Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hyper 212 Plus não funciona no CPU Fan


Posts recomendados

Troquei as placas mãe de duas mobos que deram defeito. Comprei 2 Gigabytes AM3+ 990FXA UD3. Eu já utilizava nas antigas os coolers Hyper 212 Plus (RR-B10-212P-GP), com uma fonte Corsair 700W. Após instalados todos os componentes, liguei o pc, mas o cooler do processador girou rapidamente, parando logo em seguida. Então instalei o cooler original AMD e, para minha surpresa, funcionou normalmente. Esse fato ocorreu da mesma forma nas duas placas.

Como o barulho do cooler da AMD é insurportável, decidi ligar o do Hyper 212 Plus no conector Power system fan, o qual surpreendentemente, passou a funcionar.

Ato contínuo, liguei no CPU Fan o ventilador de 140mm que fica posicionado no "teto" do pc, verificando o funcionamento normal também dessa ventoinha. Resumindo: Qualquer ventoinha e o cooler original funcionam perfeitamente, quando plugados no CPU Fan, e o Hyper 212 roda "normal" no system fan, mas não funciona no CPU Fan.

Como o problema ocorreu em duas placas iguais e novas, estou descartando, a princípio, um possível defeito.

Embora refrigere o processador, sei que não é apropriado se instalar o cooler em conector diferente do CPU fan; exatamente porque a refrigeração deixa de ser inteligente, com monitoramento via setup, inclusive impedindo uma configuração em que alterne as velocidades da ventoinha conforme as exigências de temperatura do sistema.

Alguém já passou por experiência desse tipo, ou desconfia do que possa estar provocando esse problema ?

Grande abraço a todos.

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Tem outra pessoa que também reportou um problema parecido com o seu:

http://forum.giga-byte.co.uk/index.php?topic=9606.0

Pela assinatura dele, o cooler se trata do 212+ que vem com a fan Blade Master que é PWM (4 pinos).

2) Veja na Bios a opção CPU Smart FAN Mode que fica em PC Health Status.

Por padrão, ele é configurado como Auto que detecta se a fan é de 3 pinos ou de 4 pinos.

As outras opções são Voltage para fans de 3 pinos e PWM para fans de 4 pinos.

3) Você está usando a fan original do 212+ que é de 4 pinos?

Se já estiver como Auto tente mudar para PWM.

4) Caso não funcione, seria interessante questionar o Suporte Técnico da GigaByte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EdsonSM, bom dia.

Sim, estou usando o original de 4 pinos.

Configurei as opções que você me sugeriu, trocando o auto pelo PWR, mas não tive resultado positivo. Marquei, por último, a opção "Voltage", mas o problema continuou do mesmo jeito.

Farei contato com a Gigabyte para solicitar uma posição sobre esse problema.

Pelo que estou depreendendo, se eu colocar um Fan de 3 pinos, o cooler funcionaria no CPU Fan. Ou seja, eu trocaria o fan do "teto" do gabinete, que tem a mesma medida, por esse original que não funciona no CPU Fan. Mas isso seria em tese, porque não prática a eficácia do cooler seria comprometida, porque esse quarto pino é que talvez diferencie a força e, portanto, a eficiência do original em relação às fans de 3 pinos. Não é isso ?

Obrigado.

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Na verdade a fan do 212 é de 4-pinos PWM.

A placa mãe irá aumentar ou diminuir a rotação da fan conforme for a temperatura do processador.

A rotação de fans de 3-pinos podem também ser controladas pela placa mãe, mas através de tensão.

A sua placa mãe Gigabyte tem a CPU Fan capaz de controlar a rotação tanto de fans de 4 pinos através de PWM ou fans de 3 pinos através de tensão.

A minha placa mãe Asus por exemplo tem CPU Fan capaz de controlar apenas fans de 4 pinos.

2) A fan Blade Master do 212 é uma fan que tem boa reputação como fan de cooler, principalmente por ter boa pressão estática.

Eu não sei qual é o modelo da fan que vem no teto, mas muitas fans que vem junto com o gabinete não são ideais para coolers por terem fluxo de ar ou pressão estática muito baixa.

