Ir ao conteúdo

Polimento de Hyper 212 Plus

PedraX

Posts recomendados

Postado

Prezados colegas, tive problemas com meu processador Q9550 que estava dando tela azul e melhorou com esse cooler CoolerMaster Hyper 212 Plus( agora está 39 graus no Core), mas ainda tenho tela azul quando coloco a placa mãe no modo TURBO e também gostaria de testar um pouco de overclock. Como uso uma pasta térmica Arctic Silver, a última opção para melhorar a temperatura é tentar fazer o espelhamento da base do do cooler Hyper 212 e eventualmente do processador.Pretendo espelhar o cooler da placa de vídeo também.

Já pesquisei os posts sobre espelhamento e ví os vídeos na internet.

Minha pergunta é a seguinte:

Pretendo "pular" algumas etapas do polimento, pois pretendo começar com lixas grana 1000, 1500 e finalizar com grana 2000, pois considero a superficie da base do cooler em um estágio já bem liso. Vou usar cera polidora automotiva 2 na finalização e um tipo de polidora líquida para o processo de polimento.

Então, alguém que já tenha feito, será que vai dar certo ?

• Membro VIP
Postado

PedraX

Lapidação em cooler com heat pipes é algo meio complicado, pois se perfurar

os tubos perde o cooler, então tem que usar do bom senso e não desbastar

muito a base, já fiz em um Hyper TX3 e o resultado foi a redução de 2°C em

idle, não medi em full porque não uso o pc para jogos e outras aplicações que

exigem do processador.

Não sei se vai resolver o seu problema, mas que vai ajudar vai.

Boa sorte.

adcarvalho

Postado

Obrigado Adcarvalho, inclusive tenho muita dúvidas no ritmo e intensidade do polimento desse 212, pois os tubos se encaixam na base inclusive deixando um pouco de ressalto.

Uma curiosidade: o que vai dentro desses tubos de cobre ?

E a minha maior dúvida é se começar com lixas de grana de 1.000 vai dar certo.

Postado

Sim a ventilação está razoável, dentro das limitações do meu gabinete ATX( é uma GOLDSHIP 4 baias). Tem uma ventoinha de 80mm no painel frontal( jogando ar para fora), uma ventoinha de 120 mm na tampa lateral (jogando ar para dentro) e outra na traseira de 80mm (jogando ar para dentro). Como eu disse só estou pensando em polir para parar com a tela azul quando coloco a BIOS do PC em um overclock leve ( mudando o setup para o modo TURBO, permitido na minha placa mãe ).

Atualmente estou razoávelmente estável ( em 2,83 Ghz), mas no modo "normal" do processador

Postado

A posição normal que usam os fans não é a que está usando.

Normalmente o fan da traseira do gabinete fica como exaustor e o da dianteira puxando ar de fora para dentro.

E talvez seu processador não esteja aceitando o modo turbo não por causa da temperatura pois 39ºC já me parece baixa.

Pode ser que alterando o VCore do processador consiga esse modo turbo ou o leve over que quer.

Postado
A posição normal que usam os fans não é a que está usando.

Normalmente o fan da traseira do gabinete fica como exaustor e o da dianteira puxando ar de fora para dentro.

E talvez seu processador não esteja aceitando o modo turbo não por causa da temperatura pois 39ºC já me parece baixa.

Pode ser que alterando o VCore do processador consiga esse modo turbo ou o leve over que quer.

Henrique pode estar certo.

Recomendo que quando ter o problema da terrivel tela azul anote o número do erro para saber o que realmente está errado

0x101 = Aumentar Vcore

0x124 = Aumentar ou reduzir QPI/VTT, pode ser o Vcore também

0x107 = problemas com VGA ou pci express

0x0A = RAM/IMC instáveis , primeiro aumentar o VTT

0x1A = Erro de gerenciamento de memória. Pode significar um pente de RAM com defeito, para sanar as dúvidas rode o memtest. E tente aumentar a tensão da RAM.(1.5V~1.65V)

0x1E = Aumentar Vcore

0x3B = Aumentar Vcore

0x3D = Aumentar Vcore

0xD1 = QPI/VTT, aumentar, reduzir se necessário

0x9C = QPI/VTT maioria das vezes, mas aumentando o Vcore pode ajudar também

0x50 = Ram/ Latência / Uncore multiplicador , aumentar tensão da memória ou QPI/VTT, ou reduzir o Uncore ( 1366 ) caso ele esteja maior que 2x.

