Ir ao conteúdo

Raid

Rafael Coelho

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Aproveitando que ia ter de reinstalar o windows, dei uma testada na controladora RAID da minha novíssima ECS K7VTA5.

Meti um HD Samsung de 40Gb 5400RPM ATA100 e um Quantum de 6.2Gb ATA33, para ver no que dava. Liguei os dois em RAID 0 (data split).

Algumas conclusões:

- Para instalar o windows XP você TEM de ter à mão um disquete com o driver da controladora RAID.

- Usar um HD muito lento junto com outro rápido não adianta. O desempenho fica aproximadamente 2x melhor do que o hd mais lento, no meu caso ficou mais lento do que o de 40Gb sozinho.

- Se você usar um hd menor e outro maior, não tem como (eu tinha esperanças de conseguir) usar o espaço que sobra no HD maior. No meu caso, ele usou os 6.2Gb do quantum e os primeiros 6.2Gb do Samsung, dando um drive de 12.4Gb, mas os 34Gb restantes foram perdidos.

- Se você tirar os hd´s do gabinete e for ligar depois, não importa se você trocar um pelo outro (ligar na outra porta). Ele reconhece igual, aparentemente ele grava nos HD´s qual a posição deles no arranjo. Dá até para tirar os dois que estavam em cabos separados e ligar os dois no mesmo cabo.

- Falando nisso, ligar dois HD´s em raid 0 usando eles no mesmo cabo (master/slave) dá um desempenho bem inferior a ligar eles em cabos separados (um em cada porta). Imagino que se você usar 2 hd´s de alto desempenho a perda é maior ainda.

Bom, essas coisinhas eu tinha curiosidade... Se alguém tem mais alguma dúvida ou tem alguma dica a dar, manifeste-se!

• Membro VIP
Postado

Tudo o que você disse eu já tinha lido o pessoal falar em testes com placas de RAID, mas nunca tinha visto nenhum testar (eram comentários do manualzinho ou da FAQ da placa). Melhor saber que é verdade antes de ficar repetindo como papagaio.

Essa história de precisar o disquete eu estava discutindo num tópico ai. Estava falando que o Linux Mandrake 9.0 já tinha os drivers e por isso poupava problemas para quem fosse instalar. O mais normal antes era instalar o Windows com o HD no IDE normal, instalar os drivers e só depois ligar no RAID e criar o RAID 0.

Como você fez? Teve copiar os que estavam no CD ou já veio disquete? Na minha placa veio o disquete e li que quase nenhum fabricante fornecia o disquete.

Se alguém precisar já faço uma imagem dele.

Postado

Estou pensando em instalar um DVD-Rom numa porta RAID, pois as outras IDE's já estão ocupadas com 2 HD's Driver de CD e Gravadora.  Tem algum problema?  Vou precisar desse disquete para instalar?  E se for baixo aonde os arquivos?

OBS:  Fiz o upgrade da BIOS para a Shuttle, muda alguma coisa?

Agradeço alguma luz.  

Feliz Ano Novo para todos!

Postado

pedraozao você não pode usar a RAID como se fosse IDE (a menos que esteja muito enganado), pois até me lembro que uma vez o Neo me passou um link prum bagulho que prometia dar uns paus na bios para que ela reconhecesse a RAID como IDE e como tal fizesse funcionar os drives nela ligados.

Postado

Não as RAID´s não servem a isso, mas a esperança não acabou! você pode comprar um placa PCI c/ portas IDE não são baratas mas se realmente você quer ter isso tudo no pc é a única solução.....

Postado

OK.  Obrigado.

Você poderia me dizer então para que servemas RAIDs?

O "técnico" da loja onde comprei minha placa disse que era pra isso.

FELIZ 2003!

Postado
Postado Originalmente por sledgehammer@31 Dez. 2002,21:21

Tudo o que você disse eu já tinha lido o pessoal falar em testes com placas de RAID, mas nunca tinha visto nenhum testar (eram comentários do manualzinho ou da FAQ da placa). Melhor saber que é verdade antes de ficar repetindo como papagaio.

Essa história de precisar o disquete eu estava discutindo num tópico ai. Estava falando que o Linux Mandrake 9.0 já tinha os drivers e por isso poupava problemas para quem fosse instalar. O mais normal antes era instalar o Windows com o HD no IDE normal, instalar os drivers e só depois ligar no RAID e criar o RAID 0.

Como você fez? Teve copiar os que estavam no CD ou já veio disquete? Na minha placa veio o disquete e li que quase nenhum fabricante fornecia o disquete.

