Ir ao conteúdo

Problema Estranho Radeon HD 6470m

samuk.y.nick

Posts recomendados

Postado

Oi galera,eu penso que quanto mais detalhes melhor poderá ser a ajuda,então colocarei de um modo organizado para que melhor entendam,tentando explicar o máximo possível o meu problema,os dois problemas para falar a verdade!!

Para Começarmos a Minha Configuração:

Processador: Intel Core i5-2410M (2.30 GHz) com Turbo Boost até 2.90GHz

Memória RAM: 4GB DDR3

Disco Rígido: 500 GB

Tela de 13.3' LED Resolução Nativa de 1366x768

Sistema Operacional: Windows 7 Professional 64 Bits

Placa de Vídeo: AMD Radeon HD 6470M

Memória de Vídeo: Dedicada: 512MB (No modo Speed)

+ Placa de Vídeo OnBoard Intel HD Graphics de até 2GB (Compartilhada)

Caso alguém precise saber algo mais sobre o modelo deixo aqui o link do REVIEWdele.

----------------------------------------------------------------------

Talvez meus problemas estejam interligados,resolvendo um resolvemos os dois,mas como não tenho certeza disto,postarei por partes.

Adianto que rodo neste Note jogos como PES12 FIFA12 Call Of Duty Black Ops/MW2,Need Hot Pursuit 2,todos a uma boa taxa de FPS e sem lags,no máximo baixando algo para MEDIO/LOW.

1 Quando estou jogando um jogo um pouco pesado,como o Modern Warfare,do nada no meio do jogo a placa de vídeo "pisca",tipo ele fica tudo preto (o áudio continua),aí ela dá a impressão de estar minimizando,e volta como se nada fosse isso leva cerca de 3 ou 4 segundos e o jogo continua rodando nesse meio tempo,tempo suficiente para tomar um tiro no meio da fuça (_(

Pesquisei e encontrei um tópico com assunto parecido,porém não encontrei solução,deixo o tópico para consulta. AQUI

-----------------------------------------------------------------

2 Esse problema é o que mais me incomoda,quando estou jogando o jogo funciona normalmente até um tempo e depois do nada começa a apresentar diversos erros,tenho esses jogos em um Desktop (não meu) e rodam todos bem,creio que descartamos problemas nos jogos já que não daria o mesmo problema em todos os jogos,sendo que em outros micros eles rodam normalmente.Os erros incluem umas faixas,linhas coloridas (das cores dos personagens) que começam a ser exibidas para os lados,ou no caso do futebol as linhas ficam sempre mostrando a direção do gol.E não é só em jogo de futebol,tive essas linhas no Black OPS acima da cabeça dos soldados apontando para o céu,e no Dragon Age saindo da roupa do personagem e indo para trás.

Vamos Lá,através de sucessivas screens vou exemplificar o problema,visto que falando assim está muito confuso,o tópico ja ficará de consulta para outras pessoas que eventualmente venham a ter esses problemas,visto que não encontrei nada específico na internet.

Vou exemplificar com uma partida de PES!

No início tenho uma partida normal de PES,sem LAGS,BUGS nem nada!As vezes consigo jogar uma partida sem que isso aconteça,mas é meio raro.

Então no início começam a aparecer uns quadradinhos coloridos como podem ver na imagem,de início é um que outro.

pes20122011122623023084.png

Depois como podemos ver,o número de "quadrados" vai aumentando:

pes20122011122623035840.png

Depois vem as linhas que falei:

pes20122011122623053739.png

pes20122011122623054176.png

pes20122011122623054271.png

pes20122011122623054337.png

pes20122011122623061982.png

Postado

Aqui em um replay temos uma versão diferente das linhas,que também ocorre as vezes:

pes20122011122623072493.png

pes20122011122623074350.png

Já tentei jogar com tudo no LOW e resolução minima mas nada muda!Apresenta as mesmas linhas...tudo igual.

O interessante é que as linhas aparecem,aí eu aperto ALT + TAB e depois aperto de novo para voltar ao jogo,e só com essa minimizada e volta o jogo ja volta ao normal,até começar todo o processo de novo.Por isso acho que meus dois problemas são na verdade UM.

