Ir ao conteúdo

Compra de outro processador: Sandy Bridge ou Ivy bridge ?

zeluizbike

Posts recomendados

Postado

Galera, estou vendendo meu processador atual (Phenom x6 1055t) e agora estou em dúvida sobre qual processador pegar.

Andei pensando em pegar um i7 2700k e uma placa mãe simples.. ou um i7 3770k ou outro ivy bridge mais simples e trocar por um melhor futuramente.

O que vocês acham, vale a pena pegar Sandy Bridge ainda, tipo um 2600k-2700k ou melhor pegar a Ivy de uma vez e pronto ?

Postado

Você usa o computador para quê? Porque talvez você não vá perceber muita diferença fazendo o upgrade. Na verdade, entre AMD e Intel existe uma área cinzenta que só mesmo quem tem as duas plataformas rodando em configurações semelhantes pode saber dizer como é. No final do ano vem os Vishera da AMD, em 2013 os Haswell da Intel. Talvez seja melhor esperar, porque o seu 1055T não é qualquer processador, não. É um X6.

Mas diz aí a sua configuração e o uso do computador. Assim fica melhor para dar uma opinião.

Postado

Games pesados? Gamer? Porque em alguns jogos que exigem muito da CPU, como Black Ops ou Starcraft 2, você vai ter um ganho bem considerável de frame rate, pelo que eu li. Quem rodava Crossfire ou SLI também diz que o Phenom II dava gargalo, então são casos específicos em que vai valer a pena, e a galera de games aqui pode dizer até que ponto isso é mito ou realidade.

Mas para coisas básicas, do dia a dia, até um Photoshop, editor de vídeo, a diferença talvez não vá valer à pena, porque o seu processador é semiatual, vamos dizer assim. É só segurar alguns meses e partir logo para um upgrade de verdade.

Em minha opinião, você pode fazer duas coisas como alternativas ao invés de fazer o upgrade agora:

Primeiro, fazer um overclock no seu 1055T. Segundo, comprar um SSD para o seu OS, pois aí sim você vai sentir diferença geral em coisas que nenhum processador vai te oferecer, por melhor que seja. Por exemplo, eu li em algum lugar que o antivírus checa o OS em 30 segundos com um SSD... O boot é insano, os programas abrem imediatamente... São esses detalhes que a gente costuma esperar de um novo processador, o que nunca acontece.

Independente disso, sobre a sua dúvida, eu não trocaria um Phenom II por um Sandy Bridge na conjuntura atual. Eu ia ou de Ivy Bridge ou esperava os Haswell. Opinião minha, porque se você escolher o Sandy Bridge, daqui a alguns meses você vai ter feito upgrade em uma plataforma que será duas gerações atrasadas. Não faz muito sentido, já que você já tem um bom processador.

Postado

Eu rodo jogos tipo Battlefield 3, GTA 4, Dirt 2/3, Call of Duty MW 3, Crysis W. e afins.. Todos os que curto e jogo são pesados.. (Tirando combat arms.. hahaha).

Meu Phenom já está com over... Ele ta rodando a 3.2ghz (O clock original é 2.8ghz) e ta dando conta de todos os jogos agora.. Só não sei se eu trocar por um mais forte o desempenho aumente ainda mais..

Se eu fosse trocar agora, seria pra Sandy Bridge com i7 2600k ou 2700k.. A Ivy está absurdamente caro e é impossivel pegar ela agora..

No caso se eu comprar o SSD, será o de 120gb. Vou colocar o Windows nele, programas e os principais jogos que eu tiver jogando no momento e deixo meu Seagate de 1 Tera pra salvar arquivos.

OBS: Acho que meu 1055t com over deve tar com a mesma faixa de desempenho de um 2600k sem over... Pelo menos nos jogos acredito que sim. No Cinebench com over pra 3.2ghz ta fazendo 5.78 pts.. A 3.8Ghz faz 6.54 pts.

Postado

Bom... Games não é a minha praia, ainda que você tenha falado que o 1055T está segurando bem. É melhor um gamer dizer se vale a pena migrar para um Sandy Bridge agora.

Ajude aí galera!

Postado

Mas estou pensando mesmo em ficar com esse 1055t e quando for fazer up em processador, pegar o Ivy de uma vez..

E pegar o SSD não seria uma má escolha né ?

Aproveitando o tópico, alguem sabe me dizer se os ssd mushkin são bons ?

Postado

Se o 1055 está segurando bem, lá para janeiro, quando os Haswell estiverem perto de serem lançados, os Ivy vão começar a baixar para os preços que os Sandy Bridge estão agora. É uma boa pedida.

Agora, quanto a SSD, dá uma pesquisada no setor aqui do fórum porque é meio chatinho. Se você pegar uma marca com firmware ruim ou complicado, é a maior dor de cabeça. É bom ver também as velocidades de leitura e escrita, porque tem alguns com velocidades muito baixas para preço de SSD.

• 3 meses depois...
Postado

Boa tarde. Bem, esse tópico têm 3 meses então acho que isso não é ressuscitar, hauhauhua.

Estou com uma dúvida bem parecida em relação a upgrade: tenho uma mobo Asus P5KPL-AM e um processador Intel Core 2 Duo E7400.

