Ir ao conteúdo

Fonte simetrica!

mrvalterhugo

Posts recomendados

Postado

ola a todos, eu queria a visão tecnica de vocês sobre essa fonte variavel simetrica, ja li varios topicos sobre fontes, e vi que o maior problema e a dissipação, quem sabe essa tambem, e com um bom dissipado ela se torna viavel?

http://construyasuvideorockola.com/proyect_fuente_dual_variable.php

http://construyasuvideorockola.com/downloads/fuente_v_r_s.pdf

e essa aqui?

http://construyasuvideorockola.com/proyect_fuente_variable.php

http://construyasuvideorockola.com/downloads/fuente_r_v.pdf

• Membro VIP
Postado

Todas elas sofrem de alguns problemas:

1) Alta potência dissipada, no pior caso chegando a mais de 90 Watts.

2) Regulação pobre na saída pois a saída, no emissor do transistor, está fora do laço de regulação do CI;

3) Ausência de proteção contra curto ou alta corrente na saída. Um curto e o transistor se vai na hora.

Pergunte-se, a si mesmo, e só prossiga se a resposta for sim:

1) Tens certeza de necessitar tensão variável até 30 Volts:

2) Tens certeza de lhe ser extremamente útil uma fonte ajustável simétrica?

3) Imagina ter uso para ela, simétrica até 30 Volts?

4) É certo afirmar que duas fontes simples, ajustáveis não resolveriam seu problema de alimentação?

Se a resposta for sim nas quatro perguntas, siga na busca de algum esquemático melhor para fazer sua fonte simétrica ajustável. Esse dai não acho que valha a pena..

Postado

eu quero uma fonte variavel, se for simetrica e bem vinda, de 20 a 25v esta bom, mas se não for simetrica não tem problema, fica ate mais simples ne mesmo? e com duas fontes simples dessas e possivel fazer varias configurações ne mesmo? e de preferência de 3a.

• Membro VIP
Postado
eu quero uma fonte variavel, se for simetrica e bem vinda, de 20 a 25v esta bom, mas se não for simetrica não tem problema, fica ate mais simples ne mesmo? e com duas fontes simples dessas e possivel fazer varias configurações ne mesmo? e de preferência de 3a.

Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem

Improvise, modifique, adapte..

Ou inove: Fonte ajustável para bancada - Uma visão diferente

Postado

me interessei mais pela Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem , mas a chaveada e muito simples tambem, e se eu for fazer a primeira, qual seria a tensão do trafo ideal? lembrando que quero de 3A.

http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_5079_4689_Transformador-de-tensão-3A

se possivel na saida 25v.

e por que não ligar o voltímetro a mesma fonte do amperímetro e cooler?

e no caso da fonte com transformador , qual seria a função dos transistores?

• Membro VIP
Postado
me interessei mais pela Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem , mas a chaveada e muito simples também, e se eu for fazer a primeira, qual seria a tensão do trafo ideal? lembrando que quero de 3A.

http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_5079_4689_Transformador-de-tensão-3A

se possivel na saida 25v.

e por que não ligar o voltímetro a mesma fonte do amperímetro e cooler?

e no caso da fonte com transformador , qual seria a função dos transistores?

- O voltímetro e o amperímetro não estão no mesmo referencial. suas entradas não podem ser colocadas no mesmo potencial.

- Os transistores auxiliam oferecendo uma corrente maior, pois o CI vai só até 5 Amperes..

Para saídas de tensão de 25 Volts x 3 Amperes, idealmente terias de ter um transformador de cerca de 28 a 30 Volts x 30 Amperes. Vai ter muita dissipação ai...

• Membro VIP
Postado

Toda a fonte, chaveada ou linear, tem transformador.. Imagine suas fontes como sendo baterias, que você associa como bem entender desde que ambas sejam isoladas entre si..

