Ir ao conteúdo

Dados Perdidos Na Pasta "/tmp" Do Linux

Roger_2

Posts recomendados

Postado

oi gente... pesquisei mas ainda não me ajudou muito... tenho apenas o linux kurumin instalado... fiz um back-up de 3 pastas (~500Mb) na partição principal (formatada em reiserfs) através de cópia normal... sem compactar nada...

so que fiz esta copia na pasta "/tmp" e quando reiniciei o micro os dados haviam sumido... talvez este diretório seja "volátil" e que não mantenha os dados de uma sessão para outra... agora fica a pergunta, é possível recuperar estes dados?! como?!?!

ps.: estou acessando do Live CD... nem mexi mais no HD enquando aguardo alguma solução... valeu a todos!!!

• Membro VIP
Postado

Já tá descobrindo diferenças entre Linux e Dos/windows né...

No Linux tudo que está no diretório /tmp costuma ser apagado ao ligar/desligar o computador. É realmente um diretório temporário...

Para recuperar é meio complicado, tem que usar algum programa que vá fazer uma leitura completa do HD procurando os arquivos apagados... Ai depende de qual sistema de arquivos você usou no HD. E se tiver gravado algo por cima você perde do mesmo jeito...

É complicado.

Postado

ai pessoal...

após alguma pesquisa na rede e muito sangue frio... descobrí que é possível "tentar" recuperar dados perdidos como no meu caso ou apagados por engano com o comando #rm ou retirados da lixeira...

porém... NO RISK, NO FUN... existe a change de você perder o restante da partição... logo, façam backup antes e usem por conta e risco... para recuperar aqueles ANOS de trabalho ou GIGAS de mp3 apagados por engano...

ultima "desvantagem"... ele NÃO RESTAURA simplesmente os arquivos perdidos (não foi feito pra isso)... ele cria uma pasta "/lost+found" e coloca os diretórios e arquivos 'apagados" lá dentro...

então reserve mais umas horas de pesquisa: por extensão, tamanho, data, etc...

la vai a receita (no terminal como root):

$su

verifique as partições montadas...

#mount | column -t

faça o backup da partição em outra maior ou outro hd...

#dd if=/dev/<particao> of=<arquivodebackup>
#losetup /dev/loop7 <arquivodebackup>

desmonte a partição...

#umount /dev/<particao>

leia o manual do reiserfsck e pense bem...

#man reiserfsck

reconstrua a arvore de diretórios (isto vai tentar recuperar os dados apagados)...

#reiserfsck --rebuild-tree -S -l rebuild.log /dev/<particao>

monte a partição e veja se teve sorte...

#mount -t reiserfs /dev/<particao> /mnt/<pontodemontagem>

apesar da saida parecer uma zona... estava tudo lá...

#ls /mnt/<pontodemontagem>/lost+found

como meus dados estavam na partição de instalação do kurumin... fiz o backup e rodei pelo CD através do konsole como root (#su)... recuperei todos os importantes e reapaguei as tranqueiras... espero que mais ninguém precise usar... ok?!

• 3 semanas depois...
Postado

sobre o conteudo da /tmp se não me engano as 13:00 de acordo com o relogio do micro é apagado o conteudo....

então né... be careful =P inglês pessimu hehehe

• 3 semanas depois...
Postado

só dois lembretes:

- não tente fazer isso em partições ext3. ao contrário do q muita gente pensa, o ReiserFS é muito diferente do ext3. leia o manual do fsck antes de fazer isso.

- é mais seguro fazer uma pasta para o "lixo", daí é só mover para lá antes de apagar definitivamente. no meu caso o meu /dev/hda7 é a lixeira!! hehehehe.... :P

Postado

não sei se é padrão... mas verifiquei que no kurumin (2.21) a pasta /tmp é apagada durante a inicialização/login do sistema...

acho uma boa ideia se o moderador pudesse alterar o título deste post para "como recuperar dados apagados em reiserfs... ultimo recurso!!!"

ou algo parecido... para evitar confusão... ok?!

Postado
Postado Originalmente por Roger_2@27 maio 2004, 16:17

não sei se é padrão... mas verifiquei que no kurumin (2.21) a pasta /tmp é apagada durante a inicialização/login do sistema...

sim, isso é padrão do Debian. no meu slackware eu fiz o teste e ele não apaga nada da pasta /tmp. tudo vai da configuração do sistema, no meu caso eu queria fazer um server e fiz uma bagunça danada.... :P

• 5 semanas depois...
Postado

sobre a temp

/tmp é um diretorio normal... a diferenca dele é que as distribuicoes (ATENCAO: as distribuicoes, não o linux em si) setam um modo nele que faz com que somente os criadores dos arquivos podem mexer neles dentro desse diretorio e geralmente todos os usuarios podem gravar nele. Fora isso, algumas (não todas) distribuicoes escrevem scripts que limpam o diretorio na hora do BOOT.

• 4 semanas depois...
Postado

No mandrake, tem opção de escolher se quer que os dados da pasta /tmp sejam excluidos na inicialização ou não. Isso se faz nas opções de inicialização. Creio que nas outras distro, tenha tambêm, mas seria configurado editando algum arquivo de boot.

Espero ter contribuido de alguma forma.

Postado

/tmp é um sistema de arquivo ou pasta temporário, porém totalmente programável. O script tmpwatch é quem toma conta desse diretório. Através desse script você administra de quanto em quanto tempo a pasta será apagada desde que os arquivos não tenha sido acessados nesse intervalo de tempo. Dentro do diretório /etc/con.daily pode-se verificar esse script, ou seja, ele é chamado diariamente para verificar. No caso do Red Hat o padrão é de 10 em 10 dias apagar os arquivos que não foram acessados nesse intervalo de tempo. As outras distros tem um tempo diferente

• 3 semanas depois...
Postado

é, isso é configurarvel... ela tem esse nome, justamente por ser temporária... mas o tempo q leva para apagar pode variar, e se essa função vai estar habilitada ou não também pode variar....

Agora... é importante lembrar... só são apagados se ficar durante o tempo programado sem ser acessado... ou seja... o arquivo simplesmente estar na /tmp não significa q será apagado... só se durante um certo tempo ele ficar lá e você não 'chegar perto'.

Postado

no kurumin... tem umas linhas em um script de inicialização que simplesmente apaga todo o conteudo do /tmp... independente do que tem lá...

provavelmente ele foi "herdado" do debian... achei por acaso enquanto fuçava a sequencia de boot para ganhar uns segundinhos a mais... eheheh

editado: no kurumin 3.11 o tal script fica na pasta /etc/rcS.d

• 8 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...