Ir ao conteúdo

[Dica] Você pode ter sido vítima de falsificação de software

danilovboas

Posts recomendados

Postado

Trabalho em uma repartição pública onde tomamos conta de um parque com aproximadamente 150 máquinas, sendo a grade maioria com Windows XP. Todos os Windows são originais, catalogados com serial e id de máquina. Entretanto, alguns foram identificados como piratas pela atualização de dezembro da MS.

Tenho observado que há muitos tópicos aqui no fórum de gente relatando o mesmo problema, portanto resolvi dar dicas de como tentar resolver.

Pelo que pude coletar de informações a MS, aparentemente, deu uma última grande busca por seriais falsificados do Windows XP, lançou tudo numa blacklist e mandou a atualização que faz essa "correção" em dezembro.

As informações contidas aqui são de como eu resolvi meu problema. Não garanto que elas resolverão de fato o seu. Para a resolução, por qualquer meio, é imprescindível que seu software seja original.

Portanto, se seu Windows não é original, pode parar de ler por aqui porque este post não vai ajudá-lo e nem é essa minha intenção.

Além disso, por ser uma dica, e não um tutorial, não vou detalhar passo a passo como fazer. Estou apenas dando um norte pra quem já sabe se virar.

1. Antes de tudo, reúna as informações que você precisa. Isso vai incluir Nota Fiscal do Windows, serial fornecido pela MS e id de instalação. Aliás, informações detalhadas sobre um produto, principalmente Nota Fiscal, são essenciais em qualquer reclamação sobre qualquer produto, não apenas com a MS ou com o software.

2. Ligue para a Microsoft e passe as informações explicando o problema. Você vai ser atendido. Provavelmente seu problema vai ser resolvido na hora, ou no mínimo no mesmo dia.

3. Se tiver o selo original do Windows (aquele holográfico) e puder escaneá-lo, ou fotografá-lo com a melhor resolução possível, faça e envie para eles também. Eles podem te passar o email para isso pelo telefone. Este passo pode ajudar em caso de dúvidas quanto à autenticidade do seu serial.

4. Caso tenha pressa, pode passar o WGA Remover para tirar a mensagem, e desabilitar a atualização automática por enquanto. Melhor ainda seria deixar a atualização automática habilitada e configurar para baixar a atualização mas não instalá-la, somente perguntar. Aí você pode identificar qual é a atualização que dá o problema e colocá-la para não ser instalada nunca. Tudo isso pode ser feito na tela de atualização.

Hã? Se eu sei o número da atualização? Desculpa, nosso problema foi resolvido tão rapidamente que não tive tempo de procurar qual é a atualização e isolá-la. Procurando um pouco no Google você deve encontrar isso rapidamente.

5. A solução pode variar para cada tipo de usuário e cada tipo de licenciamento. Seja paciente e faça o passo a passo de acordo com as instruções do atendente. Chega a ser chato o atendimento de tão detalhadas que são as instruções. Creio que minha avó faria tranquilamente sem jamais ter tocado num computador em toda a sua vida.

6. Não tente soluções alternativas para o problema. Isso pode atrapalhar a identificação de seu software como original.

Antes que perguntem, não, eu não sou fã da MS, nem muito menos do Windows.

Por exemplo, achei uma falta de respeito muito grande pegar uma lista de seriais usados em massa e jogar numa blacklist só porque podem, vejam bem, podem, estar sendo usados ilegalmente.

Numa dessas ela acaba pegando gente que tem culpa no cartório (não é, galera do THMPV?), mas pegou também muita gente inocente. Agora, uma gigante do tamanho da MS precisa fazer isso? Não dava pra deslocar uma equipe pra trabalhar melhor o problema, melhorar a identificação? Mas pra quê, se a gente pode fazer do jeito mais fácil, né?

Parece que ela tá forçando a barra, pegando uns originais de propósito, tentando desestimular a continuidade do XP à força.

Mas ela resolve o problema.

Postado

Sim Amigo! só pegando uma carona no que disse a microsoft quer sim acabar com o sistema operacional XP no entanto muitos periféricos já não está sendo lançado com drivers para o win XP somento do vista em diante. e é questão de tempo para a grande microsoft extinguir o wim XP.abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...