Ir ao conteúdo

Qual melhor projeto de ignição?

Johnny Teles

Posts recomendados

Postado

Galera, estou restaurando um chevette 1975 e o mesmo utiliza o velho sistema a platinado e gostaria de montar um ignição eletrônica e pesquisando achei os seguintes projetos e gostaria de saber qual a melhor opção.

http://www.afiata.com/nissan-ignition-coil-driver-schema/

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=52431&d=1178482401

http://webspace.webring.com/people/gl/lemagicien/hvpage/hvcdpage/hvcd.gif

http://www.gncusers.com.ar/phpBB2/viewtopic.php?f=8&t=7799

E pesquisando no google por "electronic ignition schematic" é possível encontrar diversos outros esquemas...

Tenho uma revista aqui bem antiga, década de 70 ou 80 que tem um esquema de uma ignição eletrônica assistida que utiliza um BU208

Muito obrigado a todos...

Postado

Então cara, estou em dúvida ainda, não sei qual monto por isso a dúvida... Qual delas você acha melhor?

Minha intenção é eliminar o platinado, não o distribuidor.

Abraços!

Postado
Minha intenção é eliminar o platinado, não o distribuidor.

Acredito que o sistema DCI seja o mais indicado pra você.

Realizei pela FATEC um projeto de injeção eletrônica monoponto, em que o sistema de ignição também era eletrônico e usavamos o de tipo DCI, que consiste em retirar o valor de rotação do eixo do motor via sensor de efeito hall e ajustar o ponto de ignição de acordo com o valor de RPM no eixo do motor.

Bem, se fores utilizar um DCI, o primeiro passo é saber quais conhecimentos possui e o que estaria disposto a fazer por ele, tipo usar microcontrolador? fazer com circuitos comuns e afins essas coisas.

Abs.

Postado

Felipe, em uma rápida pesquisa aqui, achei a DIS muito interessante e seria uma opção a considerar.

Quanto a DCI seria a mesma coisa que DCI? Meus conhecimentos são básicos, monto circuitinhos que vejo por aí na net. Usar microcontroladores seria legal porém não tenho conhecimentos para isso.

Mais uma vez obrigado.

Pedro H.

Abraços!

Mais ninguém?

Postado

@Sem Comentários, a ideia de usar o sistema DIS é a mais eficiente, mas para funcionar corretamente, além da velocidade do giro voce também tera de monitorar a posição do cilindro em graus para determinar o ponto de ignição para obter melhor queima e consequentemente mais torque para seu motor e menores emissoes.

Para fazer isso o primeiro passo seria a eliminação do distribuidor, e acoplar direto no eixo arvore (virabrequim) uma roda dentada com dois dentes falhados (para sincronismo) chamada de roda fonica, e em conjunto o uso de um sensor de relutancia magnética (so pra adiantar, nos carros que compramos hoje por ai, a maioria ja usa o sistema de ignição DIS).

com esse sensor devemos condicionar o sinal com um CI LM1815 que irá adequar esse para um sinal quadrado em que voce pode monitorar o giro e saber a posição exata do cilindro que dependendo da roda fonica pode chegar a 3 graus de resolução.

O problema é que pra processar um sinal desses, o uso de um microcontrolador passa a ser quase que mandatório pois vocÊ torna o sistema calibravel para obter mais torque ou maior potencia corrigindo o avanço da ignição.

Veja esse link:

http://www.fortunecity.com/silverstone/fiat/10/

usa um processador 68K que hoje é baratinho e ate faccil de achar. leia as duas partes do artigo, o circuito é simples sendo todo o trabalho feito por um micro da motorola.

A um tempo atras também desenvolvi um sistema DIS baseado em PIC com um circuitinho simples de condicionamento com LM1815, so preciso achar no PC os arquivos e posto também.

Maos a obra se precisar de ajuda estamos ai.

Abs.

Postado

Li as duas partes do artigo, não entendi tudo, inglês também não é meu forte...

O interessante pelo menos pelo que entendi é a possibilidade de fazer toda a calibragem direto no carro, sem precisar remover o módulo ignição.

Só não sei se conseguiria montar esse "projetinho", não manjo NADA de eletrônica digital e muitas das imagens estão em baixa resolução o que impossibilita o entendimento do circuito. Você tem uma ideia de valor?

A roda fônica deveria ser instalada exatamente onde? Seria ali na na frente do motor onde fica a ventoinha e etc? Pois ali tem uma correia que creio eu que saia direto do virabrequim e aciona a ventoinha, o alternador e o comando de válvulas.

Outra coisa, seria necessário usar aquelas bobinas que já tem as quatro saídas ou poderia usar quatro bobinas comuns?

Acredito que esse seu circuito seja um pouco mais fácil de ser executado, já que pics são mais comuns e podem ser encontrados facilmente em qualquer loja de eletrônica.

Abraços, muito obrigado e desculpe pela quantidade de perguntas!

Bom final de semana!

• mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...