Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tcc


35P€C7R0

Posts recomendados

Não precisa usar a pilha (CELL), vá ate ao 8º menú do lado esquerdo (contando de cima pra baixo) que é o terminal mode, aí voce encontra o power(VCC) e o ground(GND).

Depois de criar o ficheiro C tem que compilar (pode fazer CTRL+F9) e será gerado o ficheiro HEX (se não houver nenhum erro).

eu apertei ctr f9 ... num deu em nda nao.. isssno no micro c ne? com o programa aberto.

os ajustes foram feitos ai ficou assim!

led2z.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu apertei ctr f9 ... num deu em nda nao.. isssno no micro c ne? com o programa aberto.

Provavelmente voce não criou um novo projecto. crie um novo projecto e depois cola o codigo e compila. Ao criar o projecto voce cita uma pasta para os ficheiros, cita qual PIC vai usar e as configurações do PIC como oscilador.

Quanto ao circuito, troque aquele led por um led animado, procure por led animated e escolha um na cor que quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é só ir na aba

project>new project

ai começa a passar informações como

1°pic que vai ser usado

2°frequencia do oscilador

3°nome do projeto (aconselho que crie uma psata pois após compilado o programa cria uns 10 arquivos)

4° de next duas vezes

após clique numa caixinha de seleção e deixe ela selecionada e configure do jeito que quiseres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é só ir na aba

project>new project

ai começa a passar informações como

1°pic que vai ser usado

2°frequencia do oscilador

3°nome do projeto (aconselho que crie uma psata pois após compilado o programa cria uns 10 arquivos)

4° de next duas vezes

após clique numa caixinha de seleção e deixe ela selecionada e configure do jeito que quiseres

81929105.png

Uploaded with ImageShack.us

acho ki deu erro no main.. alguem pode mi ajuda

?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo ele se referio ao portA como um todo

essa função ajuda para não ficarmos escrevendo demais ao invés de escrevermos assim no programa

ra0=1;

ra1=1;

ra2=1;

ra3=0;

ra4=1;

ra5=0;

ra6=0;

ra7=1;

podemos simplesmente escrever

portA=0b10010111;

é mais para simplificar

eu atribui valor usando um numero binario por isso o 0b na frente quem tem amis intimidade com numeros geralmente usa o hexadecimal por isso o 0x na frente do codigo dele

0x08 é igual 0b00001000;

ou seja ele quer que o pino ra3 ligue e desligue daria na mesma escrever

ra3=1;

delay

ra3=0;

delay

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as portas você usou uma linguagem
amigo ele se referio ao portA como um todo

Atensão ao termo, onde voce leu porta na verdade é portA, ou seja, port A. Existem outros ports, nesse PIC vai de port a até port E.

Na verdade pra esse caso o mais conviniente é trabalhar com bits indepedentes (por exemplo "RA3_bit=1;"), principalmente quando estamos a trabalhar com push button. Mas pra trabalhar com display o melhor é assim mesmo, enviar o byte inteiro (0b00001000 ou 0x08).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atensão ao termo, onde voce leu porta na verdade é portA, ou seja, port A. Existem outros ports, nesse PIC vai de port a até port E.

Na verdade pra esse caso o mais conviniente é trabalhar com bits indepedentes (por exemplo "RA3_bit=1;"), principalmente quando estamos a trabalhar com push button. Mas pra trabalhar com display o melhor é assim mesmo, enviar o byte inteiro (0b00001000 ou 0x08).

hum acho ki entendi. vamos coloca um display?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, conhece um termo utilizado nos displays de segmentos de múltiplos algarismos chamado multiplexação? Uma breve descrição:

Multiplexar significa acender um display por vez. Essa técnica é utilizada para "economizar" portas no microcontrolador e linhas de código. Ela consiste interligar as linhas de segmentos de todos os algarismos, mandando a configuração de segmentos para formar o número e ir comutando propositamente algarismos individuais, isso acontece dezenas de vezes em um segundo, criando a ilusão devido à Persistência Retiniana de que os display estão ambos acesos e com algarismos diferentes.

Um exemplo: exibir número 27.

define o PORT responsável pelos segmentos para exibir "7" (unidade)

liga o comum do display de unidade (acende o número 7 na unidade)

desliga o comum

define o PORT responsável pelos segmentos para exibir "2" (dezena)

liga o comum do display de dezena (acende o número 2 na dezena)

Isso se repetirá, de modo que tenhamos a ilusão de que os dois algarismos distintos estão acesos.

Me desculpe pela falta de objetividade na mensagem. Tenho um conhecimento razoável com mikroc e posso te ajudar com o código. Desde já lhe desejo um ótimo desenvolvimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, conhece um termo utilizado nos displays de segmentos de múltiplos algarismos chamado multiplexação? Uma breve descrição:

Multiplexar significa acender um display por vez.

Caro victor valeu pela ajuda...ao longo dos dias vou precisar da sua ajuda também!

Eu ja tinha ouvido falar em mutiplexação ... mas nao sabia realmenete o que era... resumindo é um modo em que se utiliza menos portas do PIC... e para transmitir ao mesmo tempo diversos sinais diferentes por um mesmo canal ou linha????

então acompanhando meu raciocinio de TCC você acha melhor eu usar o multiplexador?

ps: acabei de ver um video explikando sobre o multi.. e usa portas logicas (eletronica digital) e também usa um ci.;;.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então acompanhando meu raciocinio de TCC você acha melhor eu usar o multiplexador?

