Ir ao conteúdo

Mudar Drive do Windows 7 sem formatar

LaGoStAo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Minha situação: há algum tempo montei um pc com SSD Intel de 40gb (na verdade a capacidade é de 37gb) pra instalar o Win7 (que, se não me engano, ocupava 27gb) e achei que seria suficiente. O problema é que com o tempo o SO foi só aumentando, e somado a alguns arquivos de programas e outras coisinhas, a SSD hoje tá lotada, já influenciando na performance e dando probleminhas em alguns programas que precisam de mais espaço livre pra rodar.

Estou pesquisando outra SSD pra comprar, gostei da Corsair Force GT (ainda vou resolver se a de 90 ou 120gb). Por acaso alguém conhece, sabe se é boa mesmo, ou tem alguma outra com melhor custo-benefício?

Bem, de qualquer forma, a dúvida é a seguinte: seria possível transferir, de alguma maneira, tudo que está na SSD antiga (incluindo a instalação do Windows, drivers etc) para a nova, sem precisar formatar?

Só mais uma coisinha: pelo tamanho da placa de vídeo, provavelmente não tenha como deixar as duas SSD conectadas à Sata 3. Se eu botar a antiga (se não me engano, a velocidade de leitura dela é 170mb/s e 35mb/s de escrita) em uma conexão Sata 2, ela não ficaria sub-utilizada, correto?

Postado

Ola LaGoStAo.

Tem sim, você vai precisar fazer uma imagem do hd antigo e explodir no hd novo. eu utilizo o clonezilla para fazer isso, é bem tranquilo.

Quanto ao utilizar um hd sata 3 em uma conexão sata 2 o mesmo ficara subutilizado sim, ou seja, vai trabalhar como sata 2.

Os hds corsair, OCZ, Kingston são muito bons.....

Abs

Postado

Maravilha! Valeu pelas dicas aí Alex, vou providenciar esse Force GT aí então e fazer isso.

Só que eu verifiquei direitinho aqui e na verdade as duas portas Sata 3 tão liberadas sim, tanto que o meu HD tá conectado a uma também, o que leva a outra dúvida: seria melhor eu colocar o HD (Caviar Black - WD1002FAEX) na Sata 2 e os SSD nas duas Sata 3, ou deixo o HD na Sata 3 e mando o SSD velho pra Sata 2? Será que mesmo esse HD, com velocidade inferior ao SSD, perderia performance na Sata 2?

• 2 semanas depois...
Postado

Pois bem... Comprei a Force GT, instalei aqui, dividi em duas partições, baixei o XXClone (à primeira vista me pareceu mais simples que o Clonezilla) e fiz uma cópia do SSD antigo, que tinha o windows, pra uma dessas partições, e depois cliquei em "Make Bootable".

O problema é que o SSD novo não tá dando boot, quando vai carregar o Windows dá a mensagem "bootmgr is missing - ctrl+alt+del to restart".

Será que fiz alguma besteira (ou deixei de fazer)?

Já tentei tanto o negócio do "bootsect /nt60 ALL /mbr" quanto o "bootrec /fixmbr" mas nada mudou.

Alguém tem alguma sugestão de como arrumar isso?

De qualquer forma, se não conseguir resolver até amanhã, vou tentar repetir o processo usando o Clonezilla ou algum outro programa similar.

Postado

Clonezilla, xxclone será que ninguem aqui já ouviu falar na ferrameta de backup e restauração do Windows? Pra que usar esses programas se o proprio Windows já faz imagem do sistema?

O processo seria simples com a ferramenta de backup e restauração:

Primeiro faça um backup de uma imagem so sistema do antigo SSD.

Remova e insira o novo SSD

De o boot com DVD do Windows

Na janela instalar o Windows clique em Reparar -> Usar Ferramentas.... -> Restaurar uma imagem do sistema.....

Postado

Fui tentar fazer por esse aí do Windows 7 agora mas num deu certo não. Além da SSD 40gb, onde tá o Windows, ele só faz a imagem do sistema se incluir também o HD onde tão o resto das coisas (1tb, mais da metade ocupado). Ou seja, impraticável.

Postado

Usei esse Macrium e o "Clone Disk" foi todo bonitinho até a hora de bootar, aí deu exatamente o mesmo problema do XXClone (bootmgr missing). Estou agora criando uma imagem do drive C pra fazer o que o Ricardo sugeriu, mas usando o Macrium Reflect em vez do backup do Windows...

Beleza, deu certo. Criei a imagem do C pelo Macrium, restaurei também por ele mesmo pro SSD novo, bootou sem problemas.

Valeu a todos aí pela ajuda. :joia:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!