Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a melhor distribuição e como configuro o meu primeiro servidor raid 1 de backup


Deividson Ricard

Posts recomendados

Boa noite, comunidade do Clube do Hardware! Agradeço desde já pela atenção de vocês!!

Bom, sou iniciante em linux, e por isso gostaria de saber de vocês qual a distribuição ideal pra mim no sentido de configurar o espelhamento de discos rígidos no linux. Seguem abaixo os detalhes da minha situação:

- O raid 1 vai ser implementado por hardware (BIOS);

- O raid 1 acontecerá entre "02" (=dois) Hd's SATA de 1 Terabyte da marca Seagate;

- O chipset da placa-mãe é Intel com suporte a RAID.

Então me surgiram as seguintes dúvidas que com certeza devem ser a de muitos:

- Quando for configura o Raid no Bios, devo pôr a opção raid 1 em ambos os "02" (=dois) Hd's ou em apenas um deles?

- Qual é a distribuição linux ideal para fazer o projeto acima, sem complicações e com interface gráfica?

- Semelhante ao procedimento de Raid no no Windows, devo baixar também o driver da controladora Raid da placa-mãe para versão linux, antes de instalá-lo em um hd?

- Existe documentação na internet que me ajude a executar tal procedimento?

- Devo mudar o sistema do servidor para Windows ou persistir de deixá-lo com o linux?

O.B.S: O espelhamento será por "hardware" e não "software" !! =)

Aguardo respostas! Muito Obrigado, Deus lhes abençoe!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, quanto a suas perguntas:

1) Creio que o linux forneça melhor performance para o RAID. Possuo aqui um servidor de rede com um P3 (mas raid 0) e não tenho do que reclamar

2) Existe uma distribuição específica que serve para criar servidores de rede, chama FreeNAS. Dê uma olhada. Eu já utilizo um servidor Debian básico com RAID via software, não é muito complicado de configurar e dá para fazer isso na própria instalação do sistema.