Ir ao conteúdo

Configuração até R$ 5500 (discussão inicial!)

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal.

É, chegou, A Aurora II não chegou a decolar, e não adianta mais nada. Hora de partir para o projeto Aurora III. ;)

Pulando a introdução: estou planejando um upgrade daqueles "troca recheio todo". Atualmente, tenho uma MSI GD70-FX com espaço pensado para colocar 4 placas de vídeo (um dos planos que não decolaram) e que era compatível com até um phenom II 6 núcleos (que desapareceram, não troquei e acabei ficando com o 3x que tive que comprar na época). Os planos passavam por chegar nesses upgrades, mas agora não dá mais.

O objetivo da Aurora II era basicamente simulações de dinâmica clássica, que fariam muito bom uso das GPUs que já estão fazendo bom uso desses processadores, e cálculos de mecânica quântica, que fariam muito bom uso dos diversos núcleos. Era uma boa máquina, usei ela mesmo na configuração mínima que eu tinha com muito bom uso só da CPU. Mas deu o que tinha que dar.

Estou planejando a próxima super-máquina (na qual ainda talvez avacalhe com alguns experimentos de dinâmica quântica, mas estou revendo a necessidade real de 4 placas de vídeo!). Sim, estou me adiantando, como sempre: o plano de compra é o primeiro semestre do ano que vem. Infelizmente, não tenho mais podido acompanhar o mercado, então não tenho noção exata das expectativas dos próximos lançamentos (no máximo sei que DDR4 é pra 2015 pelo jeito).

As perguntas são: quais são os próximos lançamentos de arquiteturas e soquetes pra esse período (afinal, leva tempo pra realmente chegar e baixar de preço no Brasil)? Como tá indo a piledriver, deu esperanças de a amd reverter o jogo? Como anda a política de reaproveitamento de soquete, a intel continua trocando todo o ano, e a amd vai trocar quando? Se fosse comprar um monstro de verdade HOJE, quem seria? E até junho do ano que vem no máximo, o que seria interessante de se manter as orelhas de pé prestando atenção?

Valeu as dicas pro velhão aqui que está afastado atualmente. ;)

P.S.: a última olhada que eu dei, por cima, na qual sequer os fabricantes ficaram decididos, apontava na direção de tentar algo como uma MB ASUS Rampage IV Extreme ou GIGABYTE GA-X79-UD5, com pelo menos um i7 3820. Sim, admito, nesta configuração estaria traindo a AMD, mas nem isso é definitivo, e nem tenho tido tempo de ver o status dos piledriver pra ver se pelo menos devo ter alguma esperança! ;) Não pude ainda escolher cooler, e discos penso em 3 enormes em raid 5 por segurança. Mas barato já é óbvio que não vai sair!

• Membro VIP
Postado

As perguntas são: quais são os próximos lançamentos de arquiteturas e soquetes pra esse período (afinal, leva tempo pra realmente chegar e baixar de preço no Brasil)?

Intel: Haswell e Sandy Bridge EP.

AMD: continua com o que tem.

Como tá indo a piledriver, deu esperanças de a amd reverter o jogo?

Se você não liga pra consumo..

Como anda a política de reaproveitamento de soquete, a intel continua trocando todo o ano,

Quase, eles reaproveitaram o 1155, mas o Haswell vem com o 1150.

e a amd vai trocar quando?

Acho que em 2014.

Se fosse comprar um monstro de verdade HOJE, quem seria?

Sandy EP, mas, eu montaria duas máquinas, uma com GPGPU e outra com CPUs cavalos, sistema multisoquetado, mas aí, você vai ter que conseguir uma verba boa..

E até junho do ano que vem no máximo, o que seria interessante de se manter as orelhas de pé prestando atenção?

Haswell e Sandy EP.

P.S.: a última olhada que eu dei, por cima, na qual sequer os fabricantes ficaram decididos, apontava na direção de tentar algo como uma MB ASUS Rampage IV Extreme ou GIGABYTE GA-X79-UD5, com pelo menos um i7 3820. Sim, admito, nesta configuração estaria traindo a AMD, mas nem isso é definitivo, e nem tenho tido tempo de ver o status dos piledriver pra ver se pelo menos devo ter alguma esperança! ;) Não pude ainda escolher cooler, e discos penso em 3 enormes em raid 5 por segurança. Mas barato já é óbvio que não vai sair!

X79 eu acho que é da era 1366, agora a Intel está com o Socket 2011, mas pelo preço disso tudo, eu acho que compensa se lascar numa Supermicro/Tyan bisoquetada e pegar dois octanucleares de clock baixo, vai ficar uns 6 paus de qualquer forma.. mas duro que num sistema "comum" e com 4 GPUs, você vai ter que comprar uma fonte Godzilla anabolizada.. sou mais montar duas máquinas moderadamente fortes, porque lém disso, dá pra usar cada uma pra uma simulação. ^_^

Enfim, consiga o projeto, depois você pensa nessas máquinas crepúsculo.

Ah, e bota um SSD em cada, experiência própria, faz MUITA diferença.

Aproveite o próximo congresso nas estranja. ;)

T+ !

• Membro VIP
Postado

SSD de 500 GB ?

E ele não precisa de tanta velocidade de leitura/escrita, precisa de processamento bruto.

O Xeon Phi seria uma boa alternativa, resta saber quanto custa..

Postado
Intel: Haswell e Sandy Bridge EP.

AMD: continua com o que tem.

Valeu!

Se você não liga pra consumo..