3) Porém, o que você pode fazer é manter a fan do 212 funcionando na Power Fan e testar outras fans na CPU Fan.

4) Desconfio que ao ligar o computador que a placa mãe faça um teste da fan do 212 e em seguida ajusta o % da rotação (fan power) de acordo com a temperatura do processador.

Pode ser que como a temperatura do processador está baixa, a placa mãe está fornecendo pouca energia para a fan.

5) A Asus tem um utilitário que testa a rotação das fans.

Só para ter uma ideia, eu tenho 1 fan Akasa Viper 120 mm (600 rpm - 1900 rpm) conectada na SysFan que no teste de 0% a 30% ficou em 0 rpm.

Somente em 40% a rotação da fan chega próxima a 600 rpm.

Isso na prática não acontece, só aconteceu no utilitário de teste da fan.

A CPU Fan nunca fica a 0 rpm e a CPU Fan por padrão começa em 60%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edson, realmente citei a fan do teto apenas como referência, porque, ao observá-la, vê-se nitidamente que ela não possui o fluxo de ar da fan do cooler Hyper 212.

Não sei se isso é um indicativo, mas vou dar uma pesquisada usando como parâmetro o rpm de ventoinhas de 140mm.

Se uma fan girar na mesma velocidade que a original do 212, isso significa que tem a mesma eficiência ?

Será que existe no mercado ventoinhas de 3 pinos que têm a mesma "força" das que utilizam 4 pinos ?

Paralelamente, preenchi o formulário de suporte da Gigabyte, infelizmente no idioma Inglês, e vou aguardar uma posição deles sobre esse assunto.

Obrigado pelo seu conhecimento e por se dispor a ajudar.

Abraço.

Jorge

Complementando, fiz uma citação errada com relação ao tamanho da fan do cooler Hyper 212 Plus, que, ao contrário de 140mm, possui 120mm, com rotação que varia de 600rpm a 2000rpm.

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se uma fan girar na mesma velocidade que a original do 212, isso significa que tem a mesma eficiência ?

Será que existe no mercado ventoinhas de 3 pinos que têm a mesma "força" das que utilizam 4 pinos ?

Não podemos afirmar que isso seja válido para qualquer fan, pois as fans tem diferentes especificações de fluxo de ar e pressão estática.

Pode acontecer sim de duas fans terem desempenhos similares.

Agora uma fan ruim ou com baixa reputação quanto a qualidade não dá para se dizer o mesmo.

O mais importante é escolher uma fan que atenda as necessidades quanto a performance e nível de ruído.

Já vi pessoas que inclusive optaram em trocar a fan do 212 por outras mais silenciosas e com menor rotação.

Caso necessite trocar a fan, recomendo escolher fans que tenham boas recomendações.

Mas pessoalmente já considero a fan Blade Master uma boa fan, a não ser que você não possa usá-la na CPU Fan e precise trocá-la por outra fan mais silenciosa para rodar em 100% na Power Fan ou ligada diretamente na fonte.

Dependendo do que a Gigabyte responder, pode postar aqui qualquer dúvida que você tiver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante notar que o plug do cooler original da AMD possui 4 pinos, os mesmos do Hyper 212 Plus. O original funciona, mas o do Hyper, não.

Encontrei a fan Excalibur da Cooler Master, acho que com mais pressão e um pouquinho mais silenciosa, mas com características bem próximas da fan do 212:

120x120x25mm, 12v, 600 - 2000 RPM ± 10%, Fluxo de Ar: 26.4-85.6 CFM ± 10%, Pressão do Ar: 0.75-3.53 mmH2O, Ruído: 13-30 dBA.

Comparando com a do Hyper 212:

120 x 120 x 25 mm. Fan Speed: 600 - 2000 R.P.M. (PWM). Fan Airflow: 21.2 - 76.8 CFM. Fan Air Pressure: 0.40 - 3.90 mmH2O. Bearing Type: Long life sleeve. Fan Life Expectancy: 40,000 hours. Fan Noise Level (dB-A): 13 - 32 dBA. Connector: 4 Pinos PWM Placa Mãe.

