Ir ao conteúdo

Linux No Mercado. Qual é O Melhor?

loopcd

Posts recomendados

Postado

Tenho um pc modesto com Athlon XP acima de 1ghz, 80gb de hd, 256mb de ram, placa de vídeo geforce.

Vou particionar o hd e dá para o novo sistema (linux) 10gb e instalar o audacity (programa de edição de áudio gratuito)...

Peço ajuda na escolha de um "fabricante", pois quero um sistema recente (compatibilidade com os novos gnomes/kdes)... que não roube tanta memória e seja rápido... rodei o Red Hat e achei ele muito bom, rápido... achei o kurumim lento (mas usei no Cd-rom)...

Também gostaria de um sistema com grande reconhecimento de hardware, PRINCIPALMENTE, de modens (softmodens... Hsp, etc)...

Me falaram que Suse é bom.

Alguém conhece a maioria dos fabricantes de linux? Há como me falarem de cada um deles?

Postado

por que não fica com o red hat então? ou o kurumin? :tantan: pelo comentario que você fez em outro topico recomendo voce continuar com o windows afinal o linux também trava ne? e não e a solução dos problemas de sistema segundo voce! :tantan::huh:

Postado

Tauren, acho que não devemos criticar se ela disse que o linux trava, lembre-se todo mundo tem uma opnião e outra se você gosta mesmo do linux deveria gostar que mais uma pessoas começasse a utiliza-lo.

Bom, vamos ao que importa.

Slackware 9.1: acho ele muito leve, tenho instalado o kde 3.2 nele e roda sem problemas, acho ele muito leve, e consome pouca memória, porém é um pouco complicado seu uso no começo.

Debian: Nunca utilizei, mas possue uma boa compatibilidade com hardware e uma grande quantidade se softs para o mesmo, muito fácil de instalar programas, basta apenas utilizar o APT-GET.

Kurumin: Nada mais é que um Debian Reduzido que roda pelo cd, tem basicamente as mesmas caracteristicas, já usei, gostei muito, mas aquele APT-GET, me fez desanimar dele.

Red Hat: Bom, estavél, não gosto muito dele, acho ele um pouco pesado e no meu caso ele consome até que bastante memória!

De todas as que eu disse eu ficaria com o Slack, acho ele muito leve, rápido e estavel. Agora se você não sabe, não gosta, ou não quer, ficar instalando os programas "no braço" recomendo as distros baseados no Debian, como o Kurumin. Acho que o melhor mesmo seria você ir experimentando!

Ahh, bem vindo ao mundo LIVRE :D

:joia::bye:

Postado
Postado Originalmente por xpy@08 maio 2004, 00:38

Tauren, acho que não devemos criticar se ela disse que o linux trava, lembre-se todo mundo tem uma opnião e outra se você gosta mesmo do linux deveria gostar que mais uma pessoas começasse a utiliza-lo.

Bom, vamos ao que importa.

Slackware 9.1: acho ele muito leve, tenho instalado o kde 3.2 nele e roda sem problemas, acho ele muito leve, e consome pouca memória, porém é um pouco complicado seu uso no começo.

Debian: Nunca utilizei, mas possue uma boa compatibilidade com hardware e uma grande quantidade se softs para o mesmo, muito fácil de instalar programas, basta apenas utilizar o APT-GET.

Kurumin: Nada mais é que um Debian Reduzido que roda pelo cd, tem basicamente as mesmas caracteristicas, já usei, gostei muito, mas aquele APT-GET, me fez desanimar dele.

Red Hat: Bom, estavél, não gosto muito dele, acho ele um pouco pesado e no meu caso ele consome até que bastante memória!

De todas as que eu disse eu ficaria com o Slack, acho ele muito leve, rápido e estavel. Agora se você não sabe, não gosta, ou não quer, ficar instalando os programas "no braço" recomendo as distros baseados no Debian, como o Kurumin. Acho que o melhor mesmo seria você ir experimentando!