Estou de olho em uma mobo Gigabyte GA-Z68XP-UD3 ou Asus P8Z68-V e um I5/I7 3ª geração (se não estou errado são os Ivy Bridge) e mais pra frente penso em Placas de Vídeo.

A questão é: vale a pena pegar isso hoje ou realmente é melhor esperar?

Está dúvida deve-se ao fato de que na grande maioria das vezes as primeiras séries vêm bixadas...

Lembrando: será PC Gamer e edição de Vídeos/Fotos.

abraços!

• mês depois...
Postado
Boa tarde. Bem, esse tópico têm 3 meses então acho que isso não é ressuscitar, hauhauhua.

Estou com uma dúvida bem parecida em relação a upgrade: tenho uma mobo Asus P5KPL-AM e um processador Intel Core 2 Duo E7400.

Estou de olho em uma mobo Gigabyte GA-Z68XP-UD3 ou Asus P8Z68-V e um I5/I7 3ª geração (se não estou errado são os Ivy Bridge) e mais pra frente penso em Placas de Vídeo.

Está dúvida deve-se ao fato de que na grande maioria das vezes as primeiras séries vêm bixadas...

abraços!

Bom , faz alguns meses que fez a pergunta acho q nao tem problema em responder mas caso , ainda não decidiu. Cara vale a pena sim , porque tipo pense comigo Ivy Bridge agora não tá tãoo caro assim , só dar umas pesquisadas e tal né ? Agora esperar pelos Haswell acho besteira , eles listarão para 2013 segunda metade do semestre ou seja só no final do ano de 2013 , aleém do mais vai estar caro pra caramba , porque o BRASIL é **** (_( Então sendo assim é melhor seguir sempre uma geração anterior , tipo processador haswell lança você espera baixar um pouco a poeira e espera anunciarem outro processador então compra os haswell assim por diante hehe :cool: ... Em relação as mobos eu pegaria a mais barata (Gigabyte) porque nela já vai dar pra você fazer SLI (colocar duas placas de video) caso queira fazer isso futuramente , a placa-mãe Asus só tem algumas coisinhas a mais que talvez voce não use e parece ser mais caro :P . Se puder pega uma placa mãe pode ser da Gigabyte mesmo ' com chipset Z77 vai ser melhor porque assim você vai ter mais desempenho com os processadores ivy bridge . Lembrando que alguns Chipsets do z68 estão bichados e do Chipset Z77 não :cool:

Espero ter ajudado ehhe :D

Postado

abraços!

Bom, você já deve até ter feito o up, mas, no seu caso, até um upgrade para um Phenom II X6 já valeria a pena ^_^ Quem diria então para um i7 Sandy Bridge ou Ivy Bridge. Como o colega aí em cima falou, se você esperar pelos Haswell, periga de pagar muito caro pelo upgrade, sem dizer que esperar quase um ano é muita coisa. No caso de quem abriu o tópico, que tem um Phenom II X6, a história é outra. Eu mesmo só vou atualizar o meu em 2013/2014, mas você podia aproveitar a baixa de preços do Ivy Bridge (se é que podemos dizer isso) e fazer o up.

Eu pegaria um i7, já que você vai mexer com edição de vídeo. Se não for fazer overclock, o i7-3770 tem uma boa diferença para o de série "K". Pode ser uma placa-mãe série 6X, mas as de série 7X, para os Ivy Bridge, hoje estão custando quase a mesma coisa. Dá para encontrar uma boa Z77 pelo preço dessa Z68-UD3 da Gigabyte.

-----edit-----

Se não for pensar em over, SLI, Crossfire, pode até economizar com uma H77. Se não for pensar em RAID, até uma B75. Mas as Z77 às vezes vem com umas coisas bem legais, como suporte para controle de fans e outras coisas mais. Vai do bolso também.

Postado
Galera, estou vendendo meu processador atual (Phenom x6 1055t) e agora estou em dúvida sobre qual processador pegar.

Andei pensando em pegar um i7 2700k e uma placa mãe simples.. ou um i7 3770k ou outro ivy bridge mais simples e trocar por um melhor futuramente.

O que vocês acham, vale a pena pegar Sandy Bridge ainda, tipo um 2600k-2700k ou melhor pegar a Ivy de uma vez e pronto ?

Eu só acho que sair de um Phenom II X6 1090T BE para um Core i7 LGA1155 não vai melhorar muito o desempenho aí. Mas se for para trocar eu recomendaria o kit mais novo, com Core i7-3770K, para ter mais diferença de performance no upgrade. E eu pensaria na possibilidade de juntar uma grana de pegar pelo menso uma placa-mãe intermediária. Chega a ser um pecado gastar quase mil reais num processador e comprar uma plaquinha de cento e oitenta dilmas, pobre de recursos...

Boa sorte!

EDIT: Só agora que vi a data do post. Desculpe a gafe, moderação! Se quiserem deixar o post aqui para consulta por parte de outros membros (ou quem sabe até o dono do tópico, embora seja bem pouco provável), fiquem à vontade. Se quiserem deletar... Bom, eu vou entender. Não tem botão de deletar post aqui... ¬¬

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!