Ir ao conteúdo

CROSSFIRE com processadores Fusion/Bulldozer + AMD HD7xxx

SUM41

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal!

A princípio fiquei em dúvida se deveria postar essa mensagem no tópico "placas de vídeo" ou "processadores", ou o que quer que fosse. E de antemão peço desculpas ao moderador, se por acaso estou com minha dúvida no local errado.

É o seguinte: É possível fazer crossfire com os novos processadores da AMD, somado a uma placa de vídeo da AMD? Ou seja, um crossfire entre a GPU do processador e a placa de vídeo propriamente dita? Se sim, o que devo observar para poder fazer isso? E o ganho de desempenho é considerável?

Obrigado!!!!

Postado

Sim, é possível. Mas a quantidade de combinações que se pode fazer é limitada e os resultados não são perfeitos (mas há melhora sim).

As possibilidades você encontra na própria AMD, no campo "Dual Graphics": http://www.amd.com/us/products/technologies/dual-graphics/Pages/dual-graphics.aspx

Em regra, se você compra um APU com gpu embutido, é melhor planejar usar apenas ele, já que você poderia comprar um CPU "puro" e uma placa de video discreta "pura" e ter melhor performance com preço um pouco superior. De quebra você vai ter um sistema mais simples, menos dependente de drivers (nem todo jogo funciona com duas placas de video).

Dual-graphics é mais famoso para notebooks, lá é uma boa. Em desktop as opções não são tão atraentes.

Ou seja, a resposta é sim. Pode. você precisa ver se a configuração é compatível (na lista que eu mostrei la em cima) e geralmente vale mais a pena planejar um sistema com uma GPU mais parruda (ou um APU mais forte ou uma GPU discreta mesmo) ao invés de usar o Dual-graphics, já que perde em eficiência e os preços aqui no Brasil nem sempre são como deveriam u.u.

Por outro lado, ainda esse ano vai sair a nova geração de APUs, eles podem chegar a ter a performance gráfica que você teria hoje com o Dual Graphics, em um único chip. Se eu fosse você, ficava ligado nas notícias.

Mas atenção, os processadores FX não possuem GPU integrada, apenas os processadores da linha A# (A4, A6, A8, A10). E os processadores da linha E# geralmente não permite o dual graphics até por serem bem mais fraquinhos.

Postado

Então o correto para jogos será sempre comprar um processador "mid" e investir o máximo em placa de vídeo para não errar, né?

Postado

Basicamente o ideal é isso sim, já que o que mais influencia em jogos é a placa de video. Investir mais em GPU é a regra de ouro para jogos :).

Mas completando a mensagem, os APUs vão te dar o melhor custo-benefício até uma certa faixa de performance, acima disso a melhor opção geralmente é um CPU e uma GPU, ambos puro-sangue.

Digo geralmente porque na verdade a gente não tem como garantir o melhor custo-benefício com uma regra geral, se a AMD baixar o preço do Llano, talvez ele valha mais a pena do que um FX, saca? Ou ainda, se você acredita que vai poder fazer um upgrade pouco tempo depois, vale MUITO mais a pena começar com um APU e depois adicionar uma discreta do que começar com um CPU "médio"... e uma discreta "fraquinha".

Também tem a questão de que estamos rumando para um cenário em que a única empresa que ainda lança CPU puro-sangue (por incrível que pareça) é a própria AMD, se ela mudar isso a gente pode acabar sem opção mesmo. Nesse caso o Dual-graphics pode vir a ser uma vantagem grande quando comparamos APU intel+GPU discreta x APU AMD+GPU Discreta.

Então, para fechar tudo, o "correto" é fazer uma configuração de acordo com o orçamento disponível e as possibilidades de upgrade, sabendo que ela vai ser a "melhor" para aquele momento.

• 3 meses depois...
Postado
Basicamente o ideal é isso sim, já que o que mais influencia em jogos é a placa de video. Investir mais em GPU é a regra de ouro para jogos :).

Mas completando a mensagem, os APUs vão te dar o melhor custo-benefício até uma certa faixa de performance, acima disso a melhor opção geralmente é um CPU e uma GPU, ambos puro-sangue.

Digo geralmente porque na verdade a gente não tem como garantir o melhor custo-benefício com uma regra geral, se a AMD baixar o preço do Llano, talvez ele valha mais a pena do que um FX, saca? Ou ainda, se você acredita que vai poder fazer um upgrade pouco tempo depois, vale MUITO mais a pena começar com um APU e depois adicionar uma discreta do que começar com um CPU "médio"... e uma discreta "fraquinha".

Também tem a questão de que estamos rumando para um cenário em que a única empresa que ainda lança CPU puro-sangue (por incrível que pareça) é a própria AMD, se ela mudar isso a gente pode acabar sem opção mesmo. Nesse caso o Dual-graphics pode vir a ser uma vantagem grande quando comparamos APU intel+GPU discreta x APU AMD+GPU Discreta.

