

CPU-Z- Opcional. Com ele você pode verificar os clocks da CPU assim como outros detalhes do seu computador.

Core Temp- Para monitorar as temperaturas do chip.

Prime95 (ou equivalente)- Vai pôr sua CPU para trabalhar e verificar se o overclock está estável.

Parte 1: Fazendo o Overclock

É importante notarmos que essas APUs vêm com uma tensão padrão bem elevada. O que isso significa para nós? Significa que podemos dar um overclock e um undervolt ao mesmo tempo. Isso nos permite melhorar a performance com o overclock, enquanto mantemos a temperatura baixa com um undervolt.

Se você abrir o K10stat e clicar na aba P-State, verá vários itens. Há o FID que é o multiplicador, DID que é o divisor, e a tensão da CPU. Você também verá uma lista de P-states (B0, P0, P1, ... etc). O p-state B0 é a configuração do turbo boost. P0 é seu clock padrão quando todos os núcleos (cores) estiverem sendo usados. A APU vai pular do P0 para B0 apenas para um core de cada vez, quando este estiver sob pressão (por exemplo um aplicativo que não se beneficia dos demais cores). O resto dos p-states são utilizados dependendo da utilização do chip, sendo o P6 o clock mínimo (maxima economia).

screen1_by_villend-d5fj1a0.jpg

screen2_by_villend-d5fj1di.jpg

Portanto se você quer uma configuração onde a velocidade do processador seja sempre a mesma, você deve ajustar todos os P-states para o clock desejado. Se você não fizer isso, a APU vai continuar saltando entre os diversos p-states depedendo da utilização do processador.

Um bom ponto para começar é cerca de 2.3 GHz e 1.1 a 1.2 V. Cada chip é um chip, mas essas são boas configurações iniciais. A partir daí você pode ir aumentando o clock (Eu recomendo incrementos de multiplicador de 67MHz, para isso use um DID de 1) e ajustar a tensão usando os menus drop-down. Não se esqueça de clicar em "Apply" após cada mudança. Apenas aumente a tensão se a ventilação do notebook permitir (Uma dica é deixar a traseira dele um pouco elevada, colocando apoios nos suportes traseiros. Melhor ainda é uma base com ventoinhas). A temperatura máxima recomendada sob carga é 90C. Acima disso, o computador pode se desligar automaticamente para evitar superaquecimento. Use o CoreTemp para verificar as temperaturas:

screen3_by_villend-d5fj3qo.jpg

A seta indica a temperatura atual. Mantenha-a abaixo de 90ºC, e tudo estará OK.

Para o meu A4-3300M eu consegui 2.50 GHz @ 1.1500V estáveis para os dois cores. Origialmente o chip funcionava a apenas 1.9 GHz @ 1.1250V, com o turbo boost levando a 2.5 GHz @ 1.4125V! Então eu aumentei a tensão cerca de 2% para um ganho em clock de cerca de 31%. Ou se considerar a tensão do turbo boost, uma redução na tensão de 19%! Agora você vê porque essas APUs são tão boas? Mostre para aquele seu amigo fanboy de Intel esses resultados!

Para conseguir esse overclock eu usei o K10stat e fiz alguns ajustes. Primeiro eu coloquei o DID para 0 (o que dá incrementos de 100 MHz) e o FID (multiplicador) para 9. Isso tem que ser feito para cada P-state para evitar que a velocidade do clock fique variando (a não ser, é claro, que você queira configurar os p-state para economizar energia, ou jogar um turbo boost para 3.0 GHz!). Eu mudei a tensão para 1.1500V, e monitorei tudo no CPU-Z para confirmar as mudanças.

screen4_by_villend-d5fj4u3.jpg

Parte 2: Testando a Estabilidade

(Dados e screens do original)

Essa parte do guia é bem aberta. Como nós não estamos mudando a RAM, o clock HT, ou a velocidade NB, podemos fazer os testes de muitas maneiras diferentes.

Eu recomendo rodar o Prime95 por pelo menos 3 horas. Fique atento às temperaturas durante este período (não que vá queimar, mas você pode evitar que o desligamento automático por aquecimento faça você perder todo o progresso). Num teste Prime95, temperaturas de até 100C são aceitáveis; apenas não é uma boa ideia que seu notebook funcioe a isso digamos por 8 horas seguidas!

Se você quiser testar com jogos, lembre-se de que a APU tem a GPU junto, que vai aumentar a temperatura quando for ativa. Lembrando que se você tiver uma GPU dedicada esta vai assumir o controle e a GPU inegrada à APU ficará desativda.

