Ir ao conteúdo

Tensão minina para amp-op

vitor schulter

Posts recomendados

Postado

Eu estou usando um CI LM35 para aferir temperatura

Ele vai trabalhar na faixa de 20 a 30 graus célsius, então vai enviar tensões entre 200 e 300mV.

O objetivo e gerar uma tensão de controle com um trimpot e usar um amp-op para compara-las e ligar um aquecedor quando necessário.

Ja fiz um circuito que usava um amplificador para o sinal, mas queria fazer uma versão mais simplificada, que no caso teria apenas um amp-op como comparador.

É possível, ou terei problemas?

Postado

nao sei no caso do 741, faz muito tempo q nao o uso, lembro que ele usa fonte simetrica, mas para esse caso, acho q pode ser simples..como comparadores geralmente eles respondem a baixas tensoes...

acho q vale a pena tentar

Postado

Veja que ao invés de usar o 741, pode utilizar o LM358.

Veja que esse CI tem dois AMP-OP. Dessa forma você poderá utilizar 1 para amplificar e o outro para comparar.

Na etapa de amplificação, apenas terá que adicionar 2 resistores.

Muito simples por sinal.

Falou

Postado

Fiz os teste com o circuito sem amplificador, apenas comparação.

Com o 741 não funcionou, mas o 324 vai perfeitamente.

Qual CI é equivalente ao 324, porém com apenas 1 operacional?(tem o LM321, porém ele só existem em SMD)

Esse aqui é o circuito que vou montar, o que acham?

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sOP2HYyr35xN7pJbFDWpernC-nAg6n3HqJjB0tcmpEvfo8dSTRlkfGjDK66-q1_BNM0Wcp1DSCHSplq5XWlDykAJtU9VCauZPF8Z_YbzZnX8tmg9-lkezIXA.jpg

Postado

indico o lm2904, mas tb tem 2op.

uma pergunta o que vais acionar na saida?

digo isso pois poderia substituir o moc+triac por um transistor bc + Rele .. só sugestao.

Postado

A carga vai ser um aquecedor de aquario, como este:

aquecedor.jpg

Poderia usar um relê, mas optei por triac porque o circuito não tem histerese, vai ficar ligando de desligando várias vezes.

Acho que vou usar esse LM358.

Preciso de mais uma sugestão, qual modelo de ponte retificadora para PCI que forneça mais que 200mA?(Que seja de fácil acesso)

Obrigado.

Postado

Veja abaixo:

Circuito com LM35 e histerese. você pode colocar o relé agora.

O circuito abaixo tem uns 12ºC de histerese.

Y58wV.png

Ao invés de fazer a fonte toda, simplifique e use uma fonte de celular de 5V.

Acredito que você queira a lógica inversa no circuito acima....

Falou

Postado

MatheusLPS

Acho que no meu caso vale mais a pena montar a fonte, a final são apenas alguns centavos a mais, inclusive tenho aqui um mini transformador ideal para a tarefa.

Sobre colocar ou não histerese, acho que acabaria tendo uma precisão maior no controle da temperatura com um circuito liga/desliga direto, não concorda?

Abraço

Postado

Antes de fazer a placa, eu montaria o circuito em uma protoboard para testar.

Caso o circuito tenha problemas ou não fique dos eu gosto, fica fácil realizar mudanças.

Falou

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!