Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a melhor distribuição e como configuro o meu primeiro servidor raid 1 de backup


Deividson Ricard

Posts recomendados

Boa noite, comunidade do Clube do Hardware! Agradeço desde já pela atenção de vocês!!

Bom, sou iniciante em linux, e por isso gostaria de saber de vocês qual a distribuição ideal pra mim no sentido de configurar o espelhamento de discos rígidos no linux. Seguem abaixo os detalhes da minha situação:

- O raid 1 vai ser implementado por hardware (BIOS);

- O raid 1 acontecerá entre "02" (=dois) Hd's SATA de 1 Terabyte da marca Seagate;

- O chipset da placa-mãe é Intel com suporte a RAID.

Então me surgiram as seguintes dúvidas que com certeza devem ser a de muitos:

- Quando for configura o Raid no Bios, devo pôr a opção raid 1 em ambos os "02" (=dois) Hd's ou em apenas um deles?

- Qual é a distribuição linux ideal para fazer o projeto acima, sem complicações e com interface gráfica?

- Semelhante ao procedimento de Raid no no Windows, devo baixar também o driver da controladora Raid da placa-mãe para versão linux, antes de instalá-lo em um hd?

- Existe documentação na internet que me ajude a executar tal procedimento?

- Devo mudar o sistema do servidor para Windows ou persistir de deixá-lo com o linux?

O.B.S: O espelhamento será por "hardware" e não "software" !! =)

Aguardo respostas! Muito Obrigado, Deus lhes abençoe!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, quanto a suas perguntas:

1) Creio que o linux forneça melhor performance para o RAID. Possuo aqui um servidor de rede com um P3 (mas raid 0) e não tenho do que reclamar

2) Existe uma distribuição específica que serve para criar servidores de rede, chama FreeNAS. Dê uma olhada. Eu já utilizo um servidor Debian básico com RAID via software, não é muito complicado de configurar e dá para fazer isso na própria instalação do sistema.

3) Como o RAID vai ser via software, deixe as opções da BIOS para utilizar os HDs normalmente, depois você configura o RAID dentro do Linux, utilizando o mdadm por exemplo...

4) A internet está cheio de documentos que ensinam isso... Para o FreeNAS basta consultar o site deles. No caso de um servidor Debian de arquivos:

Por exemplo...

Depois você pode configurar o compartilhamento através do Samba ou NFS...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

- Quando for configura o Raid no Bios, devo pôr a opção raid 1 em ambos os "02" (=dois) Hd's ou em apenas um deles?

Qual é o servidor ? ( Modelo e fabricante)

- Qual é a distribuição linux ideal para fazer o projeto acima, sem complicações e com interface gráfica?

Qualquer linux, desde que seja a versão server. É só para estudos ?

- Semelhante ao procedimento de Raid no no Windows, devo baixar também o driver da controladora Raid da placa-mãe para versão linux, antes de instalá-lo em um hd?

Depende. A Red Hat, por exemplo, possui seus próprios drivers. Porém, devo lembrar, o RAID é transparente para o sistema operacional....

- Existe documentação na internet que me ajude a executar tal procedimento?

Sim, o FreeNAS ou pode utilizar scripts com comando tar.

- Devo mudar o sistema do servidor para Windows ou persistir de deixá-lo com o linux?

Depende o que você quer fazer com esse servidor. Para o mundo linux, em um ambiente corporativo, há muitas soluções, principalmente para backup...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado anjoed e SheepKillah!

A princípio pensei em comprar as peças para montar um servidor de backup com raid. Só que depois vi que a tarefa é um pouco complicada, pois muitas delas se encontram fora do meu estado. Por isso, achei melhor comprar um desses que já vem pronto na Dell. Segue como você me pediu anjoed, a configuração do servidor:

PowerEdge T110 II

Processador

Processador Intel® Xeon® Quad-Core E3-1220 (3.10GHz, 8M Cache, Turbo/4T (80W)

Sistema Operacional

Sem Sistema Operacional

Memória

Memória de 8GB, 1333MHz (4X2GB UDIMM)

Controladora Primária

PERC H200 Adapter Internal RAID Controller for 3.5 HDDs

Configuração de HD

2 Hd's de 500 GB SATA, 7.2K RPM, 3Gbps, cabeado, 3.5"

No Raid, Controladora On-Board, 1 a 4 HDs

Gerenciamento Integrado

Controlador para Gerenciamento Integrado

Adapatador de Rede (Placa On-Board)

Preço: R$4.244

Tem alguma diferença do Raid em servidores Dell? Devo prosseguir com a compra dele? O que acharam do preço dele em relação ao benefício de ser apenas um servidor de arquivos em rede com raid implementado?

P.S: É para estudos e uma empresa também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, o backup será o próprio servidor, porque pretendo criar nele uma pasta,logo em seguida compartilhá-la na rede e nas estações clientes adicionar um atalho. Onde todos os usuários deverão acessá-lo e só lá criar arquivos, editar textos e etc. Porque tudo automaticamente já ficaria salvo no próprio servidor de backup. E assim eu não teria que me preocupar em definir regras de horário e etc.

Só vou usá-lo apenas pra fazer isso! Durante 7 dias por semana e 365 dias do ano.

Até agora o setor para onde o servidor vai já tem se não me engano uns 300 GB só de arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu não recomendaria utilizar o próprio servidor como backup, já que ele será um servidor de arquivos. O certo é, ou utilizar esse servidor como um servidor de arquivo e fazer backup usando uma unidade de fita, ou torná-lo em um servidor de backup. Tu precisa pensar na seguinte forma:

- Segurança dos dados: Dependendo da criticidade dos documentos, é importante tu manter o backup seguro, definindo uma rotina de backup ( backup diário/semanal, mensal e anual) e guardá-lo em um cofre;

- Não é só o backup que é importante, tem também o restore. E, se alguém precisar de um restore ? Como vai fazê-lo ? Tu terá um controle do que foi backapeado ?

- Um servidor é interessante, já que possui redundância de fonte ( tem fonte redudante e hot swap?), disco e, dependendo, memória. Porém, manter os dados não backapeados e backapeados em um mesmo sistema é um duplo risco;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!