Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amenizando o calor, e inventando um frankstein. Acham que isso dá certo?

ilkyest

Posts recomendados

• Membro VIP

Pessoal. A princípio minha ideia era fazer isso no pc, mas, fico preocupado se houver condensação, daí resolvi adaptar a ideia para o ventilador que fica em frente ao pc.

ideia base daqui:

http://frioecologico.blogspot.com.br/

vamos à deusa gambiarra. Um cano de cobre ficará enrolado em volta, e na frente, de um ventilador.

Esse cano de cobre irá até uma espécie de aquario, donde haverá água e talvez álcool etílico. Estou estudando essa solução ou ainda a solução pronta que vem nos veículos, para o radiador. Minha dúvida é quanto à corrosão do cobre, que acho que no fluído de arrefecimento automotivo é menor. O dito aquário terá, em volta, isolante térmico (isopor, provavelmente, e talvez, manta térmica)

Para gelar esse aquário, talvez dois, ou um, peltier, com a base fria dentro da água por um dissipador. O dissipador será o cooler box da AMD. Tenho dois sobrando aqui em casa.

No mesmo aquario, irá uma bomba de aquario, submersa, que tirará a água (que espero ficar gelada) e levará à tubulação de cobre. O retorno dessa dar-se-á dentro do aquário.

O peltier será alimentado por uma fonte de computador, tipo AT, que dá, e sei que dá, 8A na linha de 12V. O peltier escolhido puxa 5A (daí minha dúvida se um ou dois peltieres, acho que fico em um)

No fundo do aquário haverá um buraco, um pouco menor que o peltier, que será o contato entre o peltier e o "mundo externo" devidamente vedado, em ambos os lados, e claro, no extrator de calor o cooler box da AMD com um bom fan, e na parte interna, outro coolerbox, mas sem o fan, claro. Ambos tenho sobrando aqui

Estou pensando em ligar a entrada da bomba, de modo que puxe água de baixo, e a saída de água mais quente, ficando acima. eu só tenho dúvida quanto a isso, porque a bomba de aquário que escolhi, acho eu, não fica totalmente imersa em água, tendo eu de por um cano para baixo (figura)

mlkitacampamento.th.jpg

Que me dizem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...