Ir ao conteúdo

PC com muitos HDs - Cliques e atraso no acesso a dados

sameekou

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.

Gostaria de ajuda com o seguinte:

Uso 4 HDs ao mesmo tempo em meu PC, montado recentemente, conforme descrição:

- 1 de 2TB (Seagate ST2000DM001-9YN164) - 2 partições (500GB + 1,5TB) - Win 7 rodando nele

- 2 de 1TB (Samsung HD103SI) - Ambos 2 partições (800GB + 200GB)

- 1 de 1TB (WD WD10EADS-00P8B0) - 2 Partições (Idem ao anterior)

Tantos HDs porque baixo muuuuita coisa, dai tenho 2 partições só para os downloads e mexo com edição e mixagem de áudio, por isso haja partições separadas para instalação de bibliotecas e programas.

No PC anterior, um destes HDs era usado numa case externa mas comprei este já pensando em usar todos internamente e aproveitar que o de 2TB é SATA III.

O que acontece é que durante o uso do PC, quando tento acessar uma pasta via explorer numa das partições, às vezes há um atraso de 3 a 5s seguido de um clique nitidamente de HD e então consigo acessar as pastas normalmente.

Observo que é mais quando estou usando uma partição e passo para outra que ainda não tinha usado desde a inicialização do SO; como se o HD daquela partição tivesse em "standby" e precisasse ser "acionado".

Observo também que este fato ocorre mais com o HD de 2Tb do que com os outros, o que me leva a desconfiar da SATA III.

Executei testes com softs de análise de HD (SMART etc) e todos deram OK, Hds saudáveis! Config do PC abaixo:

MoBo Asus P8h67-m pro

Fonte Corsair CX500

8GB RAM kingston DDR-3 1333MHz

Gabinete Thermal Take V4 Black Edition 1

Cooler Master Hyper 212 Plus RR-B10-212P-GP

Core I5-2500k

Windows 7 Ultimate 64 bits

Postado

Cara, o que pode estar ocorrendo são os hd's sendo desligados pelo próprio Windows.

O windows 7 por padrão vem configurado pra desligar depois de X minutos os Hd's que não estão em uso, para economizar energia.

Dá uma olhada em Painel de Controle->Hardware e Sons->Opções de Energia->Editar Configurações do Plano e clica em "Alterar configurações de energia avançadas". Veja que lá você vai encontrar a opção "Disco Rígido". Clica no sinal de "+" ao lado e configure pra quanto tempo depois de ficar sem uso você deseja que o HD seja desligado. Se você não quiser ter essa espera de 2 ou 3 seg é só configurar para "nunca".

Postado

Poxa, que legal!

Valeu pela dica!

Já alterei estas configurações. Como disse, desconfiava dessa função mas não sabia da existência dela. Como já tenho traumas de perdas passadas de HDs, fiquei encanado.

Vou acompanhar e posto o desfecho aqui.

Obrigado!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!