Ir ao conteúdo

Overclock Core i7 860 + P7P55D PRO

nando0mb

Posts recomendados

Postado

ai galera, eu ja tenho este pc a algum tempo mas nunca me cocei pra fazer um over nele. Esta semana comprei um cooler novo e resolvi prequisar a respeito de overclock para esse processador e essa mobo. Pude ver que é uma dupla bastante usada para overclock. Então comecei a estudar a respeito e a coletar algumas informações. Acredito que ainda não cheguei em um ideal, porém acredito estar perto. Por isso vim até aqui, pois sei que tem uma galera muito fera no assunto e que provavelmente saberão responder algumas dúvidas. Este tópico poderá servir como base para muitos outros usuários, pois o que eu mais senti dificuldade por exemplo, era saber quais dados eu deveria saber para que eu pudesse efetuar este overclock. Estou tentando montar uma "receita de bolo". Sei que não é bem assim que funciona, mas o que importa é alem de ser ajudado, poder ajudar a comunidade.

Logo abaixo, segue a descrição da minha máquina e o projeto do overclock. Entre "()" estão algumas dúvidas que surgiram. Se alguem souber responder eu agradeço muito, muito mesmo!

Descrição da máquina:

Mobo -> Asus P7P55D PRO

Processador -> Core i7 860 @2.8Ghz

Cooler -> Cooler Master Hyper 612 PWD

Memória -> 4Gb (2x2) Corsair XMS 3 DDR3 PC-12800 1600Mhz 9-9-9-24 (Notei que ela atualmente trabalha em 1333Mhz)

Fonte -> Seventeam V-Force 650w Reais

Overclock Core i7 860 @2.8Ghz para @3.8Ghz.

AI Overclock Turner Manual

CPU Ratio 21x (O ideal para ter tensão baixa seria 20 ou 21, certo?)

Intel speedstep tech Disable (Seria interessante deixar habilitado?)

Extreme Phase Full Enable (Porquê?)

BCLK (Freq.) 181Mhz (Terá efeito sobre a frequencia da memória, não terá?)

PCIE (Freq.) 100Mhz (Porquê?)

DRAM (Freq.) 1600Mhz (Preciso definir manualmente?)

QPI (Freq.) Auto (Porquê?)

ASUS/3º Party 3º party (Porquê?)

DRAM Timing Control 9-9-9-24 (Latência da memória, correto?)

CPU Differential Amplitude Auto (Porquê?)

CPU Clock Skew Auto (Porquê?)

CPU Voltage 1.16v (Começar testando com 1.16v)

IMC/VTT 1.25v (Trabalhar entre 1.25v e no máximo 1.30v)

DRAM Voltage 1.65v (Porque é a padrão da memória? OBS: Essa é a tensão padrão.)

CPU PLL e PCH Padrão (Ou então CPU PLL 1.8v e PCH Voltage 1.15v. Porquê?)

DRAM DATA REF Voltage on CHA Auto (Porquê?)

DRAM DATA REF Voltage on CHB Auto (Porquê?)

Load-Line Calibration Auto (Porquê?)

CPU Spread Spectrum Auto (Porquê?)

PCIE Spread Spectrum Auto (Porquê?)

Todo o Resto Auto (Todo o resto automático?)

Mais dúvidas :)

Deixei o BCLK o mais baixo possível e o multiplicador o mais alto possível pois li que quanto maior o BCLK, será necessário uma tensão maior. Eu, por preferência, prefiro deixar o processador com uma tensão baixa.

Eu vi que a frequência da memória é igual ao resultado da multiplicação do clock da memória pelo BCLK.

(Frequência desejada na memória) 1600Mhz = [Clock da memória] * 181 (BCLK)

Aonde eu defino o clock da memória? Quanto eu deveria colocar? De acordo com os forums que eu li, o clock padrão da memória na Asus P7P55D PRO é 10x. A informação procede?

Tem problema passar da frequência da memória?

Ex: 9 x 181Mhz = 1629Mhz

Ou devo manter sempre abaixo da freqência?

Ex: 8 x 181Mhz = 1448Mhz

Se alguem notar que falta alguma coisa, ou que eu fiz alguma coisa errada, a ajuda seria de bom grado.

Desde já, agradeço a ajuda de todos!

Postado

Isso depende de sua placa mãe, se ela trabalha em 1333 a memoria vira 1333, em algumas placas mae, com a atualização da bios podem resolver esse probleminha, mais num afeta muito o desempenho!

desculpa, num devo ter respondido certo! O i7 tem a transmição direta da memoria pro Processador! Na verdade dai você não pode mudar nada! é só o que ta laa!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!