Ir ao conteúdo

Instalação automática vs manual

mmoliva

Posts recomendados

Postado

bom dia

Uma pergunta de curioso. Quando fui instalar meu ubuntu 12.04 em dual boot com o win 7, existiam três opções, uma delas era instalar ao lado do win 7 a outra não me lembro e a terceira era a avançada.

Instalei pela avançada e tive que particionar e configurar o swap tudo de forma manual.

Queria saber qual é a diferença entre fazer de forma manual e escolher a opção que o ubuntu te dá automaticamente ? Quais as vantagens e desvantagens ?

bom dia.

• 3 semanas depois...
Postado

você escolheu corretamente... pois se lembro bem a opção automática refaz todo o sistema de partições e apaga os dados/sistemas originais... abs, roger_2

• Membro VIP
Postado
bom dia

Uma pergunta de curioso. Quando fui instalar meu ubuntu 12.04 em dual boot com o win 7, existiam três opções, uma delas era instalar ao lado do win 7 a outra não me lembro e a terceira era a avançada.

Instalei pela avançada e tive que particionar e configurar o swap tudo de forma manual.

Queria saber qual é a diferença entre fazer de forma manual e escolher a opção que o ubuntu te dá automaticamente ? Quais as vantagens e desvantagens ?

bom dia.

A diferença é que na avançada você escolhe como ficará disposto os sistemas de arquivos no disco. Por exemplo, você pode separar o /home do /var, deixando-os em partições separadas e em discos separados. (muito usado em servidores com Linux Server, por exemplo).

Enfim, você pode criar várias partições secundárias e primárias, com o intuito de separar sistemas de arquivos importantes (/var e /opt). Muitos administradores usam esse método para melhor organizar o sistema.

Imagine as duas situações:

DISCO 1 - 100 GB - SDA

- Sistemas de arquivos: TODO o / ( ou seja, /var, /tmp, /opt, etc)

Em muitos linux, temos vários serviços que enchem o disco de arquivos temporários (squid, NFS) ou possuem arquivos que crescem de tamanho rápido (as bases do oracle ou mysql por exemplo). Assim, com o tempo, teu Linux parará por falta de espaço. E você sendo um administrador, precisará aumentar o espaço em disco....Porém, como você irá fazê-lo se tu configuraste teu sistema de arquivo em uma única partição ?? Terás um trabalhão para separar esses caras em várias partições....

Agora, se fizer assim:

Disco 1 - 100 GB:

- SDA1 - 10 GB...será teu TMP;

- SDA2 - 20 GB...Será teu HOME, USR, etc;

- SDA3 - 50 GB...Será teu VAR;

- SDA4 - 20 GB...Será teu OPT;

Assim, quando tu precisares aumentar teu /var, poderá montá-lo no novo disco, por exemplo...Ou seja, caso teu SDA1 lotar ( o que ocorre bastante em um ambiente corporativo), teu sistema não irá parar.

Enfim, é um explicação bem curta, numa visão leiga, porém, a ênfase é essa.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!