Ir ao conteúdo

Compilador para notepad++?

danielpcl

Posts recomendados

Postado

notepad++ é um editor de texto que permite você escrever vários tipos de arquivo com .c .cpp .h arquivos de linguagem de programação, qualquer compilador q você instalar vai funcionar.

Porém arranja um IDE, ele tem um ambiente melhor e mais rápido para desenvolver um software.

Se você está começando te recomendo o Devc++( não chega a ser um IDE) mais tem um ambiente voltado a programação no windows. Tem um editor de texto, um compilador MinGW, e tem ferramentas que te possibilita a aumentar a velocidade de criação de códigos c/c++.

Baixe o dev só pra aprender eu recomendo, depois pode escolher um IDE completo.

DICA: o notepad++ é um bom editor de texto, mas não tem uma maneira de avaliar se seu código está certo, tente um IDE.

Postado

Estou ciente de que o notepad++ é somente um editor de texto, e já conheço o Dev C++, que eu usava para programar em C na faculdade.

O problema é que o Dev C++ está apresentando problemas, e, aquela parte de declarar a variavel principal (int main ()) nos exercícios que eu tenho estão de uma maneira diferente, que funcionam em outros programas, mas não funcionam no Dev C++, por isso estou a procura de outro.

Obs: estou querendo um para programar em C++, pois estou estudando um pouco por causa do meu novo emprego.

Postado

int main() não é uma variável e sim a função principal ela que inicia o programa, e com está declarada nesses exercicios? todos compiladores q tem o padrão de c++ declara a função como retornando int: int main() se tiver void main() alguns compiladores dão erro, e é bom você pesquisar sobre IDE voltada a programção c/c++.

Postado

ISSO, ISSO, FUNÇÃO! Sempre troco esses nomes...

Então, nos exercícios sempre tá int main() e no Dev-C++ está int main(int argc, char *argv[]).

Além de que, nos exercícios, as bibliotecas estão como #include <iostream.h> e no Dev-C++ está como #include <iostream>... E não é a primeira vez que eu vejo isso, até a professora na facul estranhou na primeira vez.

Vou dar uma pesquisada nesses tais de IDE... Mas, e o Visual C++? Ele seria um desses IDE? Acha que é uma boa pegar ele pra treinar, ou melhor continuar com o Dev-C++, ou algum outro aplicativo gratuito?

Postado

#include <iostream> é da Linguagem C++.

Não é C, é C++.

O pessoal daqui fala muito no Code Blocks, que nunca vi mais gordo.

Procura no Sourceforge ou no Freshmeat prá ver se tem algo em que você arrisque.

Postado

bibliotecas nos compiladores C++ não precisam de <"nome".h>, isso é só para bibliotecas em C, por exemplo você faz um programa q precise da biblioteca string de C++ e do C.

#include <string> \\biblioteca string em C++

#include <cstring> \\no compilador C você declara <string.h>, mas no C++ se declara com um prefixo c"nome" sem .h

e o int main(int argc, char *argv[])

é os argumentos que pode passar para seu programa antes de compila-lo, todos compiladores usam isso, mas você pode omiti-lo.

Dá uma olhada aê

http://mtm.ufsc.br/~azeredo/cursoC/aulas/c790.html

O visual C++ é bom para criar aplicativos para desktop com base no Windows Forms, mas se você tem dúvida de principiante não é bom começar por ele.

Postado
Além de que, nos exercícios, as bibliotecas estão como #include <iostream.h> e no Dev-C++ está como #include <iostream>... E não é a primeira vez que eu vejo isso, até a professora na facul estranhou na primeira vez.

Só para esclarecer esse ponto: essa declaração do tipo #include <iostream.h> em um código C++ era a usada nos primórdios da linguagem, bem antes do seu processo de padronização. Mais sobre isso: Google.

O compilador Borland Turbo C++ 3.0 (1991), por exemplo, usa essa versão antiga da iostream:

25q4oc5.png

NW

Postado
ISSO, ISSO, FUNÇÃO! Sempre troco esses nomes...

Se sua professora achou o <iostream> estranho, acho melhor você trocar de escola. :mellow:

Provavelmente ela não sabe que o arquivos de cabeçalho sem extensão fazem parte da linguagem c++, isso foi feito para diferenciar arquivos de cabeçalho do C dos de C++, ela como professora deveria saber disso e informar para os seus alunos.

