Ir ao conteúdo

Placa off-board para notebook

Santanao

Posts recomendados

Postado

Olá, pesquisei a respeito de placas off-board para notebooks, e até agora vi modelos caseiros montados com uma placa PCI externa acoplada a uma placa de vídeo off-board conectado a uma fonte e a um monitor convencional(segundo os autores para aumentar o desempenho) em que eram conectados ao notebook via adaptador na entrada express card, além de ver também modelos pré-fabricados, como o GUS II da MSI que basicamente era um gabinete para uma placa de vídeo externa que se comunicava com o notebook através da entrada Thunderbolt e um modelo do Sony Vaio que continha um sistema semelhante porém não usava o Thunderbolt.

Gostaria da opinião de quem entendesse do assunto, pois quanto mais me informo mais difícil parece ser que esse tipo de padrão se torne uma realidade acessível para notebooks, pois muito se comenta da ineficiência da transferência de dados entre o notebook e a placa de vídeo oferecidas pelas conexões atuais, onde dizem que se perde no mínimo 10% do potencial da placa de vídeo na transferência de dados e que atinge um pouco mais que o potencial total de uma placa PCI 4x.

Quero saber se é ou não uma boa partir para esse lado, se compensa comprar um notebook que venha com Thunderbolt para fazer um sistema desses(embora notes que não sejam Mac's e tenham thunderbolts ainda não chegaram no Brasil), pois francamente, chega a dar água na boca ver a possibilidade de utilizar uma placa de vídeo off-board convencional e ainda poder trocar a mesma com a facilidade usual de um desktop.

Possuo uma GeForce GTX560Ti e uma Fonte Seventeam 550w reais, não possuo uma placa PCI externa muito menos notebook, afinal, vale ou não a pena eu partir para essa empreitada?(Gostaria da opinião de quem entendesse do assunto)

Postado

Notebook temos 3 interfaces possíveis:

1)alguns notebooks tem uma interface MXM,ligados a placa-mãe por um slot (PCI-E x16),que não é o mesmo dos pc's de mesa.

2)Tem esse que você relatou,mas é limitado pela lerdeza do slot pci-e x1 que é deixado à disposição em alguns notebooks intermediários/top

3)Tudo soldado a Mobo(usando vídeos integrados ao chipset ou ao processador,como nos notebooks de baixo custo),ou tendo uma VGA independente,porém soldada a placa-mãe(como é o caso do famoso HP G42-371BR,que foi muito comentado aqui).

Eu recomendaria um notebook(como desktop replacement),só se a pessoa precisa de mobilidade ou tem problemas de espaço em casa(é o meu caso),pois o custo de comprar um notebook gamer é infinitamente mais alto do que montar um desktop com peças de qualidade.Exemplo:um notebook de marca conceituada (Sony,HP,Dell,Samsung,Toshiba,etc), com uma placa de vídeo igual a sua atual ou superior sairia,no minimo uns R$ 4000,00. Com esse dinheiro,dá para se montar um excelente pc gamer e sobra o dinheiro do Burguer King...

Postado

Obrigado pela informação, eu andei pesquisando e vi que é quase inexistente no Brasil o mercado de placa de vídeos para notebook's com soquete MXM, você conhece alguma loja que trabalha com isso? Ou nem vale a pena olhar devido a escassez de notebooks com este tipo de soquete e a baixa oferta de placas?

Postado

Perguntei sobre o soquete MXM pois tenho um irmão com um HP Pavilion DV6-6190BR e este vem com uma Radeon HD 6750 e acredito que esta seja introduzida via soquete MXM, por isso quero saber se uma HD 6990M funcionaria nele pois necessita de um soquete MXM 3.0 tipo B e também não consigo achar uma loja sequer na net que venda placa de vídeo para notebooks. Alguém conhece este notebook e saberia me informar se ele tem este tipo de soquete ou se conhece alguma loja que vende este tipo de placas de vídeo?

Postado

Bom, andei pesquisando aqui no fórum e vi que este note da HP usa vídeo offboard e tem soquete MXM, porém não sei qual versão, quem souber me informar ou citar alguma loja que venda placa de vídeo para notebooks...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...