Seria muito conveniente usar multiplexagem para econimizar pinos. Não sei bem ainda qual será a dimensão do circuito, mas seria chato haver limitações de pinos e não poder fazer tudo, então econimize aonde puder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa de nenhum CI adicional, apenas utilizamos as portas do pic pra isso. No código a gente faz a lógica de multiplexação.

aaa entedi..

e ja que vamos economizar pinos...nao pode mosa fazer 2 circuitos utilizando apenas 1 pic? pois na vdd sao 2 circuitos ke pretendo fazer... 1 para mostrar o numero de vagas... e outro para mostrar em qual corredor há vagas.. compreende?

ou acha melhor nao... vai complica tudo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aaa entedi..

e ja que vamos economizar pinos...nao pode mosa fazer 2 circuitos utilizando apenas 1 pic? pois na vdd sao 2 circuitos ke pretendo fazer... 1 para mostrar o numero de vagas... e outro para mostrar em qual corredor há vagas.. compreende?

ou acha melhor nao... vai complica tudo?

Você pode alternar entre as informações no display. Por exemplo, exibe o número de vagas por 2 segundos, depois o corredor por 2 segundos e, para indicação da mudança, você pode usar os pontos decimais (piscando, por exemplo). Vou mostrar a lógica do circuito que fiz no proteus, vais entender melhor esse negócio de multiplexação:

post-525263-13884961668479_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode alternar entre as informações no display. Por exemplo, exibe o número de vagas por 2 segundos, depois o corredor por 2 segundos e, para indicação da mudança, você pode usar os pontos decimais (piscando, por exemplo). Vou mostrar a lógica do circuito que fiz no proteus, vais entender melhor esse negócio de multiplexação:

mas desse jeito eu nao quero... eu quero ke o display duplo... de 7 segmentos... fique no inicio do estacionamento correto... informando o numero de vagas.... e dentro do estacionamento existirá 2 setas luminosas pode ser represetandas por leds...(nao quero usar display de lcd) então nao quero os 2 circuitos em uma mutiplexação entende? pois 1 fica em um lugar e o outro em outro kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas desse jeito eu nao quero... eu quero ke o display duplo... de 7 segmentos... fique no inicio do estacionamento correto... informando o numero de vagas.... e dentro do estacionamento existirá 2 setas luminosas pode ser represetandas por leds...(nao quero usar display de lcd) então nao quero os 2 circuitos em uma mutiplexação entende? pois 1 fica em um lugar e o outro em outro kk

OK, então precisaremos de dois circuitos (e PICs), um em cada display. Acho proveitoso utilizar a biblioteca RS485 para comunicar todos esses circuitos. Qual é a sua ideia pra mandar os sensores pro coração do projeto? Vai tudo de fio até lá? Acredito que seja uma boa colocar um outro circuito pra cuidar dos sensores e mandar em RS485 todas as informações já calculadas para a central. O que achas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, então precisaremos de dois circuitos (e PICs), um em cada display. Acho proveitoso utilizar a biblioteca RS485 para comunicar todos esses circuitos. Qual é a sua ideia pra mandar os sensores pro coração do projeto? Vai tudo de fio até lá? Acredito que seja uma boa colocar um outro circuito pra cuidar dos sensores e mandar em RS485 todas as informações já calculadas para a central. O que achas?

o circuito nao é estão grande asssim como você pensa...

o mais difícil vai ser o primeiro circuito o que indica o numero de vagas... preste atenção: " haverá 1 sensor na entrada do estacionamento quando passa um carro ele diminui o numero de vagas então de 10 vagas mostradas no display cai pra 9... e quando o carro sair vai ter outro sensor só ke na saida.. ai soma mais 1 vaga no display entende? só keru ki faça issoo o circuito soma e subtraia."

o 2 circuito vai estar ligado 10 sensores pois sao 10 vagas... então quando um carro sai de uma vaga ... o led " ou uma seta luminosa" irá piskar indicando que nakele corredor haverá vaga.... e se tiver vaga em cada corredor (sao 2 corredores de 5 vagas) as 2 setas irao piscar... entende?

nao acho que precise de uma central.. acho ki da pra faze 2 circuitos distintos. oki você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

haverá 1 sensor na entrada do estacionamento quando passa um carro ele diminui o numero de vagas então de 10 vagas mostradas no display cai pra 9... e quando o carro sair vai ter outro sensor só ke na saida.. ai soma mais 1 vaga no display entende? só keru ki faça issoo o circuito soma e subtraia."

Atente que precisara de dois sensores para cada lado,dois para entrada e dois para saida,explico:

Ao detectar o carro passando pelo primeiro sensor da entrada por exemplo, o programa ira esperar ate q o carro passe pelo segundo sensor da entrada ,para ai sim ele subtrair a vaga,pois senao imagina se o carro passar pelo primeiro e parar ali,vai ficar decrementando enquanto ele estiver ali,ai vai virar uma lambança kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.O programa ficaria assim:


se sensor1_out=1
flag=1
se sensor2_out=1 e flag=1
vagas--
flag=0
se vagas =0
led_lotado=1
mostra display() //aqui é a funçao q mostra o digito no display

O mesmo para o de saida.....tenta reproduzir ai no microc....Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...