Uma boa IDE seria o code::blocks ela é gratuita e muito fácil de usar.

o visual studio é bom mas ele é mais voltado para programação para o Windows, se você usar ele agora vai ficar meio perdido. Baixe ele quando estiver pronto pra programar para Windows.

Postado

Pessoal, vocês entenderam errado.

No Dev-C++, ele NÃO está aceitando <iostream> como biblioteca para C++, o programa aponta que esta errado e aceita <iostream.h>, e no que eu me referi a minha professora ter achado estranho, foi no ano passado, a professora de C achou estranho o Dev-C++ não aceitar int main() ao invés de int main(int argc, char *argv[]), sendo que o Dev-C++ também aponta erro se eu colocar só o int main().

E, isso não é pra faculdade, isso é um auto-estudo meu, que não sei nada de C++, e vou precisar disso futuramente no trabalho.

Sobre esse negócio de IDE, eu não manjo muito, mas já dei uma pesquisada nesse CodeBlocks, porém não achei para download, e eu estava pensando em pegar o Visual C++, mas o Danilo disse que não é bom pra iniciantes, então me deixou mais perdido ainda... Acho que vou tentar baixar esse CodeBlocks pra ver qual é a dele...

Postado

Obrigado, vou testar ele aqui, depois posto os resultados.:lol:

Galera, baixei o Code::Blocks, o que me deixou com mais dúvidas.

Aparentemente, as apostilas que eu tenho são para uso com o Borlando Turbo C++ 3.0, que definitivamente não é uma ferramenta de trabalho que eu irei usar.

Vocês podem me indicar uma apostila "mais atual", de preferência com alguns exercícios, para se usar o Code::Blocks?

Postado

Sobre o Dev-C++:

Você clica em "Novo Projeto", você escolhe entre aplicações de console e aplicações visuais (janelas).

Também escolhe se quer C ou se quer C++.

E outras coisas que não tenho como ver.

Que é apensa o que me lembro.

Feche o projeto. Crie um novo. Escolha C ou C++ para console.

Cole o código e salve por cima do outro com ele outro fechado.

*** ADD ***

Tem este link daqui mesmo.

http://forum.clubedohardware.com.br/guia-referencia-c/564028

O clássico :

http://pt.wikibooks.org/wiki/Refer%C3%AAncia_r%C3%A1pida_de_C%2B%2B

E este o nome já diz:

http://www.cplusplus.com/reference/

Postado

Tu deve tá tentando compilar arquivo .c , com o <iostream>

Tem que ser .cpp

Postado

@WhiteDog não, pior que estou compilando o arquivo .cpp mesmo:lol:

@Listeiro 037 eu sei sobre isso aí do Dev-C++... o problema é que ele, aparentemente, "não quer" compilar C++:huh: e obrigado pelas referencias, vou dar uma lida, porque a apostila que tenho aqui parecia mesmo meio "desatualizada" :lol:

Acho que vou reinstalar o Dev-C++, pra ver se resolve... Até porque já me acostumei com ele, fiquei meio confuso com o Code::Blocks :lol:

Postado

tenta assim faça um novo arquivo fonte compile antes que possa compilar ele o DevC++ abrirá uma caixa com o diretório para salvar, coloque um nome e salve com .cpp.

Analisando o tópico acho q você tá com problema em fazer um projeto, procure um manual do DevC++ na internet. E sim o code::blocks ele é diferente do Dev, não pude experimentá-lo.

Eu uso o Devc++ 4.9.9.2 e nunca me deparei com esse erro.

Postado

Baixei um binário do Code::Blocks com MingW.

Eu fiz uma gambiarra de emulação aqui, aliás, não é emulador, e estou vendo este Code::Blocks.

O projeto é muito interessante. Aceita diversos compiladores, plugins e multiplataforma.

Como eu ignorei isto por tanto tempo?

É capaz de eu não me lembrar se o projeto não estava bom se eu o baixei há alguns anos.

Preciso observá-lo bem prá ver as possibilidades.

No caso do cara aí de cima, teste essa IDE.

Se der certo, use-a sempre até pegar confiança.

O DEV-C++ está parada há anos mesmo e não evoluiu em nada. :wacko:

Postado

Está parado e tem MUITOS bugs!

Você vai se deparar com problemas que simplesmente não podem ser resolvidos no Dev (se pretende seguir no ramo).

Code::Blocks é opensource, por isso tem problemas mínimos e ta sempre atualizado.

Com uma semana você se acostuma. A identação e o autocompletar são ótimos. Organiza bem seus arquivos se seu projeto tiver muitos.

Faz até cachorro-quente. Melhor que ele só o MS Visual Studio e o Qt Creator.