Se alguém precisar já faço uma imagem dele.

sledge, na minha não veio disquete, mas os drivers estão todos no CD-ROM da placa.

pedraozao, a controladora raid, só serve p/ ligar HD´s, seja do jeito normal(como IDE) ou usando RAID, que ou "dobra" a velocidades de leitura, ou cria um espelhamento nos HD´s, copiando nos dois HD´s, tudo que você tem, desse jeito se você perder algum dado, ele procura no outro hd.

Valeu !

• Membro VIP
Postado

O disquete eu fiz assim: baixei os drivers (com a placa velha ainda), e descompactei no hd, é copiei tudo para disquete. Quer dizer, tudo não, tem que tirar o diretório "utility", que é grande demais e vem só o utilitário de gerenciamento para windows. O resto cabe em um disquete.

As portas você pode usar como uma porta ide normal para usar hd, só não sei se funciona com drives de CD, vou testar.

Sempre lembrando que se o seu HD de boot estiver na porta RAID, você precisa do disquete para instalar o windows.

Quando eu instalei da primeira vez eu fiz como o sledge disse, com o hd na ide normal, só troquei de placa, dei o boot (funcionou, por incrivel que pareça), instalei o driver, e troquei o hd para a porta RAID.

Depois quando reinstalei o windows, tanto usando ou não o RAID, precisa do disquete.

Mas Sledge, me diz uma coisa, se você for usar uma arranjo RAID 0 como disco de boot (do windows) você pode fazer o arranjo depois? Me parece que não, pois ao criar o arranjo ele apaga os discos. Só dá para inserir outro disco depois no modo RAID 1.

Postado
Postado Originalmente por felipe.bizam@01 Jan. 2003,10:19

pedraozao, a controladora raid, só serve p/ ligar HD´s, seja do jeito normal(como IDE) ou usando RAID, que ou "dobra" a velocidades de leitura, ou cria um espelhamento nos HD´s, copiando nos dois HD´s, tudo que você tem, desse jeito se você perder algum dado, ele procura no outro hd.

Valeu !

Então é isso aí.  Por enquanto não me interessa colocar HD's nessas portas, vou deixá-las desabilitadas na BIOS mesmo.  Quanto ao DVD, quando eu comprar, tiro o CD-ROM.  É o jeito.

Obrigado e um abraço.

• Membro VIP
Postado

Fiz o teste: o drive de CD-RW não funciona nessas portas.

Pedrozão, no seu caso eu acho que não é para desistir, use as portas da controladora RAID para o HD e as duas "normais" para o CD e DVD.

Dá para botar até 4 HD´s na raid, e até 4 drives de cd, cd-rw, dvd e zip nas outras. Duvido que alguém tenha um micro "caseiro" que precise mais do que isso.

Postado
Postado Originalmente por pedraozao@01 Jan. 2003,14:50

Então é isso aí.  Por enquanto não me interessa colocar HD's nessas portas, vou deixá-las desabilitadas na BIOS mesmo.  Quanto ao DVD, quando eu comprar, tiro o CD-ROM.  É o jeito.

Obrigado e um abraço.

Pedraozao, o meu tá assim :

ide 1 : CD-RW

ide 2 : DVD

Raid 1 : HD (usando o HD como se estivesse na IDE normal)

Achei que ficou ótimo !

Valeu !

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por coelho72@01 Jan. 2003,12:00

Mas Sledge, me diz uma coisa, se você for usar uma arranjo RAID 0 como disco de boot (do windows) você pode fazer o arranjo depois? Me parece que não, pois ao criar o arranjo ele apaga os discos. Só dá para inserir outro disco depois no modo RAID 1.

Acho que nisso você tem razão. Raid 0 não dá pra fazer dessa maneira. Teria que olhar, pois não tentei (tenhos dois HDs diferentes abarrotados de dados).

Postado
Postado Originalmente por felipe.bizam@01 Jan. 2003,18:16

Pedraozao, o meu tá assim :

ide 1 : CD-RW

ide 2 : DVD

Raid 1 : HD (usando o HD como se estivesse na IDE normal)

Achei que ficou ótimo !

Valeu !

É.  Talvez você tenha razão, mas eu tenho 2 HDs.  Será que não ia dar problema?  Eu colocaria o HD Master na RAID ou o SLAVE?

Postado
Postado Originalmente por pedraozao@01 Jan. 2003,20:05

É.  Talvez você tenha razão, mas eu tenho 2 HDs.  Será que não ia dar problema?  Eu colocaria o HD Master na RAID ou o SLAVE?

o segundo HD você coloca no RAID 2 ! sem problemas, você não vai estar usando a controladora como RAID.

Valeu !

• Membro VIP
Postado

Consegui outro hd igual (samsung 40Gb 5400RPM ATA100), instalei em RAID 0, reinstalei o windows e testei com o sandra.

Index: 34Mb/s

Leitura contínua: 54Mb/s

Leitura randômica: 10Mb/s

Beleza! Tá bem rápido, né?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!