Ir ao conteúdo

Computador dando choque

Sympaty

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Primeiramente gostaria de dizer que sou novo no fórum e espero que esse seja o local correto para postar sobre esse assunto.

Montei um computador em Dezembro do ano passado, no inicio ele era bem silencioso, não era nem um pouco estranho. Em Julho ja começou a fazer um barulho estranho, e em Agosto o desempenho mudou e ficou bastante lento, Formatar ele não ajudava em nada, mesmo depois de formatado, o desempenho era o mesmo.

O gabinete ficava em cima de uma mesa de madeira, a pouco tempo atrás começei a sentir uma vibração estranha, e foi aumentando, chegou ao ponto que eu tive que colocar o gabinete no chão, pois estava sentindo um choque em toda parte da mesa, parece que o choque se espalhava pelo corpo ao tocar a mesa, se eu ponho a mão no gabinete, sinto um choque e tenho que soltar, de tão forte que é.

Gostaria de saber o que pode estar ocasionando esse choque, seria a fonte? quais procedimentos devo tomar?

Minha fonte: Fonte CoolerMaster ATX Elite Power 400W RS-400-PSAR-I3

• Membro VIP
Postado

1) Como você liga esse computador a rede elétrica???

- Via estabilizador?

- Via filtro de linha?

- Via no-break?

- Direto na tomada??

2) Qual a tensão dai, 110 ou 220 Volts?

3) Qual é o tipo da tomada dai, dois pinos ou 3 pinos?

4) Usas algum adaptador para poder inserir o plugue na tomada, se ela for de 2 pinos e seu plugue de 3 pinos?

Postado

Choques assim estão fortes podem ser ocasionados pela linha de tensão que sai da fonte, sendo que da fonte saem linhas de 3,3 até 12 volts....geralmente esses choques se revolvem isolando adequadamente a placa mae e as conexoes da fonte no gabinete, fora isso só trocando o gabinete mesmo ou então a fonte

Postado

1) Como você liga esse computador a rede elétrica???

filtro de linha

2) Qual a tensão dai, 110 ou 220 Volts?

Acredito ser 110, sou de Poa também.

3) Qual é o tipo da tomada dai, dois pinos ou 3 pinos?

Dois pinos

Usava estabilizador até ver alguns tópicos seus há um tempo atrás.

• Membro VIP
Postado

Quando um equipamento tem plugue de 3 pinos o fabricante está lhe dizendo que existem duas boas razões para tal:

1) Para fisicamente poder levar o aterramento, nesse pino extra, da tomada até o equipamento;

2) Para garantir a correta polarização do fase e do neutro e desse modo garantir a equipotencialização das carcaças de tantos quantos equipamentos com plugues de 3 pinos tiverem ai. A corrreta polarização da tomada é essa dai:

Polarizaodetomadaseltricas-1.jpg

Desse modo garanta que tenhas ai uma tomada na parede, de 3 pinos, e corretamente polarizada. Esse é o primeiro passo para minimização dessa sensação de choque no gabinete..

Mesmo que em sua tomada não tenhas aterramento a correta inserção de um plugue de 3 vias não permite inversão e, desse modo, garante a polarização...

Quanto as linhas de 3,3 Volts, 5 Volts e 12 Volts essas não dão choque nem em mosquito, não se preocupe com elas e sim com a parte AC da fonte de alimentação..

Os problemas ai podem ainda estar no filro de linha (algum capacitor Y com fuga) ou na fonte, essa elite de 335 Watts úteis... O filtro de linha não citastes a marca/modelo...

Postado

Acho que andei passando algumas informações erradas, tirei umas fotos para não ter erro.

Filtro de linha

6011ace4.jpg

Cabos, esquerda monitor, cabo de força a direita.

Obs: O pino do meio do cabo do monitor não conecta no filtro de linha, fica para fora.

3e07a3f7.jpg

Tomada

7dbee638.jpg

Fonte

36e44f8c.jpg

• Membro VIP
Postado
Acho que andei passando algumas informações erradas, tirei umas fotos para não ter erro.