Apertei ALT TAB e voltei:

pes20122011122623082303.png

pes20122011122623084130.png

pes20122011122623084175.png

Como disse isso acontece em outros jogos de outros gêneros,tenho uma screen pronta do FIFA:

fifa2011122622552786.png

TIVE QUE JOGAR UM POUCO PARA CAPTURAR ESSAS SCREENS ACHO QUE JA DÁ DE ENTENDER,SE PRECISAREM DE MAIS SCREENS CAPTURO UMAS DO DRAGON AGE OU OUTRO JOGO SÓ PARA MOSTRAR.

Eu não entendo muito dessas coisas mas já tentei mexer em tudo que tinha nas opções gráficas da placa,se quiserem dar dicas estou aceitando todas sugestões :D mas ja tentei diversas opções de anti aliasing,filtragem anisotrópica,mosaico,qualidade de filtragem de textura,Aguardar atualização Vertical,até agora de nada me adiantou,acabei voltando para as configurações default mesmo!

Como diz em um tópico que estou tentando encontrar,no que encontrar atualizo aqui:A instalação do driver da AMD não vai pra frente,parece que tem que ser o driver fornecido pela VAIO,baixando o driver da fabricante da placa e instalando parece que não funciona,ainda não tentei,apenas informações...

Sério Pessoal venho aqui como último recurso,o que eu mais fiz foi pesquisar,mas sozinho não estou conseguindo chegar a uma conclusão/solução

Tópicos que achei importantes também:

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-driver-ati/959452

Não sou chato,se fosse só os quadradinhos tudo bem,as linhas tá resolve com o ALT TAB,mas as vezes ter que dar ALT TAB oito nove vezes em uma partida de futebol é incômodo! :(

Postado

Encontrei o site do suporte da Sony, uma versão de BIOS recente de 21/11 e o driver da placa de vídeo também dessa mesma data. Qual versão da bios você está usando? e do driver?

Como está a temperatura da placa de vídeo?, as vezes ela não trava, mas fica zuada, já passei por um problema assim, mas acho que o mais provável será software.

Se você não monitora, baixa os programas como HW Monitor (www.cpuid.com) ou GPUZ para acompanhar a temperatura.

http://esupport.sony.com/BR/perl/model-home.pl?mdl=VPCSB15GBB&template_id=4&region_id=8&tab=download#/downloadTab

BIOS - 21/11/2011 - Versão R2085H4

Driver - 21/11/2011 - Versão 8.862.4.2000

• 2 semanas depois...
Postado

Então amigo,estou usando o VAIO Update ele já me indicou essas atualizações,estou usando essas mesmas versões que você indicou.Entrei em contato com a Sony e o driver é modificado pra usar as duas placas a de video e a onboard e tal ai nao posso baixar driver do site da amd mesmo...o que notei pelo AIDA é que o cooler da GPU tá sempre em 30%,talvez se eu achasse algum programa pra colocar ele em 100% eu consiga sair deste problema,o que você acha??? Obrigado pela ajuda!

Postado

Normalmente essa alteração de velocidade da ventoinha é automática. Agora se você está com tudo atualizado.

Li novamente o que você escreveu e não encontrei nada sobre o windows que você usa, sei que é o profissional 64bits, porém, esse é verão que veio com o notebook, se não é, você já reinstalou ele? Uma vez tive um problema com um note da MSI que dava problema na gravadora e a assistência informou que tinha problema com o Win Pro, usando o Home Premium, ele funcionava normalmente.

Postado

É o windows 7 professional 64 bits,ainda não reinstalei ele,tá zerinho como veio de fábrica.

É o professional original,por isso nem formatei pra colocar outra versão,a alteração da ventoinha não está ocorrendo de forma automática,eu joguei Dragons Age que é bem pesado,o processador estava lá em cima e olhei o cooler e estava em 30%,você acha que eu redefino ele pro padrão de fábrica pra testar?

Postado

Isso é um erro, pois esse Vaio não deve ter Cooler na GPU. Ele tem apenas 1 no processador que refrigera no meio do caminho o chip gráfico.

Como você diz que tem que jogar para que esses problemas apareçam, isso pode ser super aquecimento que está deteriorando os componentes do notebook.

Refaça os testes com os jogos, mas dessa vez, deixa aberto o HWMonitor para que você consiga monitorar as temperaturas do notebook.

Mas te prepara para reinstalar o S.O.

Abraço!

Postado

Esqueci de mencionar esse detalhe, normalmente a ventoinha é compartilhada, talvez esse seja o problema, ela tem que rodar conforme a necessidade do processador e gpu e não ficar fiz a 30% e como mencionado pelo colega e por isso perguntei sobre o windows, talvez seja necessário reinstalar ele do zero.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...