Ir ao conteúdo

Ajuda com projeto de fechadura

Sugoi

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, eu tenho que criar um trabalho mas não sei por onde começar, então eu queria algumas dicas de pessoas mais experientes no assunto.

Acontece que eu estou criando uma fechadura automática controlada por senha, e eu ja tenho um circuito praticamente pronto, só que eu não entendo a maioria das coisas

Poderiam me explicar o que faz cada componente do circuito? E se ele está realmente certo para ser uma fechadura automatica controlada por senha?

Se possivel, eu tambem queria um site que ensine como programar o PIC16F628A na linguagem Assembly, pois eu não faço ideia

Agradeço desde ja.

Link da imagem

projetotcc.gif

Postado

//Entradas

#define BOTAO1 PIN_B1

#define BOTAO2 PIN_B2

#define BOTAO3 PIN_B3

#define BOTAO4 PIN_B7

//Saidas

#define LED1 PIN_A0

#define LED2 PIN_A1

void main ()

{

int senha;

while (true)

{

if (input (BOTAO1));

{

senha = 213; //senha * 10 + 1 ;

}

if (input (BOTAO2));

{

senha = 216; //senha * 10 + 2 ;

}

if (input (BOTAO3));

{

senha = 400 //senha * 10 + 3 ;

}

if (input (BOTAO4));

{

if (senha == 213);

{

output_high(LED1);

delay_ms(2000);

output_low(LED1);

}

else if (senha != 213);

{

output_high(LED2);

delay_ms(2000);

output_low(LED2);

}

}

}

}

Mais ou menos assim.

Existe um software que vai ajudar muito a programar. "PIC Wizard".

E isso pode responder sua duvida:

http://eletronicaoob.blogspot.com.br/2009/10/super-fechadura-v11.html

Postado

jhonalvez muito obrigado pela sua resposta, realmente foi de grande ajuda

Mas eu queria saber por que você usou tal código, e por que eu não posso tirar tal coisa do circuito e qual a importancia dele

E acho que essa não seria a linguagem Assembly que é o que estão pedindo

Eu queria aprender a criar, se não for muito incomodo eu queria aprender isso com vocês

Ja que não vejo outra alternativa.

Postado

bom, voce poderia fazer de um modo bem mais fácil. usando arduino, mas se for para usar em um lugar pequeno teria que programar pic. esse codigo 'e so um exemplo. Bom, mas vamos ver se eu consigo ajudar a comecar.

Existem varias linguagens para se programar pic.

para entender, voce precisa pesquisar como funciona, e tirar uma duvida especifica aqui. eu acho que nao da pra responder tudo de uma vez, mas se voce pesquisar e fazer uma pergunta de cada vez, o pessoal aqui ajuda. aqui tem uma pqeuena introducao:

http://www.radioamadores.net/prog_pic.htm

Postado
bom, voce poderia fazer de um modo bem mais fácil. usando arduino, mas se for para usar em um lugar pequeno teria que programar pic. esse codigo 'e so um exemplo. Bom, mas vamos ver se eu consigo ajudar a comecar.

Existem varias linguagens para se programar pic.

para entender, voce precisa pesquisar como funciona, e tirar uma duvida especifica aqui. eu acho que nao da pra responder tudo de uma vez, mas se voce pesquisar e fazer uma pergunta de cada vez, o pessoal aqui ajuda. aqui tem uma pqeuena introducao:

http://www.radioamadores.net/prog_pic.htm

Obrigado de novo jhonalvez

Aproveitando o tópico, eu queria fazer algumas perguntas, pode ser?

Pra que serve o rele? O que acontece se eu tiralo do circuito?

Pra que serve o cristal? O que acontece se eu tiralo do circuito?

Postado

O relé, ou relay, é um componente composto por uma bobina, e contatos de metal, que quando acionado, fecha um contato, e abre outro. É o mesmo que contatores de maquinas. ele serve para acionar indiretamente algum circuito, acionando a bobina.

o cristal, é um componente de cristal, e claro, que tem propriedades de oscilar, portanto ele serve para criar uma oscilacao. cada cristal tem uma frequencia. é utilizado em circuitos digital,na maioria, e em telefones sem fio, por exemplo..

Postado

Amigo Sugoi,

Pelas suas perguntas, eu vejo que voce não entende nada de eletrônica.

Esse seu "trabalho" , tem a ver com seus estudos ?

Se voce tem o esquema, mas não faz ideia do que que os componentes fazem, então esse projeto não é seu, certo ?

Me desculpe a sinceridade, sei que somos muitos aqui no Fórum que estamos à disposição para ensinar, mas somos apenas um apoio para voce, ou seja, quando voce tiver dificuldade no seu aprendizado, estaremos aqui para auxiliar o seu desenvolvimento.

Mas, antes disso, explique por favor qual a sua necessidade real, pois não me parece que isso seja um trabalho para o seu nível atual de conhecimento, ok ?

Um abraço, e estamos no aguardo !

Paulo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!