Ir ao conteúdo

Como cortar a chapa do gabinete

Visitante

Posts recomendados

Postado

Gostaria de cortar a parte lateral do meu gabinete qual ferramente utilizo??? obrigado

Postado

Para usar a tico-tico, tem que ser um modelo que tenha controle de velocidade (ou usar um controle externo, do tipo que se usa em furadeiras, e não custa muito caro), pois deve-se usar uma velocidade baixa, para não enroscar a serra na lata.

Você também pode cortar com uma talhadeira (ou formão)afiada, mas haja paciência, e o acabamento não fica tão bom.

Postado

Discordo de novo Finck (parece perseguissaum... hahaha) é o seguinte..... acho q você tem procuraruma tico tico com uma altissima velo... porque, aí, você bota uma serra com dentes pequenos e para ferro e vai encostano aos poucos... c for devagar a tampa vai pular (ou a sua maum c a tampa estiver presa) muito.... aí você não vai conseguir.....

falou.. :-BEER

Postado

Se você não tiver ferramenta e quiser arriscar, faça varios furos com a furadeira no formato do desenho, depois com uma faca e martelo vá cortando. "como se fosse siga os pontos" o acabamento final fica feio, mas depois você pode corrigir usando aquele esmeriu pequeno "rosa"que poe na furadeira.

Eu fiz e deu certo, breve vou postar as fotos.

Postado

Sei não, Dr. Hardware, a minha serra tem duas velocidades (ligado e desligado  ??? ) e dá um p... tranco no momento da partida.

Para mim, o controle de velocidade, tem duas vantagens, elimina-se o tranco, e pode-se escolher a melhor rotação.

Porque, numa coisa eu concordo com você, a chapa pula que nem cabrito... se não tiver uma bancada adequada, e sem prender a tampa usando sargentos ou coisa parecida, fazer o corte vira um exercício de paciência oriental...

Postado

Eai galera...beleza...

Eu cortei o meu case de uma maneira no mínimo, estranha. Hehehe...

Peguei aquelas pontas de furadeira que são rosas, que parece pedra de esmeril...(já foi citado acima)...e fui "esmerilhando" o contorno da parte da chapa que eu queria tirar fora...Foi um pouco fácil pois a chapa do meu case tinha uma saliência no formato da janela que eu queria, então não tinha perigo de eu errar...Até tinha, mas é só ir com cuidado e devagar que não tem erro...Tem q ter paciêêência...hehehe

Depois de eu ter marcado o contorno inteiro, eu fiz um furo no meio da chapa e fui cortando com aquelas "tesouras" de cortar chapa metálica...daí quando chegava no contorno, era só ficar "dobrando" a chapa até que ela se partisse bem em cima do contorno...

É meio trabalhoso, mas na época eu fiquei com medo de ir passando o tico-tico na chapa, pois poderia riscar ela, etc...

No final ficou meio sem acabamento, mas nada que uma lima não resolvesse. Depois eu cortei o acrílico no formato do buraco que eu tinha feito, e fixei ele usando uma borracha em "S"...ficou zero!

É isso aí...Eu não sei porque, mas eu sempre acabo dando um jeito de fazer tudo da maneira mais difícil...hahaha..

Como diz um amigo meu, "o importante é o que importa, não importa como"....

Hehehe

Fui, falou galera!

:-BEER

Postado
Postado Originalmente por lucitecnico@28 Dez. 2002,14:07

Se você não tiver ferramenta e quiser arriscar, faça varios furos com a furadeira no formato do desenho, depois com uma faca e martelo vá cortando. "como se fosse siga os pontos" o acabamento final fica feio, mas depois você pode corrigir usando aquele esmeriu pequeno "rosa"que poe na furadeira.

Eu fiz e deu certo, breve vou postar as fotos.

Bom, eu fiz mais ou menos como você falou, só não usei martelo, retirei a parte a ser cortada usando apenas uma broca de aço e a furadeira de 350w. Depois usei o esmeriu rosa pra corrigir a maioria das imperfeições.

Com o acabamento de borracha em U da fina fica muito lindo, niguém percebe de forma nenhuma que não foi usada serra-copo.

Fica arrebenta! Quem quiser mais detalhes é só pedir, ok?!

klamath

Postado
Postado Originalmente por Finck@28 Dez. 2002,17:38

Sei não, Dr. Hardware, a minha serra tem duas velocidades (ligado e desligado  ??? ) e dá um p... tranco no momento da partida.

Para mim, o controle de velocidade, tem duas vantagens, elimina-se o tranco, e pode-se escolher a melhor rotação.

Porque, numa coisa eu concordo com você, a chapa pula que nem cabrito... se não tiver uma bancada adequada, e sem prender a tampa usando sargentos ou coisa parecida, fazer o corte vira um exercício de paciência oriental...

tipo, Fink, você tem q ligar a Tico tico antes de encostar na parada.... aí você vai encostanu aos pokos .. aí não da tranco e nem pula.. e vai inu encostanu bem devagarzim q o treco fica com um acabamento impecavel...

falou.. :-BEER

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...