O problema é que ela possui, igualmente ao do hyper, 4 pinos. Acho que deve ser um traço próprio das fans mais potentes o quarto pino, e, por isso, talvez possa ser um investimento de risco a aquisição de uma fan dessas, sem a certeza de sua funcionalidade nessa placa, muito embora o valor de R$ 36,00 não seja nenhuma exorbitância.

Vi uma imagem dessa fan agora há pouco no site da CM em 360 graus, e acho que não tem como fixá-la no dissipador. É fan de gabinete, infelizmente.

Vou aguardar o pronunciamento da Gigabyte sobre isso.

Obrigado mais uma vez pelos seus esclarecimentos.

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) A Excalibur parece ter uma boa qualidade e sei que tem pessoas que recomendam essa fan por ter bom fluxo de ar, mas é consideravelmente barulhenta.

Você não deve ter problema com essa fan e o Evo.

O Evo não usa clips para segurar as fans, ele utiliza um outro tipo de suporte para segurar as fans.

Eu tenho o 212+ que veio com os clips, mas não sei dizer se posteriormente a Cooler Master também disponibilizou também no Plus esses mesmos suportes do Evo.

2) Não sei dizer ainda se a Excalibur é realmente melhor do que a Blade Master.

Tem um review do Excalibur: http://www.ninjalane.com/reviews/cooling/cm_excalibur

Segundo essa review a fan não é muito boa para dissipadores tal como é como fan de gabinete ou radiadores.

Tem uma comparação do Excalibur com o Blade Master:

http://www.xbitlabs.com/articles/coolers/display/120mm-fan-roundup-2_4.html

A fan Blade Master se saiu bem no teste feito pelo Ed Hume:

http://www.vortez.net/articles_pages/120mm_and_140mm_fan_comparison,17.html

3) Creio que não tenha relação o fato de uma fan de 4 pinos ser de forma geral melhor ou mais forte do que 3 pinos.

Eu diria fans de 4 pinos são recomendadas como fans de coolers por serem PWM.

Não são todas as placas mães que permitem controlar fans de 3 pinos conectadas na CPU FAN.

Eu diria ainda que existem boas fans de 3 pinos que infelizmente não podem ser controladas pela CPU FAN.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Edson.

Resposta da Gigabyte sobre o problema:

Dear Jorge,

Thank you for your kindly mail and inquiry. About the issue you mentioned, we suggest you can try the following steps:

1. Please first Load Optimized Default BIOS setting, set Enabled in reset CPU Smart FAN Control BIOS item and then set Auto first and then PWM in CPU Smart FAN Mode BIOS to test again. Please remember to press F10 to save BIOS change.

2. If possible, please test another CPU fan in GA-990FXA-UD3(rev. 1.1) to verify the root cause.

However, if the problem still occurs, a further testing or examination might be required. Since we are not possible to get your product, we suggest you to contact your supplier (where you purchased your product) and see if they can test your system directly.

At last, if you still have any further question or suggestion about our products/service, please do not hesitate to contact with us. We will try our best to help you resolve the problem ASAP.

Best Regards,

GIGABYTE

Como esse procedimento sugerido já tinha sido testado por mim, sem resultado, e também seria extremamente demorado levar à loja para fazer o teste com o Hyper Plus, não vou questionar uma possível incompatibilidade da fan Blad Master com a CPU Fan dessa placa.

Mexo muito com pcs e por isso não considero que adquirir um outro cooler para teste e uso seja um desperdício. Assim, entre as opções de coolers siliciosos da CM que cabem em meu gabinete (CM 690 II Advanced), por exemplo, interessei-me pelo Hyper 612 e o Hyper TX3 EVO - esse último com uma fan um pouco menor (92mm) e menos silencioso.

Vou testar e depois posto a resposta aqui.

Abraço.

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não é o cooler e se não for a fan pode ser algum problema com relação a CPU FAN.

Veja se não vale a pena fazer os seguintes testes:

1) Testar outras fans na CPU FAN. Use as fans do próprio gabinete.

