Ir ao conteúdo

Amenizando o calor, e inventando um frankstein. Acham que isso dá certo?

ilkyest

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Pessoal. A princípio minha ideia era fazer isso no pc, mas, fico preocupado se houver condensação, daí resolvi adaptar a ideia para o ventilador que fica em frente ao pc.

ideia base daqui:

http://frioecologico.blogspot.com.br/

vamos à deusa gambiarra. Um cano de cobre ficará enrolado em volta, e na frente, de um ventilador.

Esse cano de cobre irá até uma espécie de aquario, donde haverá água e talvez álcool etílico. Estou estudando essa solução ou ainda a solução pronta que vem nos veículos, para o radiador. Minha dúvida é quanto à corrosão do cobre, que acho que no fluído de arrefecimento automotivo é menor. O dito aquário terá, em volta, isolante térmico (isopor, provavelmente, e talvez, manta térmica)

Para gelar esse aquário, talvez dois, ou um, peltier, com a base fria dentro da água por um dissipador. O dissipador será o cooler box da AMD. Tenho dois sobrando aqui em casa.

No mesmo aquario, irá uma bomba de aquario, submersa, que tirará a água (que espero ficar gelada) e levará à tubulação de cobre. O retorno dessa dar-se-á dentro do aquário.

O peltier será alimentado por uma fonte de computador, tipo AT, que dá, e sei que dá, 8A na linha de 12V. O peltier escolhido puxa 5A (daí minha dúvida se um ou dois peltieres, acho que fico em um)

No fundo do aquário haverá um buraco, um pouco menor que o peltier, que será o contato entre o peltier e o "mundo externo" devidamente vedado, em ambos os lados, e claro, no extrator de calor o cooler box da AMD com um bom fan, e na parte interna, outro coolerbox, mas sem o fan, claro. Ambos tenho sobrando aqui

Estou pensando em ligar a entrada da bomba, de modo que puxe água de baixo, e a saída de água mais quente, ficando acima. eu só tenho dúvida quanto a isso, porque a bomba de aquário que escolhi, acho eu, não fica totalmente imersa em água, tendo eu de por um cano para baixo (figura)

mlkitacampamento.th.jpg

Que me dizem?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!