0x109 = Muita ou pouca tensão na memória

0x116 = tensão do IOH (NB) baixa, Problema na VGA (mais comum usando SLI/ Crossfire ou VGA overclockada )

0x7E = Arquivos do S.O. corrompidos, possivelmente pelo erro no overclock . Executar chkdsk /r

Créditos "Cata" Fusion-OC

Postado

Ok, mas esses 39 graus são com o processador em carga leve, abrindo páginas de internet, por exemplo. A tela azul ( embora não tenha visto a temperatura ) aparece com vídeos um pouco mais pesados, tipo clipes de música. Imagino que tenha sido por volta de 43, que era a situação antes de instalar esse Hyper 212 Plus. Por isso acho que o espelhamento pode resolver, pois a faixa de arrefecimento é em torno de 5 a 8 graus a menos.

Postado

Se o polimento for feito com sucesso vai ficar muito bom, eu n teria coragem de fazer isso com meu cooler. Adimiro a coragem

Só quero fazer uma perguntinha

Bios ta atualizada?

Postado
Ok, mas esses 39 graus são com o processador em carga leve, abrindo páginas de internet, por exemplo. A tela azul ( embora não tenha visto a temperatura ) aparece com vídeos um pouco mais pesados, tipo clipes de música. Imagino que tenha sido por volta de 43, que era a situação antes de instalar esse Hyper 212 Plus. Por isso acho que o espelhamento pode resolver, pois a faixa de arrefecimento é em torno de 5 a 8 graus a menos.
Acho que você vai ter um trabalho danado para polir a base desse cooler e a queda de temperatura não ocorrerá ou será mínima.

E 43ºC também não é geralmente uma temperatura capaz de causar telas azuis (acredito que só acima de 60° ou 70°).

Eu tentaria diminuir o VCore do teu processador aumentando a frequência já que quer over (mas suavemente) como teste.

Será que as configurações no setup desse teu processador estão normais ou será que ele é compatível com a tua placa-mãe ?

Será que o TDP máximo de tua placa-mãe não está em discordância com o TDP máximo de teu processador e por isso ocorrem essas telas azuis ?

Acho melhor você verificar isso direitinho antes que um problema maior acontece com teu hardware.

Postado

Henrique, esse processador ( assim como as memórias) estão na lista de compatibilidades.

http://br.gigabyte.com/support-downloads/cpu-support-popup.aspx?pid=3285

Eu só estou apelando para esse polimento porque pesquisei bastante para essa configuração que eu tenho e ela funciona bem inclusive para overclock, embora não tenha intenção de levar aos extremos, como disse só um over leve, talvez a 3,33Ghz.

Não sou experiente em overclock e não sou um gamer, apenas um curioso.

Só usei as configurações automáticas da placa mãe ( sabe, as teclas F7 e F8 no setup )

Postado

Bom colegas, após todas as ponderações feitas neste post, e chegando o fim de semana, pretendo iniciar o polimento, se alguém tiver mais alguma sugestão agradeço.

vou então documentar as condições iniciais do equipamento:

local SP/capital/Zona Sul

1) temperatura externa: 15 graus segundo site do climatempo, temperatura ambiente: 20 graus

2) core em Idle:

http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img207/9656/sdc10054pedrax.jpg

[0.0.0.81047.0.0.0.0.0.0.0.0..0.0...0.0.Iu3xyqAWk2g

3) Core com vídeo do Youtube, resolução de 720p:

http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img708/1331/sdc10055pedrax.jpg

[4) Clock do sistema:

http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img402/8052/sdc10057pedrax.jpg

[Pretendo seguir os seguintes passos depois da desmontagem total das peça:

Iniciar o polimento em lixa grana 1000 e usando líquido polidor de metais como meio de lubrificação. Movimentos em forma de 8 como recomendado em um dos vídeos

Seguir o polimento com grana 1500 e grana 2000, finalizando com a pasta polidora automotiva número 2 .

Documentarei o estado inicial das superfícies depois de limpas com álcool isopropílico, antes e depois

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...