Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Escrever diversas mensagem no LCD


diego.maga

Posts recomendados

Bom dia galera, vou explicar o que eu estou querendo fazer:

Quero criar uma interface com pic e lcd de 2 linhas (16f628 ou 16f877 com compilador CCS) para monitorar diversas entradas. Essa interface irá controlar o status de um painel de uma bomba de água.

Neste painel tem vários disjuntores motores, no qual eu utilizarei um contato auxiliar como entrada no pic, caso esse venha desarmar irá aparecer a mensagem no display.

Disjuntor motor 1 desarmado - Mensagem de alarme 1 no lcd

Disjuntor motor 2 desarmado - Mensagem de alarme 2 no lcd

Disjuntor motor 3 desarmado - Mensagem de alarme 3 no lcd

Disjuntor motor N desarmado - Mensagem de alarme N no lcd

Eu consigo escrever essas mensagem separadamente no display. porém se os 3 disjuntores estiverem desarmado irá faltar a informação de 1 motor. Pois a linha 1 por exemplo aparecerá a mensagem 1, a linha 2 a mensagem 2, e a msg três não ira aparecer, pois não tenho mais linha sobrando no display.

Quero implementar algo como um botão (tag seta para baixo) no qual quando eu aperto ele irá mostrar a msg de alarme 1, aperto novamente o botão e ele irá mostrar a proxima mensagem de alarme 2 e assim sucessivamente quantas mensagem de alarme tiver.

Não sei se fui bem claro mais a ideia é essa, é como se fosse uma barra de rolagem para todos os alarmes.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente. Você informu que deseja escrever as mensagens separadamente.

Cada case se encarrega de uma mensagem. Ou você pretente escrever a quantidade que couber no LCD e se precisar de mnais aí você usa o esquema do menu?

Falou

Tem que usar um menu, pois imagine que apareça 4 alarmes, cada alarme ocupara uma linha do display, então como faço para aparecer os 4 alarmes no display (2x16). Não sei se esta claro para você a minha ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



switch(menu)
{
case 0:lcd_out(1, 1, "estado chave 1"); lcd_out(2, 1, "estado chave 2"); break;
case 1:lcd_out(1, 2, "estado chave 2"); lcd_out(2, 1, "estado chave 3"); break;
.........
}

é mais ou menos essa logica

E caso eu queira que apareça no display todos os estados das chaves acima, como eu faço ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!