Ir ao conteúdo

Qual controlador de fan comprar?

garashta

Posts recomendados

Postado

Olá gente! To montando um pc, e tenho aqui 9 coolers (6 shark e 2 nativos do gabinete, além obviamente do da cpu), e queria comprar um controlador de coolers.

Quase comprei o strike x da aerocool, parece perfeito, visual bonito, de led, 5 sensores de temperatura, 5 fans diferentes... mas não controla os coolers automaticamente.

Daí minhas dúvidas:

1) A placa mãe (no meu caso a ga-z77m-d3h ) controla automaticamente a velocidade dos cooler, correto? caso sim, perderemos essa funcção ao usarmos um controlador de cooler. Ao menos, o que eu quase comprei não regula automaticamente os cooler! Existe algum que faça isso?

2) Os controladores de cooler não permitem tantos cooler assim, então temos que usar adaptadores para encaixar mais de um em cada entrada. assim, da pra usar todos meus coolers (9) no strike, que aceita 5, utilizando esta peça aqui? ou seria outra? E esta peça que postei aceita a função PWM, para que os cooler sejam controlados automaticamente?

Postado
Olá gente! To montando um pc, e tenho aqui 9 coolers (6 shark e 2 nativos do gabinete, além obviamente do da cpu), e queria comprar um controlador de coolers.

Quase comprei o strike x da aerocool, parece perfeito, visual bonito, de led, 5 sensores de temperatura, 5 fans diferentes... mas não controla os coolers automaticamente.

Daí minhas dúvidas:

1) A placa mãe (no meu caso a ga-z77m-d3h ) controla automaticamente a velocidade dos cooler, correto? caso sim, perderemos essa funcção ao usarmos um controlador de cooler. Ao menos, o que eu quase comprei não regula automaticamente os cooler! Existe algum que faça isso?

2) Os controladores de cooler não permitem tantos cooler assim, então temos que usar adaptadores para encaixar mais de um em cada entrada. assim, da pra usar todos meus coolers (9) no strike, que aceita 5, utilizando esta peça aqui? ou seria outra? E esta peça que postei aceita a função PWM, para que os cooler sejam controlados automaticamente?

Normalmente a placa mãe só vem com um conector de fan de 4 pinos (PWM), os outros tem apenas três, então seria possivel controlar apenas a velocidade do cooler do processador.

colocar 2 fans em apenas uma saida do controlador pode queimar essa saida ou até mesmo o controlador, pois o mesmo poderá estar sendo sobrecarregado, normalmente cada saida do controlador pode fornecer no máximo 6W de potência, e com 2 fans juntos com certeza passará disso.

(Editado)

Acabei de ver no site da aerocool.

o controlador que você citou pode fornecer até 8 W por canal, como cada fan Shark consome 3,6W (teoricamente) não haverá problema em instalar 2 fans Shark em uma saida do controlador Strike X

Postado

Falae,

Estou com o problema parecido.

Tenho um gabinete Aerocool BX-500 com 8 ventoinhas de gabinete e to querendo comprar um controlador de ventoinha.

6 fans consomem uns 3,7W e 2 fans consomem 2,8W. Só pretendo desligar/ligar os fans de 3,7W.

Não tenho certeza se meus fans são de 3 pinos.

Não me importo com visual, nem termostato, nem programação, nem alarme.

Só importa poder desligar, ligar, controlar a velocidade das ventoinhas e ser interno.

Não tem problema se precisar ligar mais de uma ventoinha em um canal.

Qual controlador seria mais indicado no meu caso?

O strike-x parece ser ótima, mas não oferece opção de desligar as ventoinhas.

valeu

Postado

meus amigos, eu posso estar super errado, mas acredito que vocês estão fazendo uma confusao terrivel...

primeiro... consumo eu entendo como o "gasto" de energia da ventoinha, e potencia eu vejo o que corresponde com as saidas do controlador....

Veja bem, por que os controladores consideraados "tops" como os lamptrons, tem em suas saidas 45w? Ao meu ver se cada shark usa só 3,6w como foi dito, então é só eu comprar um lamptron de 45w por canal, e ligar milhares de sharks nele sem problemas...

Outra coisa, o cabo molex da fonte dá bem mais que 3,6w, e mesmo assim é considerado o modo "silencioso" dos sharks, pois corta a energia deles pela metade...

Eu sou totalmente leigo nisso, mas ao meu ver um controlador para colocar um shark a todo vapor, tem que ter uma saida de no minimo 12w, que é a potencia maxima dele.