Eu testei com um programa de cálculo de proteínas que para mim é um teste bom, pois é o único aplicativo que utilizo que põe meu processador para trabalhar a 100% e o faz esquentar um pouco. Abaixo um screenshot do meu notebook a 2.35 GHz e 1.1125V rodando estável após 9 horas.

folding-stable-9-hrs.png

Bem, isso é tudo pessoal! Espero que agora vocês possam utilizar todo o potencial de suas APUs Llano! Obrigado por lerem.

PS: Por favor, fique de olho nas temperaturas! É um fator muito importante, especialmente em notebooks! E configure o K10stat para iniciar junto com o Windows para que seu overclock seja aplicado automaticamente.

• 2 semanas depois...
Postado

ola,

você disse q uso seu a6 3400m e vi q sua assinatura mostra o hp 6150br q tem o a4, qual é o seu note?

to querendo comprar o hp tambem so que o com a6, como ele se sai em stock?? você gostou desse note? se der faz um review dele, to doido atras de um mais nao acho!!! :P

valeu ai

Postado

Olá amigo,

O meu note é o 6150 com o A4 dual-core. Pra uso diário o desempenho é bom, e o turbo core funciona direitinho. Mas como utilizo simulador de vôo preciso de mais desempenho de vez em quando então dei um over.

O citado no guia é um A6 3400M, eu apenas traduzi o original em inglês. Acredito que o DV6-6170, por ser quad-core, tenha um desempenho ainda melhor. Mas eu optei pelo 6150 por alguns motivos:

1-é o único da linha com HD de 7200rpm

2-também é o único com memória de vídeo GDDR5

3-é mais barato! (paguei 1790,00 parcelado)

O acabamento é 10 e dificilmente você vai achar um custo-benefício melhor nessa faixa de preço, ainda mais com AMD que é minha preferência.

Espero ter ajudado!

Postado

Valeu aí pela resposta mais só mais uma coisa será q você não podia fazer um pequeno review desse note?? To só esperando um para compra-lo ;)

e mais uma pergunta, com over ele chega a qual temperatura???

valeu aí parceiro

Postado

Com over para 2.5 GHz @ 1.1375V a temperatura máxima foi rodando X-Plane 10. Bateu nos 75C. Isso sem levantar a parte traseira nem com coolers adicionais! A ventoinha, acima dos 70C, começa a fazer um barulho de avião a jato mas isso é bom pois garante a temperatura apropriada (e normalmente eu uso headphones então nem ligo). Depois de encerrado o uso intenso, em questão de menos de um minuto a temperatura volta para 49C (ainda a 2.5 GHz).

• 2 semanas depois...
Postado

eu sei q esse post n é pra isso mas eu to querendo comprar esse hp q você tem mas to com mt duvida no processador dele, ele ta limitando a placa de video nos jogos ??? dps do seu overclock você manteve o bost ou deixou td em um unico clock ?? tem como aumentar o bost dele junto com o clock base pra tipo 2.0 - 3.0 ?? porque seria esse o clock q eu deixaria pra jogar e editar fotos e videos mesmo se ele aquecer umpouco mais porque eu vou usar mais para jogos e n me intereça mt a duraçao da bateria, se durar 1h na net pra mim ta bom, valeu, abraços, tenta fazer um review do note pro pessoal amostrando ele rodando jogos e tal beleza, falou

• 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado
teus75 disse:
Ei throwaway1931 comprei a pouco tempo um note igual o seu o hp dv6-6150 ,o turbo core já vem ativado de fabrica??

Sim tb não entendi isso, paa que over se o processador trabalha a 1.9Ghz e em turbo 2.5ghz, não tem como apenas deixar ele em modo turbo a 2.5 ??

• 2 semanas depois...
Postado

Oi pessoal,

Desculpem a demora pra responder. O turbo core vem sim de fábrica mas não é possível deixá-lo ativado o tempo todo e nem acho que seria uma boa ideia, já que ele vem configurado para aplicar 1.4000V durante o boost!

Foi possível overclock E undervolt, 2.5 Ghz @ 1.1375V. Nunca deu tela azul depois que deixei nessa configuração. A temperatura fica bem dentro da margem de segurança, no máximo 75 graus. E você pode configurar pra ficar travado nos 2.5 e com boost para 3.0 usando o K10STAT.

Para a galera que vai rodar games pesados, ainda recomendo atualizar o driver de vídeo e configurar no AMD Control Center para rodar os jogos no modo Alto Desempenho. Isso garante que a placa dedicada (um monstro, diga-se de passagem, ainda mais pelo preço) trabalhe.