Eu ligo. Fora de jogo então.

Quase, eles reaproveitaram o 1155, mas o Haswell vem com o 1150.

Ué, e o 2011 entra onde afinal?

Acho que em 2014.

Muito tarde. Fora de jogo então.

Sandy EP, mas, eu montaria duas máquinas, uma com GPGPU e outra com CPUs cavalos, sistema multisoquetado, mas aí, você vai ter que conseguir uma verba boa..

Verba que eu não tenho, até porque isso vai sair do meu bolso.

Haswell e Sandy EP.

O Sandy EP não saiu ainda? Não é ele o "dono" dos 2011?

X79 eu acho que é da era 1366, agora a Intel está com o Socket 2011, mas pelo preço disso tudo, eu acho que compensa se lascar numa Supermicro/Tyan bisoquetada e pegar dois octanucleares de clock baixo, vai ficar uns 6 paus de qualquer forma.. mas duro que num sistema "comum" e com 4 GPUs, você vai ter que comprar uma fonte Godzilla anabolizada.. sou mais montar duas máquinas moderadamente fortes, porque lém disso, dá pra usar cada uma pra uma simulação. ^_^

Enfim, consiga o projeto, depois você pensa nessas máquinas crepúsculo.

Hehehehehe, não é "projeto projeto", é "projeto pessoal". Máquina de casa mesmo. Por isso que é uma só, tão "barata" (torrar meu pé de meia!). Por isso também que ando me focando menos em 4 GPUs a princípio (mas não gostaria de fechar essa porta). Qualquer Tyan/Supermicro vai custar bem mais que isso, além de que qualquer problema tornaria a minha garantia um inferno. ;)

Ah, e bota um SSD em cada, experiência própria, faz MUITA diferença.

Opa, tá dando que resultado (pra nós!) esse tipo de coisa? Eu sempre fico com pé atrás porque eles são pequenos demais.... :P

Aproveite o próximo congresso nas estranja. ;)

T+ !

Que congresso???

• Membro VIP
Postado

Ué, e o 2011 entra onde afinal?

Esqueci dele, porque ele não é novo. ;)

Verba que eu não tenho, até porque isso vai sair do meu bolso.

Huum

O Sandy EP não saiu ainda? Não é ele o "dono" dos 2011?

Sorry, sempre confundo as bolas, o Ivy EP que está pra sair, eles bem que podiam liberar o 8 núcleos do chip, mas só tem versão com 6 no que vi planos até agora. TALVEZ saia com 8, e com aquele preço..

Hehehehehe, não é "projeto projeto", é "projeto pessoal". Máquina de casa mesmo. Por isso que é uma só, tão "barata" (torrar meu pé de meia!). Por isso também que ando me focando menos em 4 GPUs a princípio (mas não gostaria de fechar essa porta). Qualquer Tyan/Supermicro vai custar bem mais que isso, além de que qualquer problema tornaria a minha garantia um inferno. ;)

Mas já fica a dica. :D

Opa, tá dando que resultado (pra nós!) esse tipo de coisa? Eu sempre fico com pé atrás porque eles são pequenos demais.... :P

Olha, não uso a negavéia pra fazer serviços, até porque ela não aguenta, mas deu uma bruta diferença na usabilidade.

Com 300 mangos você pega um SSD bacana pro sistema e se precisar de armazenamento em massa, pode ter um HD separado, eu acho que compensa sim o gasto. Se puder trazer de fora então, recomendo mais ainda !

Pra clarear: XP dando boot em 10 segundos, no meu venice !

Que congresso???

Uai, o próximo que aparecer e você tiver verba pra ir.

Pra minha área tem um super top em 2014, Lisboa. ^_^

Postado

ok, a intel realmente quer me deixar louco.... o socket das plataformas mais top atualmente, que pega os sandy ep mais violentos, é qual? E, conhecendo a intel, com qual chipset?

Tava olhando as 2011 porque não vi mais nada que desse pra ter 8 memórias de uma só vez. ;)

• Membro VIP
Postado
ok, a intel realmente quer me deixar louco.... o socket das plataformas mais top atualmente, que pega os sandy ep mais violentos, é qual? E, conhecendo a intel, com qual chipset?

Tava olhando as 2011 porque não vi mais nada que desse pra ter 8 memórias de uma só vez. ;)

2011, acho que só tem um chipset pra ele, e ele serve pro Sandy e Ivy EP.

Ele é quad channel, acho que você vai conseguir 16 GiB de RAM facinho aí. ^_^

• Membro VIP
Postado

E gastar 5 mil só de memórias, né ?

4 Aqui estão se esguelando pras VMs, mas 8 tem sobrado, acho que 16 já cairia bem pra quem sua muita virtualização, não sei como o GROMACS come memória, mas, se é micro pessoal, PARA DE PENSAR EM TRABALHO. =P

Monta uma monstra pra jogar e deixe o trabalho fora de casa, no máximo configurado por acesso remoto, senão, faça colaborações, o pessoal lá de Hellcife de quem lhe falei faz uma simulações cabeludas de membranas celulares, zilhões de átomos e uns bons ns de cálculo, prefiro nem imaginar o poder de fogo deles ! :)

Postado

Bom, a metade disso já tá com meio caminho andado... 4x4.... ;) Só pularia pra 64 quando baixasse o preço. ;)

o gromacs não come muita memória, mas quem tá pensando em cpmd.... ;)

é um micro de trabalho com verba pessoal pra ficar em casa! :D Nem sei mais o que é jogo, **! :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...