Ir ao conteúdo

Tira-dúvidas prático sobre SSDs

NyanDere

Posts recomendados

Postado

Tabela atualizada.

Caramba, adorei as informações! Eu comprei um Memoright 60GB um tempo atras só para testar, minha placa mãe nem sata 3 é xD e adorei.

Agora resolvi fazer um up no Pc e pedi uma Asrock Z77 extreme4 + i5 3570k. que vai chegar em alguns dias. Junto no pacote peguei um SSD 60GB Corsair Force.

Só que estou pensando: Raid0... Fazer ou não fazer? Principalmente por que estou lendo algumas coisas sobre TRIM, perda de dados, ou que não funciona muito... ai fico na duvida.. Será que é melhor instalar o O.S em um deles e deixar o outro para jogo etc? Ou fazer um Raid? Pretendo usar mais para jogos mesmo, online e offline.

Detalhes:

SSD MemoRight 2.5´ 60GB SATA III MRSAD4H060GZC25CEU

SSD 60GB Corsair Force Series 3 Sata 6Gb/s 2.5

Edit: No meu caso a duvida é mais em questão de compatibilidade entre os dois SSD e sobre o TRIM, que aparentemente é suportado em Raid para o chipset, mas não sei sobre os SSD.

Obrigado e parabéns pelo tópico. :)

• 3 semanas depois...
Postado

NyanDere,

Muito bem estruturado esse tópico. Eu com mais de 1 mês de pesquisa não consegui as informações necessarias, do que ler o seu em apenas 5 minutos. Muito bom.

Não sei se esse é o momento para te fazer uma pergunta sobre atualizar firmware, sou novo no forum.

A pergunta é o seguinte: "Posso atualizar o firmware sem que o AHCI esteja ligado, pois minha mobo não tem esse item, devo por meu SSD em 2ºplano e dar boot com outro hd para atualizar, tenho um Kigston V200+ 60gb, minha mobo uma p5ldx/1333 suporte apenas para SATAII, posso atualizar ele botando de outro HD, ou posso atualizar ele com ele ligado e rodando S.O. Estou muito preocupado com essa situação de atualização, entrei no site da fabricante e vi que existe um firmware mais atual, li, entendi os pareceres que eles são para atualizar, mais meu medo é que não tenho a opção AHCI na mobo. Atualmente rodo um W7-Ult 64b nele, vi em outros lugares que o pessoal estavam fazendo atualização com ele em uso e sem problemas, vejo que você é entendido do caso, peço humildemente sua opinião, para que eu fique tranquilo, não consigo nem dormir pensando nisso =/, minha ardente vontade de pesquisar pela net a dentro não esta sendo satisfatoria. Estou na garantia e faltam 4 dias para terminar contando o dia de hj. Meu SSD é zero mais com firmware desatualizado. Por favor, me ajude?

Postado
NyanDere,

Muito bem estruturado esse tópico. Eu com mais de 1 mês de pesquisa não consegui as informações necessarias, do que ler o seu em apenas 5 minutos. Muito bom.

Não sei se esse é o momento para te fazer uma pergunta sobre atualizar firmware, sou novo no forum.

A pergunta é o seguinte: "Posso atualizar o firmware sem que o AHCI esteja ligado, pois minha mobo não tem esse item, devo por meu SSD em 2ºplano e dar boot com outro hd para atualizar, tenho um Kigston V200+ 60gb, minha mobo uma p5ldx/1333 suporte apenas para SATAII, posso atualizar ele botando de outro HD, ou posso atualizar ele com ele ligado e rodando S.O. Estou muito preocupado com essa situação de atualização, entrei no site da fabricante e vi que existe um firmware mais atual, li, entendi os pareceres que eles são para atualizar, mais meu medo é que não tenho a opção AHCI na mobo. Atualmente rodo um W7-Ult 64b nele, vi em outros lugares que o pessoal estavam fazendo atualização com ele em uso e sem problemas, vejo que você é entendido do caso, peço humildemente sua opinião, para que eu fique tranquilo, não consigo nem dormir pensando nisso =/, minha ardente vontade de pesquisar pela net a dentro não esta sendo satisfatoria. Estou na garantia e faltam 4 dias para terminar contando o dia de hj. Meu SSD é zero mais com firmware desatualizado. Por favor, me ajude?

Eu não veria tanta necessidade de atualizar drive a não ser que você esteja com um problema real. E o modo AHCI em placas-mães antigas é o modo RAID, só pra lembrar.

• 3 semanas depois...
Postado

Nyan, nao sei se é aqui que posso perguntar mas vamos lá!

Estou querendo incluir um ssd no orçamento do meu pc, mas tenho uma duvida!

Eu quero o ssd para deixar o pc mais rápido ao inicializar e em jogos! Eu ja li que basta você instalar o Sistema Operacional no ssd que já vai deixar o pc mais rápido, então significa que posso comprar um ssd de 60gb instalar o S.O nele e o jogos é so instalar no HD normal?? Ou vou ter de instalar os jogos no ssd também??

valeu!

Postado
Nyan, nao sei se é aqui que posso perguntar mas vamos lá!

Estou querendo incluir um ssd no orçamento do meu pc, mas tenho uma duvida!

Eu quero o ssd para deixar o pc mais rápido ao inicializar e em jogos! Eu ja li que basta você instalar o Sistema Operacional no ssd que já vai deixar o pc mais rápido, então significa que posso comprar um ssd de 60gb instalar o S.O nele e o jogos é so instalar no HD normal?? Ou vou ter de instalar os jogos no ssd também??

valeu!

Alguns jogos que carregam mais mapas exigirão maior tráfego de dados, por isso são melhores de colocar um SSD. Por isso é bom pegar um modelo de 120/128GB mesmo.

• 2 semanas depois...
Postado

Parabéns Nyan! Ótimo tópico..

Ajudou bastante, sua tabela de comparação foi decisiva na hora da minha compra. Valeu!

• 2 meses depois...
  • 1 ano depois...
Postado
Já que não consegui mandar mp, resolvi postar aqui! Vim aqui agradecer pela sua participação nesse fórum e no adrenaline. Ambos foram de grande utilidade para mim! Através dos seus posts consegui adquirir um computador excepcional. Não só a parte dos hardwares, mas segui também as suas sugestões de compras de headphone, microfone, mouse, mouse pad, teclado e placa de som também ! Não pensei que sentiria tanta diferença em relação ao som. Foi uma das melhores compras até agora, não me arrependo de jeito nenhum ! As minhas últimas compras foram o Sennheiser HD 598, Xonar DGX, Sensei raw, qck mass, samson go mic e cm storm ck.

Agora só falta o SSD :)

Com certeza não sou o único e nem o último que você ajudou !

Valeu NyanDere

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!