Ir ao conteúdo

HD 5670 - Não consigo subir clock da memória que pc reseta

El Kabum

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, minha placa de vídeo é uma XFX HD 5670, e deixo o clock da GPU dela no máximo possivel, 900 MHz. Com ele nessa frequencia, se eu aumentar 5 Mhz na memória da placa a tela congela e o pc reseta. Se eu reduzir o clock da GPU dá pra aumentar o da memória.

Ouvi dizer que provavelmente é a tensão, e que eu teria que aumentá-la, mas como faço isso ?

Abs,

El Kabum

Postado

Essa é uma placa muito básica, e até onde eu sei só daria pra alterar a tensão de operação dela por mod no hardware, envolvendo sorte e habilidade.

Só me conta como você conseguiu deixar em 900 MHz no gpu, o meu só vai até 850 MHz no GPU Clock e eu mantenho em 1 GHz as memórias, porque qualquer aumento no meu caso causa uma queda na performance. Aumentei pelo Catalyst, e o que tenho hoje é o 12.8.

Aliás, nossa config é muito parecida, tenho o mesmo proc, mobo e placa de vídeo, tirando que a minha tem só 512 de memória, e mantenho o tudo em stock. Subir o clock da GPU me interessa muito mesmo!^_^

Postado
Essa é uma placa muito básica, e até onde eu sei só daria pra alterar a tensão de operação dela por mod no hardware, envolvendo sorte e habilidade.

Só me conta como você conseguiu deixar em 900 MHz no gpu, o meu só vai até 850 MHz no GPU Clock e eu mantenho em 1 GHz as memórias, porque qualquer aumento no meu caso causa uma queda na performance. Aumentei pelo Catalyst, e o que tenho hoje é o 12.8.

Aliás, nossa config é muito parecida, tenho o mesmo proc, mobo e placa de vídeo, tirando que a minha tem só 512 de memória, e mantenho o tudo em stock. Subir o clock da GPU me interessa muito mesmo!^_^

A sua é da XFX também ?

Não sei, desde o começo dá pra colocar a até 900 MHz. Eu tenho um programa aqui de modificar a BIOS, aí aumentei o maximo dela pra 1 GHz no GPU. Já testei e ficou meio instavel, então deixo em 900 mesmo.

Como seria esse mod no hardware ?

Postado

xfx aqui tambem, gddr5, só a memória que acabou sendo só 512 em vez de 1gb.

vi faz algum tempo um vídeo de mod no vrm da placa, mas isso era pra uma placa bem mais parruda, tipo uma 6870 ou maior, com conector para alimentação, e o mod era bem específico mesmo, era só pra benchmark e quebra de recordes, acho que não daria pra usar normalmente. a 5670 não é placa pra isso tudo não.

a minha placa vai no máximo a 850, já tentei com o catalyst e com o msi afterburner ir além disso, mas nos dois a frequencia máxima é essa mesma.

outra coisa é que eu não vejo melhora alguma aumentando o clock da memória, quando eu jogo ssf4 é até o contrário que acontece, quando eu aumento a memória eu perco performance, só acaba valendo a pena pra mim aumentar o gpu clock.

fiquei curioso com esse programa pra alterar bios. é reversível? notou aumento grande de temperatura na placa? noto que quando o gpu load fica em 100%, a temperatura não passa de 83º em dias quentes, e o cooler nunca ficou a 100%. pode ser que a sua trave por temperatura, se você setar o cooler a 100% constante talvez resolva (se bem que o dissipador dessa placa é muito barato, no mau sentido).

Postado

Cara, abre o cooler, e tira o pó que fica entre a fan e o dissipador. Por causa do desenho dele, um pouquinho de pó ja entope. Aqui limpo de 6 em 6 meses e a cada limpeza baixa mais de 15º.

Em 100% no Furmark a fan fica a 65% e a temp a 63º na GPU, a 900 Mhz.

Postado

eu costumo usar um aspirador e depois um compressor pra tirar todo o pó de tempos em tempos, mas não desmontei ainda porque não comprei pasta térmica pra repor. não lembro se chega aos 80 graus mesmo, mas que chega aos 70, isso chega mesmo. e quando limpo as temperaturas caem bastante mesmo, acho que já é hora de uma nova limpeza então.

mas, me diga, como você alterou a bios para aumentar o clock desta placa? se a sua vai até 900MHz nativamente, acredito que a minha também possa, desde que bem refrigerada. não vou tentar colocar a minha a 1GHz, só as placas mais recentes chegam a tanto, mas aumentar um pouquinho a performance de uma placa de entrada não vai fazer mal.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...