Ir ao conteúdo

Como arrumar a acentuação do Dev-Pascal?

Visitante: Gabriel Velloso

Posts recomendados

Visitante: Gabriel Velloso

Postado

Olá pessoal,

Bom estou tentando me aventurar em programação através de umas vídeos aulas que comprei.

O programa que estou usando é o Dev-Pacal.

O problema que estou tendo atualmente é o seguinte ..... Ao copilar o código, o mesmo não está conseguindo copilar de forma correta os acentos, trocando o mesmo para código malucos.

Ex: writeln ('A Áre é: ', pi*sqr(raio));

Ao copilas o programa a parte entre aspas simples irá aparecer 'Área .. é' escrito de forma destorcida.

Gostaria de saber se tem como arrumar isso.

Att. Gabriel.

Postado

Olá, infelizmente isso é um problema do programa que não aceita acentuação.

É possível corrigir esses erros através da tabela ASCII, mas eu não aconselharia usar porque fica um pouco mais complicado.

Ex: writeln('A m',chr(130),'dia ',chr(130),': ');

Isso apenas para mostrar (A média é: );

Mas se você quiser utilizar assim mesmo, aqui está a tabela http://www.asciitable.com/

Espero ter ajudado :)

• Membro VIP
Postado

Olá a PessoALL!!!

Olá, infelizmente isso é um problema do programa que não aceita acentuação.

Pois é, creio eu que isso se resume a uma incompatibilidade de "codificação do caracteres". Como os programa geralmente são de origem "gringas" e ao mesmo tempo são (pelo menos inicialmente) direcionadas a eles mesmos, eles utilizam um padrão deles. Em inglês não existe essa acentuação como no português, daí o mesmo código que é usado no nosso idioma (no editor) é usado por outro caractere (no compilador) !!!

É possível corrigir esses erros através da tabela ASCII, mas eu não aconselharia usar porque fica um pouco mais complicado.

Ex: writeln('A m',chr(130),'dia ',chr(130),': ');

Isso apenas para mostrar (A média é: );

Mas se você quiser utilizar assim mesmo, aqui está a tabela http://www.asciitable.com/

Daí vai ficar do gosto ou necessidade. Eu particularmente já estou acostumado a usar sem acento mesmo... mas confesso que preferiria usar! (só evito o trabalho, rs)

FICA A DICA

Uma boa solução seria usar o "localizar/substituir" do seu editor de texto. Ex.:

Localizar: é
Substituir por: '+chr(130)+'

Daí deixa anotado em algum lugar a tabela de todos os caracteres "especiais" e seus códigos correspondentes.

Obs.: Utilizando esse "+" possibilita trocar também em valores que estão atribuindo a variáveis e não somente no write e writeln, pois nelas não aceitam essa ",".

Ex.:

frase[color=#000000]:=[/color][color=#a31515]'A Bahia '[/color][color=#000000]+[/color][color=#ff0080]chr[/color][color=#000000]([/color][color=#ff8000]130[/color][color=#000000])+[/color][color=#a31515]' liiinha by Caetano Veloso'[/color][color=#000000];[/color] [color=#008000]//OK[/color]
frase[color=#000000]:=[/color][color=#a31515]'A Bahia '[/color][color=#000000],[/color][color=#ff0080]chr[/color][color=#000000]([/color][color=#ff8000]130[/color][color=#000000]),[/color][color=#a31515]' liiinha by Caetano Veloso'[/color][color=#000000];[/color] [color=#008000]//Não compila[/color]

FICA A DICA 2

Que tal fazer um programa que faz essa substituição pela gente?

No aguardo.

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!