Rodei DIRT 3 no Ultra, Skyrim no Ultra, FSX+REX e ORBX com tudo no max menos autogen, NFS SHIFT 2 no High, X-Plane no High. Mas sem anti-aliasing.

Falou!

• 2 semanas depois...
Postado

Se eu alterar somente o estado B0 do processador pelo K10Stat, então eu estou alterando somente o clock do processador no modo turbo, não é?

Se eu colocar as informações que estão no tutorial, os 4 cores em modo turbo irão para 2.3GHz ou o clock irá subir gradualmente em cada um dos núcleos até atingir os 4?

Minha ideia era usar o K10Stat para mudar apenas o clock turbo. Assim, quando o processador precisar de mais desempenho, ele vai para 2.35GHz nos 4 cores e quando não precisar, ele volta para o clock default de 1.4GHz (ou menos).

Ao fechar o K10stat, todas as configurações do processador voltam ao estado padrão, correto?

Estou na dúvida...

Postado

Bom comprei o dv6 6150 que está para chegar, estava pensando em fazer igual o amigo de cima disse, e acho que para fazer isto, o correto seria mudar o pstate 0 ou p0, que ai os 4 ou 2 cores no meu caso ficariam trabalhando no devido clock turbo, e os outros pstates serviriam para quando o processador estivesse subutilizado não seria isso? já que pela explicação o b0 apenas coloca um dos cores na quela frequência.

A alguém sabe explicar para que serve aquele up% e down% que tem ao lado direito dos pstates?

Postado

e quanto ao "overclock" que tem no catalyst no HP Pavilion dv6 6170br, indo na aba Desempenho/alimentação da CPU, aí tem la de 800mhz -> 1400mhz(ou 1,4ghz) pode botar isso no max sem haver nenhum problema? tipo, usar esse "overclock" do catalyst + esse desse tutorial do topico?

Postado

Pessoal,

To ocm um probleminha aqui.

Fiz o procedimento de overclock e tudo ok, mas não consigo fazer o K10stat iniciar automaticamente com o windows.

Ja coloquei um atalho na pasta iniciar, mas nada .

Alguem tem alguma ideia?

Grande abraço e muito obrigado

• 3 semanas depois...
Postado

então..

fiz aqui em casa no meu dv6-6170br do jeito que explicaram no topico

mas deixei FID 14 e DID 1... tensão 1.1000... tão todos rodando a 2Ghz...

temperatura por volta de 67 graus...

posso deixar assim ? essa conta de FID x DID x tensão esta OK ?

obrigado!

• 5 semanas depois...
Postado

Peço desculpas a todos pela demora em responder, mas é que estou fazendo cursinho para o vestibular e acabo esquecendo desse tópico aqui no CDH.

Se eu alterar somente o estado B0 do processador pelo K10Stat, então eu estou alterando somente o clock do processador no modo turbo, não é?

Se eu colocar as informações que estão no tutorial, os 4 cores em modo turbo irão para 2.3GHz ou o clock irá subir gradualmente em cada um dos núcleos até atingir os 4?

Minha ideia era usar o K10Stat para mudar apenas o clock turbo. Assim, quando o processador precisar de mais desempenho, ele vai para 2.35GHz nos 4 cores e quando não precisar, ele volta para o clock default de 1.4GHz (ou menos).

Ao fechar o K10stat, todas as configurações do processador voltam ao estado padrão, correto?

Estou na dúvida...

Olá David,

Para alterar apenas o clock do turbo você deve alterar o B0. Funcionará exatamente como você falou. Para voltar aos clocks originais é só voltar na configuração original pelo K10STAT ou reiniciar o PC. Apenas fechar o K10 não desativa o seu overclock.

e quanto ao "overclock" que tem no catalyst no HP Pavilion dv6 6170br, indo na aba Desempenho/alimentação da CPU, aí tem la de 800mhz -> 1400mhz(ou 1,4ghz) pode botar isso no max sem haver nenhum problema? tipo, usar esse "overclock" do catalyst + esse desse tutorial do topico?

Olá Reklaw,

Me parece que esse overclock ao qual você se refere é da GPU, no caso eu acredito não haver nenhum problema em rodar os dois overs ao mesmo tempo. Mas, se como você escreveu, fer da CPU, eu acho melhor usar o K10STAT pois permite que você tenha um controle melhor da situação.

então..

fiz aqui em casa no meu dv6-6170br do jeito que explicaram no topico

mas deixei FID 14 e DID 1... tensão 1.1000... tão todos rodando a 2Ghz...

temperatura por volta de 67 graus...

posso deixar assim ? essa conta de FID x DID x tensão esta OK ?

obrigado!