Filtro de linha

6011ace4.jpg

Isso dai não é filtro de linha nem que a vaca tussa... É extensão de tomadas. Não tem uma proteção que seja, não tem nenhum varistor nem filtragem nem fusível minimamente. Pura extensão não polarizada, um verdadeiro lixo..

Cabos, esquerda monitor, cabo de força a direita.

Obs: O pino do meio do cabo do monitor não conecta no filtro de linha, fica para fora.

3e07a3f7.jpg

Desse modo não garante nenhuma possível conexão com o aterramento caso existisse.

Tomada

7dbee638.jpg

Se o filtro de linha tivesse plug para conectar na mesma terias 50% de chance de estar fazendo a correta polarizacão..

Fonte

36e44f8c.jpg

Como citei e como está lá escrito, uma fonte de 327,9 Watts úteis (citado pelo fabricante)

Postado

Então faller, eu pensava que era um filtro de linha, isso estava jogado aqui em casa, depois de ler uns tópicos pensei que seria melhor usar ele do que um estabilizador, qual o menos pior?

Tu acha que eu devo fazer o que? Comprar um filtro de linha adequado, que conecte com a tomada mostrada na foto, conseguir um cabo de força com 3 pinos para ser ligado no filtro de linha, uma dúvida, os filtros de linha dão suporte a 3 pinos como mostrado acima? Eu tive que remover o pino do meio do cabo de força para que entrasse na extensão, fiz besteira? Poderia ser esse o problema que está ocasionando o choque?

Como devo proceder para fazer uma correta polorização?

Obrigado,

• Membro VIP
Postado
Então faller, eu pensava que era um filtro de linha, isso estava jogado aqui em casa, depois de ler uns tópicos pensei que seria melhor usar ele do que um estabilizador, qual o menos pior?

Sim, é melhor usar ele que um estabilizador, sem dúvida nenhuma.... Estabilizador não é melhor para nada, é inútil e prejudicial. Mas dai a chamá-lo de filtro de linha e achar que ele filtra alguma coisa e que protege, vai uma diferença astronômica..

Tu acha que eu devo fazer o que? Comprar um filtro de linha adequado, que conecte com a tomada mostrada na foto, conseguir um cabo de força com 3 pinos para ser ligado no filtro de linha, uma dúvida, os filtros de linha dão suporte a 3 pinos como mostrado acima? Eu tive que remover o pino do meio do cabo de força para que entrasse na extensão, fiz besteira? Poderia ser esse o problema que está ocasionando o choque?

Como devo proceder para fazer uma correta polorização?

Obrigado,

Não pense em polarização se tiveres 2 pinos em qualquer tomada ou plug, Tendo dois pinos somente se pode inverter a qualquer hora que se queira e adeus polarização... Polarização presume 3 pinos, que é para não dar chance de inversão. Polarização exige a coisa certa desde a origem, desde a tomada da parede..

Desse modo aconselho que troques a tomada da parede e lá coloques uma dessas novas, e com a ligação adequada, conforme o desenho que te passei ai por cima...

Adotes um bom filtro de linha, e ai tem Clamper Multi Proteção, Clamper Multi Energia, Clone F8 Plus (cod 01087) e outros..

Os filtros nacionais, incluso esses citados, tem as tomadas da nova norma. Desse modo ou compras cabos novos, já com esse plugue, como esses daqui, para referência: http://www.spon.com.br/index.asp?secao=44&categoria=272&subcategoria=0&id=2757

Ou adote um adaptador, que geralmente é mais caro que o cabo ou somente um plugue, para trocar..

Olhe ai alguns adaptadores típicos e decentes:

AdaptadoresAlumbra.jpg

AdaptadoresExatronicNEMAxABNT.jpg

AdaptadorNovoxNema.jpg

Adaptadoresoutros.jpg

Finalmente, para conseguires identificar o fio fase em uma instalação elétrica faça uso de uma chave de testes, que só acende ao entrar em contato com o fio fase..

chaveneon.jpg

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...