Ahh, bem vindo ao mundo LIVRE :D

:joia:  :bye:

Tem que criticar sim, todos sao criticado nessa vida ate eu e nem por isso vai ser o fim do mundo pois sei receber criticas e me defender muito bem ou dizer se e verdade ou não, sobre isso ai, o mal e falar mal de um programa e mesmo assim querer usar o esse mesmo programa, seu eu falo mal de um programa por que vou usar ele? eu tenho o windows e o linux junto e acho que cada um tem suas vantagens, uso o windows por que acho que ele ainda e um pouco mais acessivel pois encontro todos os programas que quero pra ele e ele ainda possui mais titulos de jogos e de alguns programas uteis porém gosto do linux também pela estabilidade dele e pela liberdade que ele da ao usuario de modificar ao seu gosto e instalar em quantas maquinas quiser sem o compromisso de pagar muitas licenças não que o windows xp trave toda hora alem do mais o windows melhorou sua estabilidade muito nessas ultimas versões e ele não trava por tudo já o linux trava em casos muito raros pelo menos o meu slack nunca travou ate agora nem o fedora core que usava anteriomente so que o fedora e um pouco pesadinho, ficava um pouquinho mais lento aqui mas dava pra usar tranquilo. ah! xpy não e todo mundo que apoio tem gente que so entra pra esculhambar na area de informatica e pra essas eu dispenso meu apoio pelo menos e pronto o assunto morre aqui <_<

:-BEER

Postado

Tauren, o que você disse tem toda a razão, porém não sabemos a época e/ou qual versão/distro linux que ela usou. e como você mesmo já deve ter percebido alguns não rodam muito bem em alguns micros e as vezes a versao do kernel que ela utilizou era um tanto quanto antiga e continha alguns bugs, que hoje não existe mais.

Agora, antes de usar o linux eu usa o Win XP e posso dizer, ele nunca travou comigo no máximo ele ficou muito lento que eu preferi reiniciar, mas travar isso nunca ocorreu.

Agora eu acho que devemos apoiar todos que mudarem pra sistemas gratuitos, pelo simples fato de uma quebra de monopólio!!!

Ah, agora sim o assunto chega ao fim. :D

Agora, vamo falar sobre mais algumas distros

Mandrake: Filho do Red Hat, tem as mesmas caracteristicas basicas, mas não gostei muito do KDE que vem com ele, a organização dos icones por padrão é meio estranha.

Conectiva: ao meu ver é o mesmo esquema do Mandrake, e também é filhote do R.H.

SuSe: Achei muito estavel, mas me desanima por ele não ser totalmente gratuito, ah, achei ele bonitinho e fácil(até d+)

Postado
Postado Originalmente por xpy@08 maio 2004, 19:15

Tauren, o que você disse tem toda a razão, porém não sabemos a época e/ou qual versão/distro linux que ela usou. e como você mesmo já deve ter percebido alguns não rodam muito bem em alguns micros e as vezes a versao do kernel que ela utilizou era um tanto quanto antiga e continha alguns bugs, que hoje não existe mais.

Agora, antes de usar o linux eu usa o Win XP e posso dizer, ele nunca travou comigo no máximo ele ficou muito lento que eu preferi reiniciar, mas travar isso nunca ocorreu.

Agora eu acho que devemos apoiar todos que mudarem pra sistemas gratuitos, pelo simples fato de uma quebra de monopólio!!!

Ah, agora sim o assunto chega ao fim. :D

Agora, vamo falar sobre mais algumas distros

Mandrake: Filho do Red Hat, tem as mesmas caracteristicas basicas, mas não gostei muito do KDE que vem com ele, a organização dos icones por padrão é meio estranha.

Conectiva: ao meu ver é o mesmo esquema do Mandrake, e também é filhote do R.H.

SuSe: Achei muito estavel, mas me desanima por ele não ser totalmente gratuito, ah, achei ele bonitinho e fácil(até d+)

Tranquilo B)

:ZZZ:

Postado
Postado Originalmente por xpy@08 maio 2004, 00:38

fiquei curioso... porque o apt-get te desanimou?! também prefiro o slack... usei o 7 e o 8.1... mas ultimamente ando meio "sem tempo"... então o kurumin facilita pra min...

