Ir ao conteúdo

Erro simples PHP iniciante ?

VinnyCP

Posts recomendados

Postado

Olá galera eu estou aprendendo PHP há alguns meses, e um formulario que fiz para interagir com php esta dando um tipo de erro:

HTML:

<b>Digite Seu nome:</b> <input type="text" maxlength="100" name="nome" style="border:1px solid red;" /><br>

[B]<b>Aceita os termos e condições:</b> <input type="checkbox" name="ac" value="Aceito" /><br>[/B]

<input type="submit" value="enviar" name="enviar" />

</form>
<form name="idade" method="post" action="aula99.php" enctype="multipart/form-data">

PHP:

<?php

$nome=$_POST['nome'];
$ac=$_POST['ac'];

if(isset($ac)==0)
$ac= "Não aceita";

echo "Olá ".$nome." voce tem ".$idade." anos!<br>";

echo "Termos/Condições: ".$ac."<br>";

?>

Ele esta funcionando certinho , mas quando eu nao preencho o checkbox ele aparece esse aviso: Notice: Undefined index: ac in C:\xampp\htdocs\php_nery\aula99.php on line 23

• Membro VIP
Postado

$nome=$_POST['nome'];
[COLOR="Red"][B]$ac=$_POST['ac'];[/B][/COLOR]

if([COLOR="Red"][B]isset($ac)[/B][/COLOR]==0)
$ac= "Não aceita";

Você faz uso "correto" da função isset mas o erro está na linha em vermelho. Você define que a variavel $ac recebe o valor de $_POST['ac'] mas a index 'ac' não existe na array $_POST pois não foi enviada pelo navegador.

Quando a checkbox não está marcada ela não é enviada ao servidor.. Leia mais (em inglês) você precisa fazer algo como:

$nome=$_POST['nome'];

if(isset($_POST['ac'])) {
$ac = $_POST['ac'];
} else {
$ac= "Não aceita";

}

Postado

if(isset($_POST['ac'])) {
$ac = $_POST['ac'];
} else {
$ac= "Não aceita";

}

ou seja se tiver valor no 'ac' ele coloca dentro da variavel $ac e se nao tiver ele coloca dentro da variavel a string

pow muito obrigado pela ajuda realmente deu certo ! preciso treinar um pouco minha logica

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!