Enfim, a gente se acostuma muito com programas e IDE, mas pra evoluir tem que sair da zona de conforto.

Postado
Está parado e tem MUITOS bugs!

Você vai se deparar com problemas que simplesmente não podem ser resolvidos no Dev (se pretende seguir no ramo).

Code::Blocks é opensource, por isso tem problemas mínimos e ta sempre atualizado.

Com uma semana você se acostuma. A identação e o autocompletar são ótimos. Organiza bem seus arquivos se seu projeto tiver muitos.

Faz até cachorro-quente. Melhor que ele só o MS Visual Studio e o Qt Creator.

Enfim, a gente se acostuma muito com programas e IDE, mas pra evoluir tem que sair da zona de conforto.

Concordo com você, muitos bugs:lol:

E você está certo, me acostumei com o Dev-C++ na faculdade e agora fiquei bem confuso com o Code::Blocks... O **** é que eu só tenho tempo de testar mesmo durante os finais de semana, mas vou ver se arranjo uma brecha esses dias pra testar...

Postado

Pessoal, arranjei um tempinho aqui no trampo estudar um pouco.

Uma das apostilas de C++ que tem aqui no trampo passa o seguinte exercício, porém não consigo compilar o mesmo nem em C nem em C++, usando o Dev-C++. Alguma resposta?

// AprCout.cpp

// Apresenta o uso

// de cout.

#include <iostream.h>

int main()

{

cout << "Alo, Mundo!\n";

cout << "Eis um numero: " << 42 << "\n";

cout << "Um numero grande: "

<< 280830583058 << "\n";

cout << "Eis uma soma: "

<< "Soma de 245 + 432 = "

<< 245 + 432

<< "\n";

return 0;

} // Fim de main()

Postado

tira o '.h' do iostream

lembre-se q headers do c++ nao possuem extensão .h

adiciona um "using namespace std" (sem aspas) no início da função main, ou depois de iostream

pra usar o cout e outros comandos de c++ você tem q colocar isso aí antes, nao sei explicar muito bem porq, mas tem alguma coisa a ver com classes em C++.

voce pode adicionar o namespace std ou fazer assim:

std::cout
Postado

Então... depois de tanto brigar com o Dev-C++, parece que estou conseguindo programar :lol:

Porém, estou com outros dois problema, na hora de declarar variavéis int e double, não sei se eu entendi errado, mas, eu declarei as váriaveis assim:

int date = '1992';

double altura = '1.80';

mandando exibir na tela assim

cout << "Qual a altura? " << altura << "\n";

cout << "Data de nascimento? " << date << "\n";

E o programa está retornando isso:

Qual a altura? 8.25113e+008

Data de nascimento? 825833778

O que eu fiz de errado? :(

Postado
pra usar o cout e outros comandos de c++ você tem q colocar isso aí antes, não sei explicar muito bem porq, mas tem alguma coisa a ver com classes em C++.

com o C++ orientados a objetos, muitos programadores começaram a escrever seus próprios métodos e funções, isso causou uma certa ambiguidade, ou seja muitas funções tinham mesmos nomes e implementações diferentes.

para isso que serve um namespace, você declara ele e as funções relacionadas à ele, ele é usado como uma assinatura do programador para suas funções e mesmo que tenha duas funções indenticas o namespace vai diferencia-las, por exemplo: std::cout;

std::cout<<"Usa cout do namspace std";

xxx::cout<<"Usa cout do namespace xxx"; // onde xxx pode ser qualquer namespace

quando você utiliza uma função de um namespace muitas vezes você pode declarar a utilização do namespace globalmente;

using namespace nxxx:: fxxx; //n = namespace f= função

ou pode declarar o namespace globalmente assim todas as funções poderão ser utilizada

using namespace std;

Então... depois de tanto brigar com o Dev-C++, parece que estou conseguindo programar

Porém, estou com outros dois problema, na hora de declarar variavéis int e double, não sei se eu entendi errado, mas, eu declarei as váriaveis assim:

Citação:

int date = '1992';

double altura = '1.80';

mandando exibir na tela assim

Citação:

cout << "Qual a altura? " << altura << "\n";

cout << "Data de nascimento? " << date << "\n";

E o programa está retornando isso:

Citação:

Qual a altura? 8.25113e+008

Data de nascimento? 825833778

O que eu fiz de errado?

já disse quando se atribui um valor numérico não se coloca aspas ' ';

int date = 1992;

double altura = 1.80;

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!