Postado

ola, faller voce poderia me explicar como e uma associação em contraposição, eu procurei no google e não achei, pelas imagens que eu coloquei em cima eu no consegui entender como ela e feita, a sobre fontes, eu li uma apostila , e vi que para diminuir o riple depois da retificação e posivel colocar capacitor,indutor,capacitor sucessivamente, isso diminui muito a ondulação deixando a tensão de saida mais pura, por que o senhor não adota essa metodologia em suas fontes?

• Membro VIP
Postado
..vi que para diminuir o riple depois da retificação e posivel colocar capacitor,indutor,capacitor sucessivamente, isso diminui muito a ondulação deixando a tensão de saida mais pura, por que o senhor não adota essa metodologia em suas fontes?

Quando você trabalha com uma fonte estabilizada, o ripple não é seu inimigo..

Você pode fazer uma fonte convencional, estabilizada, digamos de 12 Volts.. e tendo antes da estabilização, um ripple elevadíssimo digamos de 2 Volts pico a pico.. Se essa tensão de ripple oscilar entre 15 e 17 Volts, por exemplo, estará acima dos 12 Volts ajustados e estabilizados e acima do Vin/vout mínimo do regulador..

Por exemplo, um LM7812 tem uma rejeição de ripple da ordem de 65 db. Veja, direto de seu datasheet:

LM78XXrejeioderipple.jpg

Ora, 65db = 20 log vou/Vi

vou/Vi será igual a 10 elevado a 3,25, isto é um relação de mais de 1.000 Vezes ( seria 10 elevado a 3)

Desse modo, se tiveres um ripple de 2 Volts na entrada do CI ele aparacerá na saída do CI como 2/1000 = 2 miliVolts..

Você comerá um corvo para fazer isso com capacitores e indutores..

Só por isso que não costumo usar filtros passivos com indutores e capacitores para eliminar ripple..

Postado

então quer dizer que não e necessario um filtro com induntor, porque o lm aceitaria essa variação sem problemas e isso?

e como se faz aquela associação em contraposição?

• Membro VIP
Postado
então quer dizer que não e necessario um filtro com induntor, porque o lm aceitaria essa variação sem problemas e isso?

e como se faz aquela associação em contraposição?

Desde que a menor tensão do ripple seja maior que a máxima tensão de saída mais um drop-out de 3 Volts mais ou menos..

Exemplificando:

Se Voutmáx = 12 Volts a menor tensão de ripple deve ser de 12+3 = 15 Volts.. Ai, se tens um ripple de 15 a 17 ou de 15 a 25 Volts pouco interessa pois o CI mantém a tensão de saída qualquer que seja a tensão de entrada, respeitado a tensão de dropout do CI..

Associação em contraposição???

Associação de que???

Para que se destina???

Associação = justaposição

Contraposição = com polaridades opostas

Com essa descrição ai pode ser mais um menos umas trinta diferentes concepções.. Sabe lá de que estás falando...

• Membro VIP
Postado

Sim, e dai?? O que desejas saber???

Se somares uma bateria de 12 Volts com uma pilha de 1,5 Volts, invertida, o resultado será 12-1,5 = 10,5 Volts, simples..

Se fizeres isso com duas ou mais pilhas ou baterias o resultado sempre será igual ao somatório vetorial (considerando o sinal) delas..

A mesma coisa vale para fontes independentes, isoladas uma das outras.

Postado

faller, mas se eu fosse fazer uma fonte separada, exclusivamente para um circuito, que não precisasse de regulação, so retificação e filtragem, o indutor seria uma opção de filtragem?

• Membro VIP
Postado
faller, mas se eu fosse fazer uma fonte separada, exclusivamente para um circuito, que não precisasse de regulação, so retificação e filtragem, o indutor seria uma opção de filtragem?

É justo para isso que eles são usados, na elaboração mde filtros passa baixa. eUm indutor em conjunto com o capacitor perfazem um filtro padssa baixas de segunda ordem. Isso é usado justo aonde não se necessita de estabilização, no caso de fontes para amplificadores de áudio, por exemplo..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...