Ir ao conteúdo

Q9505 ou Q6600? Qual é melhor?

renansn02

Posts recomendados

Postado

Olá galera!

O título diz tudo. Qual é melhor?:confused:

- Q6600 2,40Ghz 8Mb Fsb 1066 TDP 105w 65nm

- prós: melhor para over, mais cache

- Q9505 2,83Ghz 6Mb Fsb 1333 TDP 95w 45nm

- prós: melhor fsb, maior clock stock (mas nesse caso não acho que seja vantagem), menor consumo, litografia mais nova

Meu micro é para jogos, e pretendo comprar uma Gtx 560 Ti para jogar em 1920 x 1080, ou seja, a VGA faz mais diferença nesse caso. Por isso a dúvida.

Então galera, qual é melhor?

Valeu ai:)

Postado

Não sei sobre eles com overclock, mas nas configurações de fábrica o q9505 é superior. Aqui uma tabela com vários processadores agrupados pela hierarquia.

http://www.tomshardware.com/reviews/gaming-cpu-review-overclock,3106-5.html

Aqui levei em conta que 9505 está entre 9550 e 9450 rs, não sei se isso está certo, mas comparando os processadores o 9550 e o 9505 são um bocado parecidos:

http://ark.intel.com/compare/33924,29765,42920

Ainda mais que pela sua assinatura você já tem esse processador, comprar um agora ainda mais antigo certamente não será bom negócio.

Postado

Melhor jogar mais na placa de video, se você esperar umas semanas é capaz de conseguir uma HD7870 pelos 1000~1100. (desempenho de gtx580 +-, consumo muito menor, e melhor pra dual gpu)

Já tem uma com cooler melhor por 1100 aqui, embora indisponivel: http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:14:953:27741&tag=

O processador vai gargalar um pouco, mas quando você trocar de plataforma, vai ter uma gpu que dure mais.

Postado
Olá galera!

O título diz tudo. Qual é melhor?:confused:

- Q6600 2,40Ghz 8Mb Fsb 1066 TDP 105w 65nm

- prós: melhor para over, mais cache

- Q9505 2,83Ghz 6Mb Fsb 1333 TDP 95w 45nm

- prós: melhor fsb, maior clock stock (mas nesse caso não acho que seja vantagem), menor consumo, litografia mais nova

Meu micro é para jogos, e pretendo comprar uma Gtx 560 Ti para jogar em 1920 x 1080, ou seja, a VGA faz mais diferença nesse caso. Por isso a dúvida.

Então galera, qual é melhor?

Valeu ai:)

Se conseguir pegar um q9550 por um preço bom vale a pena , ele esquenta BEEEM menos que o q6600 e chega a clocks mais alto pelo fato de não esquentar tanto, já o q6600 voce quase nao passa de 3.2 GHZ nele a não ser com um tremendo cooler, fora a conta de luz que vem mais alta , são 40W a mais que o q6600 come a mais.

Postado

A diferença no clock dos dois daria pra dimuir com over no Q6600. Os Core2 são muito bons nisso. em stock a performance dos dois é parecida, mas o Q9505 prima pelo consumo excelente. Os 400 Mhz adicionais em 4 núcleos podem ajudar um pouco mais a não gargalar uma Vga mais nova. Já que já tens o Q9505(também estranhei há um tempo atrás ao ver isso na ark), pode ficar com ele mesmo, já que seu over provavelmente será melhor.

É uma ideia excelente o do post do TijoloEspacial, o gargalo numa 7870 daria pra remediar(mesmo que não de forma total) com um over, coisa que seu Q9505 faz muito melhor do que um possível Q6600(que era uma compra excelente pelo seu preço médio). Apenas recomendo pesquisar pelo fórum sobre a capacidade de over de todo seu hardware(Cpu, Mainboard, todas as temperaturas e memória) antes de fazer o procedimento(e a fonte sua é excelente pra isso).