Postado

São varios motivos:

1 - Não gosto que alguem ou algo faça alguma coisa que eu mesmo posso fazer! :tantan:

2 - A instalação é padrão, não tem como customiza-la <_<

3 - As vezes aparece alguns arquivos corrompidos e dá um p* trabalho pra corrigir (digo kurumin, que usa os pacotes da versao Instavel do Debian) :muro:

E outra, o Slack tem programas que fazem basicamente a mesma coisa que o APT-GET, particularmente eu não as usos, mas dizem que são excelente para atualizar o sistema! B)

Outra coisa, as vezes vale muito mais você perder um pouco mais de tempo e fazer uma coisa bem feita e que va funcionar melhor com você do que fazer as coisas correndo para que apenas funcione! :joia::bye:

Postado
Tauren

você leu tudo o que escrevir na 1ª resposta do outro tópico? Eu e uma leva de funcionários públicos ( :priv: ) estamos felizes pelo governo está mudando o sistema Windows para linux. Obrigada pela dica do Red Hat (nunca instalei), mas tenho em casa um versão antiga do Linux (conectiva 7) e deixei ela instalada por um ano. Mas minha família de certa forma não gostava e como este sistema quem só usava era eu... hunf... tirei... pois precisava sempre ter que instalar (em 1999/2000) um emulador ou plugin para ouvir/ler/ou visualizar... Eu posso ficar feliz por mim mesma, pois comecei com linux cedo na operação de sistema... então não só clico no ícone do disquete para vê-lo... sei executar comandos, que acho que qualquer ser vivo moderno deveria conhecer... e não é difícil.

E não trava? Afinal, você só mexe nele em cs? Não discuto isso, pois pelas configurações que fecho aqui no C.H., não é a toa que não trave. Mas eu considero o travamento com um congelamento de tela ou tarefa... e que demore muito para voltar ao estado anterior sem resetar... Desculpa se escrevir abobrinhas... Mas também não gosto de lentidão às vezes também percebida...

spy

Gostei também do kurumim... Já mexi com o Red Hat (parecia rápido), mas era uma máquina P4 que rodava. Peço mesmo é sugestão para 'compra', pois não tenho internet banda larga e abaixar não tem como... Os dois sistemas que tenho do Linux foram adquiridos pela compra de revistas...

Hum... "mas aquele APT-GET, me fez desanimar dele" - - - :mellow:

Minha desanimação com o Kurumim é a compatibilidade com o hardware, principalmente modens... Leio muitos manuais sobre configurá-los mesmo manualmente, mas funcionou pelo que vi só em algumas máquinas... O snack vai bem com softmodens, principalmente da pctel?

E desculpem a ignorância, mas o Suse já está em português br?

:joia:

sobre opiniões e críticas

Sinceramente, acho todas bem vindas. Leio tudo e vejo o que posso aproveitar... sei programação e hardw., mas acho que já sou uma leiga perto de uns garotos de 12 anos, que não fazem mais nada da vida além do estar diante do computador... e então :P acho que tenho que aprender muito! Se fiz críticas meio malucas nos tópicos, foi porque sou assim mesmo. Se for para falar mal de um programa, que seja construtivo, pois muita gente apenas ler neste site, e aproveita as opiniões sobre tudo... é bom que todos saibam o que está levando para casa e se atinge as expectativas... e repito tudo o que escrevir e explico se necessário.

"- Não gosto que alguem ou algo faça alguma coisa que eu mesmo posso fazer!"

Concordo =^.^=, pois se voce mesmo buscar resolver alguma problema de sistema, por exemplo, além de ampliar o conhecimento, você estará seguro que esse outro alguém tire ou altere uma configuração que antes era perfeito para você. Cada um tem uma necessidade e uma forma de trabalhar... por exemplo, odeio muitos ícones na área de trabalho e faço uma limpa no menu iniciar... no msconfig tiro algumas tranqueiras de inicialização, pois deixam o pc lento (isso no caso do Windows)... E acreditem gosto de máquina de escrever como computador, gosto de televisão e internet (pois tem gente que só vê a tv globinho (desculpem) pelo micro) ai ai... E viva o novo! E viva também e torço por um futuro sem apagão...

