Ir ao conteúdo

Placa mãe fritou, qual comprar?

yojimbo75

Posts recomendados

Postado

Prezados,

Minha MoBo fritou e recentemente troquei a fonte para a Seasonic S12II Bronze 520W, portanto gostaria de ajuda para compra da nova placa mãe para a configuração abaixo:

AMD Phenon II 4X 955

Asus M4A89GTD PRO/USB3 (FRITOU)

Radeon HD 5870 Sapphire VAPOR-X 1GB GDDR5

Kingston 2X 2GB 1333MHz

2X Seagate Barracuda 7200.12 500GB

1X Western Digital 1TB

Seasonic S12II Bronze 520W

Zalman CNPS 10x Quiet

Akasa Apache (x3)

CM 690 II Advanced

Sei que não é uma máquina atual e adianto que irei dar um up nas memórias para 2x4Gb junto com a MoBo. Utilizo a máquina para games, filmes e PS.

Abraços e obrigado!

Postado

Amizade, desculpe pela franqueza a até um pouco de intolerância na MP.. a cabeça tava 'fumaçando'...

Você não citou como está de orçamento e o que pretende 'extrair' de recursos de uma mobo. Considerando a configuração, a aplicação e sua resignação ("...Sei que não é uma máquina atual..."), imaginei que o seu $$ é suado.

Então, a sugestão dada na MP está valendo. Uma gigabyte GA-78LMT-S2P ou Asus M5A78LX-M estão entre 180-230,00, mas, são de TDP 95W e teoricamente não suportariam seu 955 (parece-me que a Rev. C3 é 95W, bom conferir "cpu-list" delas, mesmo assim, seria uma limitação - http://www.gigabyte.us/support-downloads/cpu-support-popup.aspx?pid=4125).

Eu indico a GA-970A-UD3 porque a 970A-D3 (sem "U") está em média 30,00 a menos só. Vale pela melhor construção (8+2 fases contra 4+2) que pode ser interessante num up futuro e/ou OC mais pesado, também permitiria um CF/SLI, etc, etc.. No seu caso, se quiser economizar 30,00-50,00 e não precisar de nenhuma dessas 'features', a 970A-D3 atende bem, pois, já suporta os FX's Visheras (sucessor melhorado dos Bulldozers) de 125W.

Essa M5A99X EVO custa quase o dobro e não acredito que vá usar todo potencial (aliás, ocorre com muitos, inclusive eu). Assim, faço uma sugestão:

1) uma das GA-970A - você decide

2) 2x4GB - 1600 Vengeance, se der 8-8-8, ou 1866 pensando no futuro c/ FX.

3) SSD 120/128GB Sata 3 - a diferença pra uma M5A99X EVO + ~120,00 paga um bom.

Mas, com SSD, muda um pouco os hábitos de armazenamento, nada demais, mas, vale a pena. Se partir pra ele, dou mais explicações.

Lembrando, o $$ é seu. A gente só dá uma ideia do que seria mais equilibrado com esse $$.

Feliz Natal e boas Festas!!!

.

Postado

Prezado Dalai_Brahma sem qq ressentimento, você ajudou bastante ao sugerir via MP visto a não ter obtido sucesso com este tópico até então. Pois, fez com que eu pesquisasse um pouco mais dentre as opções listadas.

Mea Culpa esquecer de citar $ destinados ao investimento.

Pois bem, esta máquina é utilizada para games, filmes (HT ligado na MoBo) e Adobe PS. Sei que está defasada quando exigida em alguns games, mas de fato não invisto anualmente em peças.

Creio que seja possível investir R$400 ~ R$700 e TALVEZ seja um valor satifastório para um gamer (não hardcore). Penso sempre em custo/benefício, porém se possível, ter uma máquina que seja auto-suficiente por cerca de 3 anos (assim paga-se o investimento, entende?) De fato acertou ao citar meu suado $$ hahaha

Visto que há 3 anos nesta mesma época a estava montando, talvez seja o momento de investir na MoBo já pensando em upgrade para atualizá-la. As memórias Corsair Vengeance 2x4GB chegaram, agora falta encontrar a MoBo e futuramente penso em processador e vga.

Havia pensado nas opções que são bastante próximas (ou iguais) ao que sugeriu:

Asus M5A99X evo / Asus SABERTOOTH 990FX / Gigabyte GA-970A-UD3

Mas sinceramente paira a dúvida sobre "longevidade" como citei acima, além do custo/benefício dentre as opções.

Obrigado pela ajuda ;)

Postado

Amizade, chegou a 970A-UD3 do meu sobrinho que estarei instalando até amanhã. Aí, te digo minha impressão. Tenho a Sabertooth que, se não fosse a oportunidade única, não a teria e ainda hoje não compraria devido seu preço. E por experiência veio com "bugzinhos" que qualquer mais barata pode vir.

Por isso, pra mim, a Gigabyte por metade do preço vai fazer tudo que você quer.

Longevidade? Não se preocupe, tem os Visheras que darão conta por mais 2\3 anos e depois deles o Streamroolers 15\20% melhores no mesmo soquete AM3+.

Estou em viagem. Volto depois com as impressões da Gigabyte.

Feliz Natal!

.

Postado

Dalai_Brahma fico um pouco preocupado em relação a Gigabyte por conta da assistência técnica, pois a Asus tem representação oficial no Brasil. Se der pau numa Gigabyte, só mandando pro USA né?

Fico aguardando seu teste na MoBo de seu sobrinho.

Boas festas a vocês ;)

• 4 semanas depois...
Postado
mais alguem? up :cool:

Jimbo,

Ninguém vai dar mais de 1 ano de garantia no Brasil. A Asus dá 5 anos na Saber lá fora. Aqui é 1 ano, 'mô velho'.

Então, vai na Gigabyte que é um ótimo custo/benefício. A galera no Adrena está usando muito bem, com OC em FX ~ 4.2-4.6GHz. O único senão é um ajuste limitado de LCC. Mas, tem tensões estáveis, sem muito Vdrop.

Atenção, ela é ATX. Não me liguei e ficou "justa" no gabinete antigo do meu sobrinho. Rodando 965BE stock bate 48-50ºC cooler box. Não 'brinquei' com ela ainda. Só depois de recolocar o TX3 pra ele.

Esta aqui - GA-78LMT-S2P - também é guerreira, galera subindo bem OC mesmo 3+1 fases só. Essa é pra quem não pode gastar, mas, não fica na mão. Sério, precisas de placa TOP mesmo? Se sim, está saindo a Saber R2.0 Gen3, mas, iria de MSI. E saiu ASRock muito show (questão só de design).

Indicado: GA970A-UD3 - tu queres jogar... investe na GPU e um FX-6300/6350/8300 saindo do forno mais na frente - como dito antes.

Vou deixar uns links pra consulta:

http://adrenaline.uol.com.br/forum/showthread.php?t=335606

http://www.criminalcafe.com/showthread.php?1546-AMD-FX-AM3-T%F3pico-Oficial/page180

http://www.criminalcafe.com/showthread.php?11194-Promo-....depois-de-ontem-o-mundo-n%E3o-ser%E1-mais-o-mesmo...../page14 (Galera toda encomenda com Jr./Yoko - Mojostech - peças do Japão)

Sucesso!

.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!