Ir ao conteúdo

Quais especificações de memória devo me importar para minha placa-mãe M3A78?

brunocmpr

Posts recomendados

Postado

Olá, amigos!:lol:

Desculpem pelo texto grande, mas quero dar o máximo de detalhes possíveis sobre o meu problema. A dúvida mesmo está lá embaixo, onde começa o negrito. Agradeço desde já pela ajuda!:lol:

Tenho um computador que está dando problemas que parecem ser na memória:

*crashes constantes em diversos aplicativos

*telas azuis quase diárias, às vezes, nestas, mostram-se mensagens como "O problema é MEMORY_MANAGEMENT" (em inglês e um pouco diferente), ou refere-se a problemas em arquivos .sys

*downloads de aplicativos pesados quase sempre não dão certo, pois os verificadores de integridade apontam corrompimento do instalador. Tive que baixar o BROffice umas 20 vezes até conseguir instalar sem erros.

*instalações de arquivos se corrompem. Jogo jogos no Steam, e faço verificações de cache dos jogos quase diariamente, pois se não faço, ao tentar jogar online é apontado corrompimento de arquivos, como nos mapas do jogo.

Já formatei o PC algumas, já usei Windows XP e Seven, e sempre os mesmos problemas, não considero ser problema de vírus. Quando comprei o computador (uns 4 anos atrás) não me lembro de ter esses problemas.

Quero comprar nova memória para meu computador. Atualmente tenho usado um pente da Kingston 2GB DDR2 800MHz.

São essas as configurações que sei sobre o computador(não estou com ele em mãos, estou em SP a viagem):

*Placa-mãe: Asus M3A78

*Processador: Athlon X2 5200+

*Memória: 1 x 2GB DDR2 800MHz Kingston

*Placa de vídeo: Nvidia 8600GT

Para que eu compre nova memórias (e substituir esse pente velho), os fatores que devo me preocupar são apenas se é DDR2 e a frequencia, estou certo?

Pelo que entendi do manual da MoBo que achei na internet, ela suporta memória DDR2 de até 1066MHz e até 8GB de memória, porém há detalhes dos quais não entendo no manual, e tenho medo de comprar produto que não funcione no meu PC. Detalhes como DIMM, e outras coisas.

Por exemplo: "Due to AM2+ CPU limitation, only one DDR2 1066 DIMM is supported per channel. When two DDR2 1066 DIMMs, all DIMMs run at 800MHz by default for system stability". Isso significa que eu não poderia comprar 2 x 2GB 1066MHz para trabalhar em dual channel?

Só por constar, achei o manual em inglês da M3A78 aqui, e a seção de memória no manual é 1.7.2: http://www.iusermanual.com/get.php?t=Asus M3A78 Manual&url=aHR0cDovL2RsY2RuZXQuYXN1cy5jb20vcHViL0FTVVMvbWIvc29ja2V0QU0yL00zQTc4L0U0NDEzX00zQTc4X3YzLW1hbnVhbC56aXA%3D

Resumindo, posso chegar na loja e comprar 2 pentes de memória 2GB RAM DDR2 1066MHz Kingston para essa placa mãe e trabalhar em dual channel, por exemplo? Ou há limitação da placa mãe para alguma coisa aí?

Obrigado, e mais uma vez, desculpem pelo texto enorme e por minha falta de conhecimento em hardware!:lol:

Postado

Será mesmo que não compensa? Trabalhar em frequencia maior não é melhor?

E é só isso que eu tenho que me importar na hora da compra (ser DDR2, frequencia e marca boa)?

Postado

O custo/beneficio não compensa. O ganho que voce vai ter é muito pequeno pelo que vale as memórias. Agora, você deve fazer um diagnóstico completo no seu equipamento. Veja se este tutorial pode ajudar.

• Moderador
Postado
O custo/beneficio não compensa. O ganho que voce vai ter é muito pequeno pelo que vale as memórias. Agora, você deve fazer um diagnóstico completo no seu equipamento. Veja se este tutorial pode ajudar.

É, além do fato de 2 juntas trabalharem em 800.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...