Postado

Não pretendo mudar de plataforma, nem gastar muito mais com essa (exceto vga) pois o desempenho não seria o suficiente para um grande investimento(ex: i5 2500k + P8P67 = ~R$ 1.000,00).

Me esqueci de avisar, tenho um q6600 em casa, por isso minha dúvida.

O ideal seria então, vender meu q6600 + cooler e comprar um cooler melhor? Dava pra subir um pouco mais o clock e talvez ainda sobrasse uns trocados (rsrs). O que vocês acham?

A vga, seria melhor esperar um pouco até o lançamento da Gtx 660, Gtx 670, pois daria pra avaliar melhor preços, não?

??????

Postado

Esperar um pouco? acho que você teria que esperar bastante pra ter essas vgas lançadas e chegando aqui pelas ultimas noticias. A tsmc (que fabrica os chips) parece que só vai começar a conseguir suprir demanda daqui uns 3 meses. Mas ai você que sabe, eu pelo menos pegava a 7870 bem feliz he.

Postado
Esperar um pouco? acho que você teria que esperar bastante pra ter essas vgas lançadas e chegando aqui pelas ultimas noticias. A tsmc (que fabrica os chips) parece que só vai começar a conseguir suprir demanda daqui uns 3 meses. Mas ai você que sabe, eu pelo menos pegava a 7870 bem feliz he.

Olhei a vga no Kabum, parece interessante, vou pesquisar mais um pouco, mais é bem provável que semana que vem eu compre uma.

E a questão do cooler, seria viável vender meu q6600 + TX3 e comprar um novo? Ai o gargalo da nova vga poderia ser bem próximo do zero ou até zero, não?

Postado
Olhei a vga no Kabum, parece interessante, vou pesquisar mais um pouco, mais é bem provável que semana que vem eu compre uma.

E a questão do cooler, seria viável vender meu q6600 + TX3 e comprar um novo? Ai o gargalo da nova vga poderia ser bem próximo do zero ou até zero, não?

A espera não valeria a pena e vender seu Q6600 é uma boa ideia, ele tem uma melhor retrocompatibilidade, deve ter uma procura considerável.

Renan, caso seu objetivo seja games, não ligue para gargalo, siga a dica do tijolo... EDIT: o comprometimento na performance que ocorreria não justificaria uma troca no processador, ainda mais em FullHD, até você citou no seu primeiro post.

Caso você queira aumentar a produtividade geral do sistema, aí seria legal trocar Placa-mãe+Processador, mas teria que dar uma esticadinha no orçamento pra ter uma boa Vga depois...

Se quiser mais detalhes, joga no setor de upgrades lá... https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/93-montagem-e-upgrade-de-computadores-de-mesa/

Postado
A espera não valeria a pena e vender seu Q6600 é uma boa ideia, ele tem uma melhor retrocompatibilidade, deve ter uma procura considerável.

Renan, caso seu objetivo seja games, não ligue para gargalo, siga a dica do tijolo... EDIT: o comprometimento na performance que ocorreria não justificaria uma troca no processador, ainda mais em FullHD, até você citou no seu primeiro post.

Caso você queira aumentar a produtividade geral do sistema, aí seria legal trocar Placa-mãe+Processador, mas teria que dar uma esticadinha no orçamento pra ter uma boa Vga depois...

Se quiser mais detalhes, joga no setor de upgrades lá... https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/93-montagem-e-upgrade-de-computadores-de-mesa/

Estive pensando, e decidi ficar com meu q9505 + tx3. Vou vender meu q6600 e usar o dinheiro para comprar outra vga (HD7870 muito boa opção + ainda está indiponível). Não vou trocar de plataforma tão cedo, a menos que apareça uma oportunidade muito boa, do contrário, tenho certeza que o "775" não vai me deixar na mão. Valeu gente, um abraço à todos.

Moderador, pode fechar o tópico.

Postado

O Core2Quad Q9505 é muito mais processador que o também respeitável Core2Quad Q6600. Tecnologia mais recente, mais poder bruto, maior margem para overclock, consumo elétrico e temperaturas ligeiramente inferiores.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...