2) Testar a fan Blade Master na SYS_FAN1 ou na CPU FAN de outra placa mãe.

Creio que a SYS_FAN1 da sua placa mãe também faça controle de rotação de fans de 4-pinos (PWM).

Se for algum problema relacionado a CPU FAN, eu diria que seria melhor não usá-la, independente do cooler ou da fan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Edson, eu não soube informar exatamente o ocorrido com o cooler, e talvez por isso, levamos um tempinho maior para achar a solução do problema.

Na verdade, quando eu ligava o pc, com o cooler na CPU Fan, ele não girava rapidamente, não - conforme eu lhe dissera, mas sim, dava um tipo "espasmo", denotando uma "falta" de força e "parava". Aí, eu preocupado com uma possível queima do processador, desligava o pc pelo botão da fonte, e não deixava avançar.

Quando você disse para testar a fan Blade Master no system 1, eu peguei a outra fan que tenho, também Blade Master, e fiquei observando. Diferentemente das fans do gabinete e também do cooler original AMD, a do Hyper (pelo menos na minha mobo) dá aquele espasmo, para, e talvez uns 2 segundos após, volta a girar normalmente.

Obrigado pela sugestão do teste e por todos os ensinamentos.

Grande Abraço,

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Pelo que entendi então a fan Blade Master tem esse espasmo tanto na CPU FAN e na System Fan 1?

2) Como você disse que trabalha com pcs e comprar coolers não é desperdício, veja se não é interessante adquirir e fazer um teste também com o cabo splitter Akasa AK-CBFA03-45.

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:877/cabo-para-5-fans-4-pinos-flexa-fp5-ak-cbfa03-45

Com esse cabo você ligar até 5 fans de 4-pinos PWM no mesmo conector CPU FAN.

As fans são alimentadas pela fonte de alimentação e não pelo conector da placa mãe.

O controle de rotação deverá ser feito pela placa mãe.

Creio que no caso da sua placa mãe, a opção auto não vá funcionar e sim na opção pwm.

Se não me falhe a memória lembro de alguém que teve que fazer isso para o cabo funcionar em uma placa mãe Gigabyte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Edson.

Na verdade não trabalho com informática; apenas tenho uma certa compulsividade por esse assunto. O meu "laboratório" são os 4 pcs que mantenho aqui em casa.

Isso mesmo: Tanto na CPU Fan quanto na System Fan 1 a fan BM apresenta o espasmo; já na power system fan, ela começa girando com carga total.

Muito interessante esse cabo. Recebi hoje um cooler Hyper 212 Evo, que adquiri há 2 dias, exatamente na Just Shop. Entrega rápida e o produto muito bem embalado. Se soubesse a respeito desse cabo já aproveitaria e trazia junto com o cooler. Mas não faltará oportunidade.

Ele é ligado na fonte naquelas entradas dos cabos modulares, ou é em adaptadores ?

Como o controle de rotação é feito pela mobo se a alimentação é pela fonte ?

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) O conector Power System Fan fornece 100% de carga para a fan, por isso ela roda sempre em 100%.

2) O 212 Evo vem com uma fan de 4-pinos que é a XtraFlo sem led.

3) Veja alguns detalhes do produto no site da Akasa:

http://www.akasa.com.tw/update.php?tpl=product/product.detail.tpl&no=181&type=Cables&type_sub=Fan%20Cable%20Adapters&model=AK-CBFA03-45

O cabo permite conectar 5 fans e um dos conectores reporta a rotação da fan para a placa mãe.

AK-CBFA03-45_g02.jpg

O cabo tem um conector que você liga na fonte.

Ele tem também um conector de 4-pinos e você liga na CPU FAN da placa mãe.

AK-CBFA03-45_g03.jpg

As fans são alimentadas pela fonte e recebem o sinal PWM da placa mãe.

Não necessariamente você precisa colocar 5 fans ou todas as fans precisam ser iguais.

Cada fan recebe o sinal PWM e aumenta a rotação conforme o porcentual de carga.

As fans devem ser de 4-pinos.

Fans de 3-pinos devem rodar sempre em 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...