Então, para fechar tudo, o "correto" é fazer uma configuração de acordo com o orçamento disponível e as possibilidades de upgrade, sabendo que ela vai ser a "melhor" para aquele momento.

eu ja tenho uma radeon 4850.. estava pensando em comprar um processador A8, então nao vale a pena???. estou buscando uma informacao se tendo ja esta placa de video eu complementaria em performance com a gpu do processador.. gostaria de saber se ha um ganho ou você so pode usar as duas separadamente com a 'potencia' q cada um pode exercer.. acho uma informacao importantissima, pois muitos estão achando q vão ter ganhos em seus scores e fps com esses processadores fusions integrando a suas placa de videos antigas.. é uma informacao valiosa, conto com o esclarecimento.

obg

Postado

Olá,

Não será possivel, o dual graphics só é possivel em placas mais novas da linha HD 6***, como pode ser visto no link abaixo na aba desktop:

http://www.amd.com/us/products/technologies/dual-graphics/Pages/dual-graphics.aspx#/3

Isso falando do processador A8-Llano que é o unico disponivel em terra Brasilis..

O sistema de video interno do A8 ficaria desligado nesse caso...

Se vale a pena o A8, isso vai depender de quanto você pode gastar...

Abraços,

Postado
Olá,

Não será possivel, o dual graphics só é possivel em placas mais novas da linha HD 6***, como pode ser visto no link abaixo na aba desktop:

http://www.amd.com/us/products/technologies/dual-graphics/Pages/dual-graphics.aspx#/3

Isso falando do processador A8-Llano que é o unico disponivel em terra Brasilis..

O sistema de video interno do A8 ficaria desligado nesse caso...

Se vale a pena o A8, isso vai depender de quanto você pode gastar...

Abraços,

então, pra mim, para manter a placa de video 4850 (ela nao é ruim) e ter um processador bom, vale a pena então comprar um bull ou um phenom.. eu nao ligo para altos processamentos de ripagem de videos ou compactacao, over disso, houver daquilo, ou altos fps embutidos num grafico em um site especializado em comparar isso daquilo.. ... ou seja o q for.. eu so quero usar o pc para jogar jogos atuais com graficos decentes. o q eu tenho no momento é esta placa de video.. quero saber o melhor custo beneficio para ter esse desejo alcancado, com um novo processador placa-mãe memoria. abraço.

Postado

OLá,

Para jogar bem hoje eu indicaria uma HD 6770/6790 ou GTX 550Ti + um i3-2100 ou FX-4100, com esse combo você joga qualquer jogo bem e com boa resolução...

Sua placa foi boa para época dela, agora ela infelizmente só quebra o galho, para ter um bom desempenho nesses jogos novos você precisa de uma placa de video melhor.

Qual sua configuração atual?

Abraços,

Postado

Um conselho, se vai fazer um up pra JOGOS, começe pela placa de video, veja as configurações que o pessoal indica, compre a placa de video e ja vai jogando jogos mais novos, se der gargalo o seu processador faz um up da CPU mais pr frente, vai sair uns Ivy bons e o preço dos Ivy mid vai baixar, enquanto isso o mercado das placas de video ta pipocando na panela, então acho q compensa trocar seu quebra galho primeiramente, mas já pensando no futuro, isso claro dependendo da sua conf!

Postado
OLá,

Para jogar bem hoje eu indicaria uma HD 6770/6790 ou GTX 550Ti + um i3-2100 ou FX-4100, com esse combo você joga qualquer jogo bem e com boa resolução...

Sua placa foi boa para época dela, agora ela infelizmente só quebra o galho, para ter um bom desempenho nesses jogos novos você precisa de uma placa de video melhor.

Qual sua configuração atual?

Abraços,

ola

minha configuração atual q nao tem nada de atual é um pentium 4 3ghz ele ate roda alguns jogos atuais mas longe de uma configuração de video alta. por isso estou buscando informações, porque preciso mesmo e urgente, é trocar minha configuração placa-mãe processador memoria.. eu tb tenho conhecimento q nao ha necessidade de processadores tops.. meu primo tem um core 2 duo e uma placa de video inferior a minha e ele roda cryses la beleza. enfim, acho q vou de fx 4100 mesmo. obg

Postado
ola

minha configuração atual q nao tem nada de atual é um pentium 4 3ghz ele ate roda alguns jogos atuais mas longe de uma configuração de video alta. por isso estou buscando informações, porque preciso mesmo e urgente, é trocar minha configuração placa-mãe processador memoria.. eu tb tenho conhecimento q nao ha necessidade de processadores tops.. meu primo tem um core 2 duo e uma placa de video inferior a minha e ele roda cryses la beleza. enfim, acho q vou de fx 4100 mesmo. obg

OLá,

beleza, boa sorte!

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...