Ir ao conteúdo

Troca de Capacitor por outro de mesmo valor de capacitância mas não de voltagem

psico

Posts recomendados

Postado

Uma dúvida, quero trocar um capacitor de uma fonte de impressora.

Porém a fonte é bivolt como de costume mas costumo ligar em 110v (estabilizador).

fusível da fonte é 1A - 250v~

seu capacitor de 200v -47uF e está estufado.

------------------------------------------------

tenho um capacitor de 250v !

outro de 160v !

com os mesmo micro farads !

sei que posso por um de 250v mas ele deixaria passar mais tensão certo ? (se estou errado me corrijam)

A pergunta seria: se eu por um capacitor de 160v teria algum problema fora a perda do capacitor e fusível ?

pois o que quero evitar é a perda da fonte, queimar algum tranformador etc

e colocando um de 250v talvez seria arriscado ?

O capacitor é de filtro ligado a uma ponte retificadora de diodos !

Alguém que manja poderia ajudar e dizer o por que de cada escolha ?

Muito obrigado !

Postado

Cara,

Se não tens o valor original, no caso 200V, podes colocar um de maior valor, nunca abaixo, mas com a mesma capacitância (47uF).

Só achei estranho o fato de comentares que a impressora é bivolt, tendo um capacitor de apenas 200V.

Normalmente em equipamentos bivolt o capacitor da fonte é de 400V.

Todas as impressoras que já tive são apenas para 110V.

Postado

Só achei estranho o fato de comentares que a impressora é bivolt, tendo um capacitor de apenas 200V.

é que se passar por um trafo a tensão de saida sempre vai ser menor que a tensão do capacitor

Postado

A capacitancia deve ser a mesma ou bem próxima (no caso 47 uF). A tensão do capacitor deve maior ou igual a 1,414 vezes a tensão de alimentação, que por sua vez por ser até 10% maior que a nominal.

Na prática:

Para rede 110 Volts => capacitor acima de 172 Volts. ( usual 180 V ou 200 V).

Para rede 127 Volts => capacitor acima de 198 Volts (usual 200 V ou 250 V).

Para rede 220 Volts => capacitor acima de 343 Volts (usual 350 V ou 400 V).

Isto porque a tensão da tomada é uma onda senoidal que tem um pico que o isolamento do capacitor precisa suportar para não ser danificado.

Postado

Estranho ,então porque a tensão nominal de 200v ,isso parece capacitor de primario de fonte simples.

A respeito do capacitor,amigo se colocares um capacitor de maior tensão,nao ocorrera de ele deixar passar maior tensão,e sim q ele ira suportar uma tensão maior.Nao se esqueça q esses capacitores sao dimensionados para uma tensão de pico.Coloque o de 250v.

Postado
Cara,

Se não tens o valor original, no caso 200V, podes colocar um de maior valor, nunca abaixo, mas com a mesma capacitância (47uF).

Perfeito rick ela é monovolt não estais errado não

como o fusível que precisei trocar é de 250v achei que era bivolt mas nela está escrito que é 100v-125v ~

desculpe pela informação errada e parabéns pela perícia !

Uma dúvida me surge. Por que a impressora tem um fusível de 250v se a sua tensão é 110v ?

Pois nisso não estou errado, sendo que na própria placa de circuito impresso está escrito.

Fico muito agradecido pela rapidez em que responderam minha dúvida, me ajudou muito. Muito obrigado !

A capacitancia deve ser a mesma ou bem próxima (no caso 47 uF). A tensão do capacitor deve maior ou igual a 1,414 vezes a tensão de alimentação, que por sua vez por ser até 10% maior que a nominal.

Na prática:

Para rede 110 Volts => capacitor acima de 172 Volts. ( usual 180 V ou 200 V).

Para rede 127 Volts => capacitor acima de 198 Volts (usual 200 V ou 250 V).

Para rede 220 Volts => capacitor acima de 343 Volts (usual 350 V ou 400 V).

Isto porque a tensão da tomada é uma onda senoidal que tem um pico que o isolamento do capacitor precisa suportar para não ser danificado.

Valeu por me dar essa dica pois irá me ajudar muito futuramente!

uma dúvida esse aproximado da capacitância pode dar um exemplo que tanto para mais ou menos ? obrigado ! ^_^

Estranho ,então porque a tensão nominal de 200v ,isso parece capacitor de primario de fonte simples.

A respeito do capacitor,amigo se colocares um capacitor de maior tensão,não ocorrera de ele deixar passar maior tensão,e sim q ele ira suportar uma tensão maior.não se esqueça q esses capacitores sao dimensionados para uma tensão de pico.Coloque o de 250v.

Faz sentido, pelo que entendi quem tem o papel de segurar a corrente é o fusível correto ?

Mas caso houvesse um acontecimento como "um raio cair", ou uma corrente de pico como você mesmo disse acima do normal e o capacitor for o de 250v ele talvez deixe passar mais tensão à sua frente pois ele iria suporta e queimaria esse componente em sua frente que talvez suporte menos correto ? :unsure:

Postado
Mas caso houvesse um acontecimento como "um raio cair", ou uma corrente de pico como você mesmo disse acima do normal e o capacitor for o de 250v ele talvez deixe passar mais tensão à sua frente pois ele iria suporta e queimaria esse componente em sua frente que talvez suporte menos correto ? :unsure:

Não. Não é assim que funciona o circuito de proteção.

Nesse exemplo, se caísse um raio nenhum capacitor seguraria, pois haveria a passagem do raio entre as placas do capacitor seja de que tensão ele fosse.

Para proteção de raio é complicado, utilizando-se de centelhadores, fusíveis especiais, varistores e principalmente, aterramento. Mas vamos exercitar com algo mais "real".

Imagines que ligasse a impressora em 220V. Após o fusível deve existir um componente chamado varistor (que se parece com um capacitor cerâmico), que no seu caso deve estar por volta dos 150V.

Essa tensão é a tensão de isolação desse componente. Até 150V ele não faz nada. Ultrapassando os 150V ele entra em curto, queimando o fusível e protegendo o equipamento.

Espero que minha esplanação tenha sido satisfatória.

Postado

Os capacitores eletrolíticos tem tolerância alta, de 20% ou até mais. Por isso não é necessário que seja exatamente o mesmo valor. Os valores comerciais são 10, 12, 15,

18, 22, 27, 33, 39, 47, 56, 68, 82 e seus múltiplos de 10. Alguns fabricantes usam valores diferentes, mas muito difíceis de obter no mercado de reposição. Mas um circuito de fonte não é crítico, o de 47 ou 56 atenderiam perfeitamente.

• 4 semanas depois...
Postado

Acho que entendi, o varistor é aquele geralmente azul que realmente parece com um capacitor cerâmico certo ?

então o que estava ocorrendo era isso a queima do fusível sempre, mas mesmo ligado em 110v.

então caso a tensão passe pelo varisto 'de repente', os compentes provavelmente queimariam em série ?

As vezes um técnico olha outros componentes sem ser os de entrada da energia, isso ocorre pois os componentes provavelmente teriam algum defeito devido ao tempo e não a alguma tensão que passou ?

seria +ou- isso então.

Praticamente todas as dicas de vocês eu pude aproveitar e fico muito agradecido.

Aliás já arrumei a um tempo a empressora e ta pegando bem. Valeu :joia:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!