Ir ao conteúdo

Programar no linux é melhor?

Xandaum

Posts recomendados

Postado

Todo mundo fala que o windows é uma ***** pra programar e o linux é bem melhor (vou instalar o ubuntu pra experimentar), queria saber o motivo dessa preferência.

• Moderador
Postado

Meu amigo, isso é pura "fanzisse" eu programo tranquilamente no windows... no linux.. e no mac.. o gosto do sistema fica a seu critério. Essa questão é um tanto polêmica.. pois vai existir gente dizendo que o linux é melhor.. outros dirão que o mac é melhor.. e também vai existir gente que se sente mais confortável no windows..

Postado

Pois é cara, fui até influenciado a instalar o linux, só que rodo minha maquina com windows. Baixei a Virtual box e nem baixei o ubuntu ainda, vim tirar minhas dúvidas aqui primeiro. Vou descrever minha situação: Sempre fucei em programação, entendo o básico da lógica e comecei programar em C , só que na época alguns contratempos me fizeram parar de programar, mas agora estou com tempo e estou com vontade de voltar a aprende e me aprofundar mais nesta área (em 2013 irei cursar CC). Queria saber que programa você recomenda para eu programar e compilar C no Windows.

Grato desde então.

• Moderador
Postado

Isso, também é outro assunto polêmico, pois vai pelo seu gosto... pessoalmente prefiro usar o netbeans para java, eclipse para web.. enfim.. ambos podem ser usados para programar em C/C++..

Você disse que ia instalar o virtualbox e o ubuntu... nesse caso recomendo que não faça desta maneira.. pelo menos eu acho ruim pois não terias todo o desempenho ue teria se fosse instalado nativamente na maquina.

Postado
Isso, também é outro assunto polêmico, pois vai pelo seu gosto... pessoalmente prefiro usar o netbeans para java, eclipse para web.. enfim.. ambos podem ser usados para programar em C/C++..

Você disse que ia instalar o virtualbox e o ubuntu... nesse caso recomendo que não faça desta maneira.. pelo menos eu acho ruim pois não terias todo o desempenho ue teria se fosse instalado nativamente na maquina.

O desempenho que você diz está relacionado ao desempenho da máquina?

NO caso eu to com um i5-2450M em um note da Dell com Hd de 750gb e 6 Gb de Ram.

Postado
O desempenho que você diz está relacionado ao desempenho da máquina?

NO caso eu to com um i5-2450M em um note da Dell com Hd de 750gb e 6 Gb de Ram.

Na verdade ele quis dizer que uma VirtualBox dificilmente vai ter tanto poder de processamento quanto uma instalação feita diretamente no HD e rodando por conta própria, sem o recurso da virtualização de uma máquina.

Resumo: Se for pra usar linux é melhor instalar diretamente no seu notebook do que usar uma virtual box dentro do Windows. Tem com você ativar o Dual Boot, ou seja, ter Windows E Linux na mesma máquina sem problema nenhum, não tem por que usar essa virtual box.

Postado
Na verdade ele quis dizer que uma VirtualBox dificilmente vai ter tanto poder de processamento quanto uma instalação feita diretamente no HD e rodando por conta própria, sem o recurso da virtualização de uma máquina.

Resumo: Se for pra usar linux é melhor instalar diretamente no seu notebook do que usar uma virtual box dentro do Windows. Tem com você ativar o Dual Boot, ou seja, ter Windows E Linux na mesma máquina sem problema nenhum, não tem por que usar essa virtual box.

Pra eu ativar esse Dual Boot eu preciso ter 2 partições no hd, certo?

• Moderador
Postado
Pra eu ativar esse Dual Boot eu preciso ter 2 partições no hd, certo?

Sim, você precisa ter uma partição livre que não seja formatada em ntfs, e ter o windows instalado na outra partição ntfs( é importante que ele seja instalado antes do linux.)

Vou te dar um exemplo prático:

Metodo 1:

Vamos supor que você comprou este notebook hj e quer ter o windows e linux na mesma máquina.. a primeira coisa que você fará é formatar.

com o HD zerdo, você pode usar um disco do ubuntu live para acessar o sistema sem que ele esteja instalado, daí então você faz uma partição nova do tamanho que você quer ( ele será reservado para seu linux)

depois instale windows na partição 2, e depois o linux na partição 1. Automaticamente, será gravado na mbr( trilha do dualboot) e a tela de escolha.. aí sempre que você ligar o note, você poderá escolher se quer usar o linux ou o windows.

Método 2

Com o HD todo para o windows, acesse seu gerenciador de disco no windows, e separe uma partição nova não alocada.( do tamanho que você quiser) daí então é só instalar o linux nesta partição não alocada.

Veja também se não é necessário algumas configurações do tipo.. definir o tamanho da partição swap, o tamanho para o root, o tamanho para o /home.. enfim( isso sao opções avançadas)

Mas vamos encerrar por aqui.. pois o assunto ja ta saindo fora da pauta do tópico. Sua dúvida foi respondida?

• Moderador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!