Ir ao conteúdo

É possível formatação condicional assim?

odlile

Posts recomendados

Postado

Bom dia.

Pesquisei nos fóruns aqui e não consegui encontrar algo que resolvesse esta situação: tenho uma planilha no Excel que é numerada (número de ordem) e relaciona pessoas de vários órgãos diferentes. Anteriormente, para conseguir essa separação e facilitar a contagem por órgão, a planilha era toda dividida por órgãos. Acontece que era (e ainda é) preciso, várias vezes por mês, separar essas pessoas seguindo critérios. Fazer isto demorava MUITO, pois as planilhas eram separadas. Pra facilitar, eu criei outra planilha e, agora, com o recurso de filtragem, eu separo facilmente segundo os critérios que quiser, mas pra isso, eu tive de juntar todas as planilhas numa só (o recurso de filtragem exige isso). Só que agora minha chefe disse que nessa planilha única é difícil verificar rapidamente quais são e quantas são as pessoas por órgão.

Preciso de uma formatação automática (acho que é condicional) que: (a) facilite a visualização das pessoas por órgão; (B) permita uma contagem automática de pessoas em cada órgão. Para exemplificar, fiz manualmente uma planilha e posto pra vocês terem uma ideia do que preciso.

http://www.filefactory.com/file/3kndphjymkvt/n/FORMATA_O_PERMUTA_-_2012_xls

Basicamente, a numeração deve recomeçar automaticamente ao iniciar a lista de outro órgão. E as linhas, mais largas, que separam os õrgãos, precisam aparecer automaticamente também.

Isso é possível?

Fico grato desde já pela ajuda.

Postado
Boa noite Odile

Não consegui baixar a tua planilha, use outro site como:

www.sendspace.com ou www.4shared.com

Um abraço.

É, Patropi, notei que o servidor que usei antes é péssimo. Ele devolve o arquivo em formato diferente do arquivo que a gente envia pra ele. Já deletei a conta.

Crei conta no sendspace e posto a planilha pra quem puder ver e ajudar.

http://www.sendspace.com/file/t0i2xv

Grato,

odlile

Postado

Odlile,

Boa tarde!

É sempre bom estar compartilhando com alguém o que aprendemos ao longo do tempo. Não sei se entendi bem a sua pergunta mais irei te passar uma formar com formulas de como sanar esta tua dúvida só com um click. Toda gratificação deve ser dado e muito bem parabenizado ao nosso MESTRE Patropi que sempre esta nos ajudando com seus conhecimento.

Por fim, baixe a planilha em anexo e veja se é isto mesmo que deseja?

http://www.sendspace.com/file/r9d8ri

Abraços,

Postado

Trafix, você fez a planilha da direita retornar os primeiros de cada órgão, ou os segundos, ou os terceiros e assim por diante, conforme o número que eu escrever na célula F1 (nem sabia que isso era possível... mais uma pro caderninho)

Mas o fato é que essas planilhas são, na prática, muito extensas e relacionam muitas pessoas de vários órgãos diferentes. Assim, eu preciso que o Excel apresente uma linha mais espessa na última linha de cada órgão (para facilitar a visualização) e que faça a contagem de servidores por órgão (para permitir saber quantos servidores se encontram em cada órgão). A minha ideia seria fazer o Excel numerar automaticamente as pessoas por órgão - por exemplo: Vamos supor que a planilha tenha uma relação de 50 pessoas da SECRETARIA DA SAÚDE e, em seguida, mais 20 pessoas da SECRETARIA DA FAZENDA. O Excel teria de numerar de 1 a 50 os servidores da SAÚDE e depois recomeçar automaticamente a numeração dos servidores da FAZENDA, numerando-os portanto de 1 a 20, além de colocar automaticamente uma linha mais espessa abaixo do último servidor da SAÚDE. Esses dois procedimentos (linha espessa e numeração por órgão) teriam de ser automáticos, pois essa planilhas tomam muito tempo quando preciso separar órgãos e pessoas segundo critérios diversos. Preciso de solução que diminua esse tempo na formatação do documento (linha espessa / numeração).

Consegui explicar? Deus permita que você tenha uma solução pra mim.

Se alguém mais tiver alguma ideia, mesmo que diferente, pra solucionar esse problema, por favor, exponha-a aqui.

Agradeço desde já o empenho.

Abraço!

Odlile

Postado
Não sei se pode ser por macro, mas fiz uma que realiza o serviço que você deseja com um simples clique de botão ou atalho de teclado, bastará apenas preencher a planilha e pronto!

Veja:

http://www.sendspace.com/file/fqk7aa

E se precisar de mais colunas, basta editar a macro incluindo novas informações, é simples!

Abraços.

Boa tarde, pessoal!

Jeffsilveira, era isso que eu precisava. Tenho aprendido algumas coisas novas em Excel, mas esse tal de macro eu vejo que não daria pra desenrolar em pouco tempo, acho que não conseguiria é de jeito nenhum, mesmo. Muito obrigado pela força! E obrigado a vocês também, Patropi e Trafix.

Vou precisar estudar um bocado pra adaptar a macro ao documento real aqui. Vou ver se a partir daqui dá pra continuar sozinho.

Peço que não encerrem esse tópico ainda. Quando eu jogar/adaptar a macro ao documento real, eu retorno pra avisar que deu tudo certo ou então pra pedir socorro de novo.

Abraço!

Odlile

• 11 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...