Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ADE 7753 - Medidor de Energia


Posts recomendados

Olá ,

Quero fazer um medidor de energia com ADE7753, um CI da ANALOG que mede automaticamente energia reativa, ativa e outras coisas. Só que eu estou com alguns problemas. Primeiro: o ADE7753 que eu encontrei é do tipo smd 20pin, muito pequeno, existe algum tipo de adaptador ou socket que eu possa utiliza-lo em protoboard que eu possoa comprar facilmente? Segundo: Eu irei utilizar arduino no controle dos dados que o CI vai trabalhar, alguns de vocês tem algum material de leitura sobre a comunicação serial do arduino de maneira mais avançada? Eu já trabalhei com o básico.

Segue o datasheet do ADE7753.

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet2/7/0tce9fku38i2ip8yf5675rsr6fwy.pdf

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá ,

Estou com um problema grande ainda. Pelo que eu vi, não existe nenhum tipo de socket para colocar o ADE7753, por isso decidi fazer um próprio adaptador e pretendo fazer o seu layout no Eagle. Será que irá funcionar? Como irei fazer a solda smd, existe algum site que eu possa conhecer melhor esse tipo de solda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá ,

Estou com um problema grande ainda. Pelo que eu vi, não existe nenhum tipo de socket para colocar o ADE7753, por isso decidi fazer um próprio adaptador e pretendo fazer o seu layout no Eagle. Será que irá funcionar? Como irei fazer a solda smd, existe algum site que eu possa conhecer melhor esse tipo de solda?

Este video do youtube ensina técnicas de solda SMD...

Espero ter ajudado.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá novamente,

Eu estava vendo que o CI que estou para soldar pode ser colocado em uma placa adaptadora de encapsulamento SSOP de até 28 pinos ( o CI tem 20 pinos). Porém alguém sabe de algum site mais fácil e barato para compra-lo? Também gostaria de saber onde comprar uma barra de 10 terminais do tipo DIP para soldar nessa placa. Além diso gostaria de saber como e onde posso comprar um resistor shunt de 200 micro ohms.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse resistor você terá de fazer, pois sua resistência é muito baixa: http://www.eletronica.com/como-fazer-resistores-de-fio-de-cobre/

A barra de pinos se encontra em qualquer casa de eletrônica facilmente.

Não sei como ajudar muito com o adaptador, infelizmente. Em todo o caso, não tem como usar o de 28 pinos e deixar 8 pinos sem soldar? Se for fácil de conseguir...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A barra de pinos você encontra exatamente com esse nome, inclusive no google.

Sobre os fios, só procurando nas casas de eletrônica ou pela internet.

O fórum tem um tópico sobre onde comprar na internet, http://forum.clubedohardware.com.br/site-bom-comprar/211800, se for mais cômodo pra você. Como você também mora em Salvador, pode ir na Praça da Sé com a listinha que você vai achar tudo lá, menos esse adaptador pra smd que tu quer. Mas não custa nada perguntar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Olá, pessoal.

Estou com a mesma ideia de fazer um medidor, porém por hora o meu problema é outro. 

Eu também irei fazer uma comunicação com o arduino e eu queria saber como faço pra fazer a programação do ADE, se eu preciso de algum kit exclusivo da Analog device ou se posso usar apenas a conexão SPI do arduino pra fazer isso?

Desde já, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...