Olá Bigbrow,

Se a temperatura e a tensão mantiverem-se dentro da margem de segurança que citei, não há o menor problema ter uma combinação diferente de FID e DID's.

Falou galera!

Postado

nobres, peço que postem a imagem dos parametros colocados no overclock do k10stats, isso ajudaria muito.

pois não estou entendendo uma coisa. o note 6150br é 1.9 e trabalha no boost em 2.5 . Se você coloca ele pra trabalhar direto em 2.5 num to vendo over ai não... só ta trabalhando direto no booster. to errado???

Postado
nobres, peço que postem a imagem dos parametros colocados no overclock do k10stats, isso ajudaria muito.

pois não estou entendendo uma coisa. o note 6150br é 1.9 e trabalha no boost em 2.5 . Se você coloca ele pra trabalhar direto em 2.5 num to vendo over ai não... só ta trabalhando direto no booster. to errado???

Olá Lordluck,

Quando o processador ativa o boost ele diminui temporariamente o clock do 2º núcleo e joga o do 1º nos 2.5, sendo assim útil apenas em tarefas que não utilizem os dois núcleos; com tensão de 1.400V por padrão. Após o procedimento de overclock é possível manter ambos os núcleos estáveis a 2.5 GHz, com uma tensão bem abaixo da default do boost. Ainda sendo possível aumentar ainda mais este clock caso tenha resfriamento apropriado.

No K10STAT, vá na aba P-State e, para deixar como o meu está rodando, configure:

FID = 9

DID = 0

CPU Voltage = 1.1375 (lembrando que esta pode variar de um computador para outro)

E faça isto para todos os states (B0, P0, P1, P2, P3 etc.) para manter o clock estável.

Qualquer coisa ponho a imagem depois.

Até mais!

Postado
Citação

Olá amigo,

O meu note é o 6150 com o A4 dual-core. Pra uso diário o desempenho é bom, e o turbo core funciona direitinho. Mas como utilizo simulador de vôo preciso de mais desempenho de vez em quando então dei um over.

O citado no guia é um A6 3400M, eu apenas traduzi o original em inglês. Acredito que o DV6-6170, por ser quad-core, tenha um desempenho ainda melhor. Mas eu optei pelo 6150 por alguns motivos:

1-é o único da linha com HD de 7200rpm

2-também é o único com memória de vídeo GDDR5

3-é mais barato! (paguei 1790,00 parcelado)

O acabamento é 10 e dificilmente você vai achar um custo-benefício melhor nessa faixa de preço, ainda mais com AMD que é minha preferência.

Espero ter ajudado!

Olá amigo, só informando, eu tenho o HP 6170BR e ele tem a HD 6750M com GDDR5... inclusive com over 725/1000 e meu CPU fica 24/7 em 2,5Ghz@1,15v BOOST 3,0Ghz@1,275v. O desempenho é incrivel pra um note.... o HD realmente é ruim por ser 5400RPM, mas resolvi isso com um SSD... a tela FULLHD é muito boa tambem!:D

• 3 semanas depois...
Postado

To bastante interessado nesse note. E pretendo fazer o overclock caso compre. Você pode me falar qual foi a mudança no indice do windows, de antes pra depois do overclock? Que um i3 tem WEI de 6.4, se com esse overclock conseguir superar ou chegar perto compro ele.

Postado
To bastante interessado nesse note. E pretendo fazer o overclock caso compre. Você pode me falar qual foi a mudança no indice do windows, de antes pra depois do overclock? Que um i3 tem WEI de 6.4, se com esse overclock conseguir superar ou chegar perto compro ele.

E aí Brito,

Aumentou consideravelmente o WEI, não me lembro exatamente quanto estava antes mas o meu ficou com 6,2 de processador, a 2.5 GHz.

Caso possa interessar, o WEI de gráficos para jogos ficou em 6,5; o de HD em 5,9 e o de memória (o mais baixo) em 5,5.

Abraço

Postado

Eu usei o K10STAT no meu Turion RM-74 e mesmo depois de reiniciar, as alterações nos clocks e undervolt permaneceram. Você falou em restaurar as configurações originais não é? O Programa salva essas configurações? Se sim, como restaurá-las? Não achei nada parecido com isso lá...

Não estou tendo problemas, mas vai que eu faça um over/undervolt que não dê certo... Não conseguirei desfazer mais... :-/

Como seria o processo?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!