Baseado em toda essa "teoria" que eu fiz pesquisando, comprei um controlador de 30w por canal, e ele eu vejo que coloca a todo vapor, ja meu amigo que tem um controlador de 7w por canal, nota-se claramente que faz menos rpm que os meus, pois até o ruido fica bem menor...

Bom, essa é minha opiniao, valeu ai :D

• 2 semanas depois...
Postado

Olá fernando, beleza? possuo um gabnete igual ao amigo ai de cima, um BX-500 da aerocool.

Pretendo colocar um controlador também, mas nao sei qual ou onde comprar. Sites como kabum ou londritech (os quais ja comprei e aprovo muito) nao possuem controladores com potência e corrente suficiente por canal para eu ligar e desligar (pode ser diminuir rotação também) todos os 8 fans do gabnete. Recomenda(recomendem) algum para esse gabnete? valeu pessoal.

Postado
Galera,

Botei o NZXT Sentry 2 no meu e funcionou beleza!

Liguei, inclusive, 2 coolers em um canal e deu potencia máxima mesmo assim.

Haley, como foi que ligou os fans? ligou todos os 8 fans ou só os 4 de 140mm?

abrass

Postado

Canal 1: 1 Fan de 140mm

Canal 2: 1 Fan de 140mm

Canal 3: 2 Fans de 140mm

Canal 4: 2 Fans de 140mm

Canal 5: 1 Fan de 120mm

Deixei somente o Fan de 120mm traseiro ligado na placa mãe.

Todos os canais suportam 2 Fans tranquilamente.

Postado
Canal 1: 1 Fan de 140mm

Canal 2: 1 Fan de 140mm

Canal 3: 2 Fans de 140mm

Canal 4: 2 Fans de 140mm

Canal 5: 1 Fan de 120mm

Deixei somente o Fan de 120mm traseiro ligado na placa mãe.

Todos os canais suportam 2 Fans tranquilamente.

Po legal, acho q vou pegar um então, como você disse q c colocar no maximo eles vão no maximo, é skema em. só uma duvida q ainda tenho, é possivel desligar os fans totalmente??

Postado

seja mais especifico por favor...

''um fan de 140mm, um fan de 120mm''

Qual modelo? qual potencia dos fans ?

E sim, o sentry 2 desliga os fans, mas nao o recomendo, pois apesar de bonito e com varias opções, varios amigos meus (2, nao sao estão varios) tiveram diversos problemas como queimar saidas ou o display, pois qualidade nao é o forte dele.

Boa sorte amigo, espero que com voce seja diferente, meus amigos costumam ser azarados mesmo. :D

Postado
seja mais especifico por favor...

''um fan de 140mm, um fan de 120mm''

Qual modelo? qual potencia dos fans ?

E sim, o sentry 2 desliga os fans, mas nao o recomendo, pois apesar de bonito e com varias opções, varios amigos meus (2, nao sao estão varios) tiveram diversos problemas como queimar saidas ou o display, pois qualidade nao é o forte dele.

Boa sorte amigo, espero que com voce seja diferente, meus amigos costumam ser azarados mesmo. :D

sao os mesmos do amigo ai de cima ele também tem um BX - 500

então fernando, como você disse q ja queimaram sentry 2 colocando 2 fans por canal, to pensando em comprar adicionalmente um Control Fan akasa jr. =p´é potenciometro e pequeno, baia de disquete. acho q fikaria style assim =D.

ai frente, traseira e 1 do topo só diminuo a velocidade e com o sentry desligo o resto =D.

E só pra perguntar, sabe onde posso comprar algum lamptron? procurei mas n achei em canto algum ><

Postado
sao os mesmos do amigo ai de cima ele também tem um BX - 500

então fernando, como você disse q ja queimaram sentry 2 colocando 2 fans por canal, to pensando em comprar adicionalmente um Control Fan akasa jr. =p´é potenciometro e pequeno, baia de disquete. acho q fikaria style assim =D.

ai frente, traseira e 1 do topo só diminuo a velocidade e com o sentry desligo o resto =D.

E só pra perguntar, sabe onde posso comprar algum lamptron? procurei mas n achei em canto algum ><

pow meu amigo, eu tambem estava louco atras de um lamptron, mas pelo que vi devez em nunca voce consegue achar alguem vendendo no mercado livre, ou senao só importando mesmo, infelizmente é isso ;/

Bom ainda tem a opção de pedir para alguem te mandar de fora... recentemente meu amigo andou fazendo umas compras com um cara do japao, preços otimos e de confiança

esse é o video dele mostrando o lamptron, e logo abaixo na descriçao tem um link para informações caso queira comprar algo.

Valeu.

• 5 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...