Postado

Não sei se já tem em pt_BR, porque eu usei ele totalmente em Inglês!

Bom, uso o Slack, pois acho ele muito leve, como já havia dito e pra me conectar com a Internet utilizo um softmodem Lucent v90. Já utilizei modems PC-Tel, mas não gostei muito, mesmo no Windows, agora entre no site Linmodems.org que lá tem driver para o mesmo e creio que você vá conseguir utiliza-lo em qualquer distro!

E como você disse que gosta de ler :D , nos arquivos tem sempre uns arquivos INSTALL, README, as vezes eles ajudam muito!

Postado
Postado Originalmente por xpy@13 maio 2004, 00:47

(...)não gosto que alguem ou algo faça alguma coisa que eu mesmo posso fazer (...) instalação é padrão, não tem como customiza-la (...) o Slack tem programas que fazem basicamente a mesma coisa que o APT-GET (...)

também ouvi falar bem desse programa pra slack... acho que chama slackpack ou algo assim... não quero te convencer de nada sobre kurumin, mas acho legal uns comentários como referencia aos demais...

a instalação do kurumin, não é customizavel, mas durou apenas 4 minutos (um record mundial tratando-se de SO)... isso porque ele só instala o "mínimo" para ser usado em um desktop atual com interface gráfica kde...

como programas para internet, vídeo, mp3, icq/msn, office, configuração básica, etc... dai pra frente o usuário decide o que o sistema vai ser atarvés do apt-get ...

acho super prático... porque você pode ir instalando o que precisa por demanda... mantendo o sistema "enxuto" e conhecendo cada "cm" dele... se quer testar programas, você instala com apt-get, testa, e depois desinstala com apt-get também...

também não fica aqueles preciosos Gigas de HD perdidos com compiladores, interfaces WM, servidores e as vezes 4 ou 5 programas diferentes que fazem a mesma coisa... e que você nunca usa, mas selecionou na instalação porque não sabia nem o que era...

enfim, como já disse também prefiro o slackware, mas computação pra min é só hobby... então até hoje só o kurumin me permitiu "viver" só com linux no desktop... e usar o cd do RuinXP como porta-copo... eheheheh

Postado

Quando digo que a instalação não é customizavel, me refiro os programas instalado com o apt-get e não o sistema em si!

Um exemplo disso é que o MPlayer é possivel ativar ou não o GUI dele, basta digitar assim: # ./configure --enable-gui

Esse foi só um exemplo, mas existe muitos outros programas que também é possivel fazer isso!

Postado

você PODE USAR O LINUX NA LINGUA QUE QUISER, ATUALMENTE ELE E TRADUZIDO EM 89 LINGUAS, BASTA você USAR O ISPELL-PT-BR, ASPELL-BR, I18N-PT-BR, OU EDITAR O /ETC/LOCALTIME.

:tantan::tantan::tantan::tantan::tantan:

Postado
Postado Originalmente por xpy@14 maio 2004, 00:06

(...)me refiro os programas instalado com o apt-get e não o sistema em si!(...)

é verdade... a apt-get baixa, já instala e deixa funcionando (coloca até ícone no menu K)... você perde flexibilidade... mas ai depende do que cada um precisa... isso é a maior vantagem do linux... tem variantes que atendem a todos!!!

outa coisa... você já ouviu falar do "Slax"... um live cd baseado no Slack... será que é tão bom quanto?!

Postado
Postado Originalmente por Centrino@14 maio 2004, 02:09

você PODE USAR O LINUX NA LINGUA QUE QUISER, ATUALMENTE ELE E TRADUZIDO EM 89 LINGUAS, BASTA você USAR O ISPELL-PT-BR, ASPELL-BR, I18N-PT-BR, OU EDITAR O /ETC/LOCALTIME.

Valeu mesmo!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!