Ir ao conteúdo

Fazer RAID ou não ?? (em 2 SSD).

fdalto

Posts recomendados

Postado

Oi !

Eu vou viajar pro exterior daqui 15 dias, to pensando em comprar um SSD.

Daí, pensei se compensar fazer RAID dá pra comprar 2 e por em RAID 0.

Aumenta bem o desempenho? ano passado o pessoal tava discutindo que a controladora da placa mãe ia atrasar o processo...

eu tenho uma Asus P8H67-M pro, já tem 3HD em RAID0 que vou por como drive secundário.

A placa tem 2 portas Sata6, aí eu podia por o RAID0 de SSD nela com 2HD HiperX 3k de 120Gb.

Mas minha dúvida é a seguinte, se eu já to usando o RAID nos 3 HD, colocar outro não vai perder desempenho? Melhor eu comprar um HD só da Intel 330 de 180Gb ? (que o desempenho é quase igual do Hiper3k).

Valeu!

Postado

Quando você fala em fazer RAID0 numa placa-mãe sem suporte a TRIM em arranjo RAID, não pode ser um SSD SandForce, e sim um SSD que tenha excelentes rotinas de GC e que preserve melhor o desempenho.... Siga esta tabela de SSDs, para ter melhor ideia do que escolher:

http://img23.imageshack.us/img23/7678/tabelassds31.png

O Samsung 830 parece lidar muito bem com estes cenários, assim como os Plextor.

Postado

Tendi, mas estou falando de compensar, no custo-benefício, esses não são tão caros né... Mas assim... mesmo se considerando que eu pegue um Samsung 830 ou dois dele... compensa fazer RAID0 pra melhorar desempenho?

Porque a placa mãe tem uma controladora só, já tá em raid0 nos outros HDs. Não ia ficar mais lento?

Melhor eu comprar 1 SSD bom desse aí ou 2 médios em RAID0 ?

Tendeu?

Postado
Porque a placa mãe tem uma controladora só, já tá em raid0 nos outros HDs. Não ia ficar mais lento?

Não, e na verdade existem duas controladoras aí, uma SATA II e SATA III, uma funciona independente da outra.

Tendi, mas estou falando de compensar, no custo-benefício, esses não são tão caros né... Mas assim... mesmo se considerando que eu pegue um Samsung 830 ou dois dele... compensa fazer RAID0 pra melhorar desempenho?

Melhor eu comprar 1 SSD bom desse aí ou 2 médios em RAID0 ?

Tendeu?

No uso comum, o RAID não oferece tanto benefício assim, até porque já vai sentir o SSD rápido no sistema. Um RAID0 compensaria mesmo se o preço de dois drives for igual ou menor que o preço de um único drive com o dobro de capacidade.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...