Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Felipecneto

Membro Pleno
  • Posts

    97
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Felipecneto postou

  1. Bom, montando um regulador à Zener, minha V na saída (entrada do mod) ficou prox de 12.4V Mas na hora de atracar o relé a há uma queda de tensão e a V na entrada do Módulo cai pra cerca de 8.5V (O que faz com que praticamente nem tenha V suficiente pra comutar) Com regulador 7812 já não existe tal queda, o modulo e seu relé funciona normalmente. ISSO TUDO EM BANCADA, COM FONTE DE BANCADA! Na hora de instalar no equipamento, alimentando a plaquinha com o 7812 (oriundos dos 15V da fonte simétrica do Pré) novamente a V cai pra cerca de 8.5 e não é suficiente pra atracar o relé.... Só rindo, qual a causa disso? Em outro amplificar, acabei na época instalando uma fonte isolada só pra alimentar esse modulo! O que fiica melhor?
  2. @.if Pois bem, irei adicionar um Módulo Rele com retardo, como talvez os 12v irão alimentar outros setores deste modulo, não sei... Mas farei tb tais testes, irei testar em bancada testando um circuito pra alimentar junto à fonte de bancada! Em breve atualizações!
  3. Muito bem, vou instalar um relé para atrasar alguns segundo o acionamento da carga! Qual a maneira mais eficaz de "tirar" 12V da fonte? Regulador posterior aos 15V da fonte, ou um zener?
  4. @Sérgio Lembo Já foi substituído, sem alterações! E o anterior não acusava danos em testes isolados! @.if um de 3k3 e um de 3k9, porém no equipamento são dois de 3k9, substituí primeiramente o de 3k3 (vide diagrama) pra 6k8, diminui a V na saída, mas não impedia de circular na carga e ocasionar o tal curto, subi pra 10k e diminui mais ainda a V na saída e o curto parou, com carga conectada. Posteriormente troquei o outro de 3k9 pra 10k e assim creio que ficará. Porém a tensão de Offset abaixou tb, e os TRs parecem trabalhar um pouco mais frios e com uma leve distorção de Crossover, entre os ciclos, muito moderada.
  5. Exatamente, a A sobe no momento da partida, porque os capacitores se "abastecem". Mas continuava aceso como se houvesse curto. Mas sem carga na saída não acontece. Agora substituí os dois de 3k por 10k, minha Tensão caiu levemente, e por ora não indica mais curto, ligando copm carga conectada! Minha dúvida, é se estou atuando na região correta, pra ajustar 0V.
  6. Bom dia amigos, mais uma vez venho solicitar ajuda dos colaboradores deste Forum! Estou com o equipamento em questão na bancada; Chegou com FUSE em aberto. Acusa consumo de corrente excedente (vide Lamp. Série) *C/ carga na saída. Nenhum componente crítico danificado ou em curto (vide testes). Sem consumo de corrente sem carga* (excedente) Resumindo; Ao dar a partida no equipamento, este com carga conectada, um curto é indicado via Lampada Série. Sem carga, nada é indicado. Partida sem carga e posterior (com equipamento ainda ligado) conectar um carga nada é indicado. OBS - Tive uma situação semelhante tempos atrás, e acabei adaptando um relé com atraso na saída! (Não quero ter de usar o mesmo artifício desta vez) Conferindo V na saída; Sem carga; 70mV DC LEMBRANDO - Não substitui nenhum componente crítico do setor de Potencia! Testes; Diferenciais BD327 foram testados quando ao Hfe e estão próximos! Demais Trs sem curto ou em aberto! Como não há ajuste de 0 V nem de Offset, tentei alterar os valores dos Rs (3k3 e 3k9) que ficam na entrada de +B (45); Alterei aos poucos até atualmente 10k no lugar do de 3k3; Resultando numa queda na tensão da saída e tornando a partida (com carga) aceitável, mas ainda existe 40mV (sem carga) e quando totalmente descarregados (o banco da fonte) ainda acusa brilho na minha lampada, mas se desligado e ligado novamente na sequencia, o amp liga normalmente sem indicar curto (com carga) Estou no caminho? O que indicam, estou variando os valores nas posições corretas? Obrigado e segue o documento do projeto;
  7. @aphawk Excelente amigo, boa explicação! E com relação à isso:
  8. Meus amigos, vamos lá; Encontrei um Sr. da região, disposto a verificar o problema com o o toroidal, e o curto estava no secundário, superaqueceu e os primeiros enrolamentos entraram em contato com o núcleo (mas não teria o núcleo um isolamento antes dos enrolamentos?) Enfim, inviável o conserto uma vez que não daria pra enrolar novamente uma das sessões do secundário, por ter um fio muito grosso. (Já que seria rebobinado à mão) Tenho agora duas opções; Encontrar um novo! Encontrar um usado com as especificações mais próximas possível! Porém, nesse meio tempo encontrai um trafo retirada de um System Aiwa que virou sucata, com as seguintes características no secundário; Com Center Tape em 3; 42.4 + 42.4 e 17.6 + 17.6 (As duas sessões com Center em 3) Como pode-se observar no diagrama. Pois bem, consegui alimentar o amplificador isoladamente a fim de testes. Primeiro a fonte com 42 +42 e depois o Power Amp Depois com 17 + 17 isoladamente, testei a fonte e o pré amp. Tudo ok, nada queimou ou danificou nesses setores. Agora a dúvida(s); Eu poderia muito bem utilizar esse trafo (se não a baixa potência) para alimentar o equipamento. Mas poderia utilizar um único Center Tape para as duas alimentações? Como é feito originalmente no equipamento do transformador de teste (vide imagem do diagrama) E uma breve resposta do porque minha VDC pós fonte, com 42 + 42 VAC na entrada fora de +- 53VDC? GRATO NOVAMENTE
  9. Dizer que o Trafo suporta até 10A no secundário (55 + 55), corresponde dizer que cada sessão 55v (55 - 0) suporta 5A? Grato
  10. Ou um que encontrei a venda, da propria Toroide do Brasil Porém com potencia levemente menor, supondo ser realmente de 10A - 13A o original PRIMÁRIO: 0 – 115V / 0 – 115V SECUNDÁRIO: 0 – 55V – 5A SECUNDÁRIO: 0 – 55V – 5A SECUNDÁRIO: 0 – 12V – 0,5A SECUNDÁRIO: 0 – 12V – 0,5A POTÊNCIA: 550VA FREQUÊNCIA: 60HZ DIMENSÕES: 135 X 55 mm (Diâmetro x Altura).
  11. já cotei com eles, ficou em 1030,00 Mais caro que o valor do equipo
  12. @Airtonarl Pois então, como o toroide ficava alocado no interior do gabinete e não no rack, junto às demais placas, não foi possível verificar o aquecimento! Não consigo pensar no lance de vida útil, nunca vi um trafo queimar do nada, enfim. Ainda não desenrolei, pois procuro profissionais para o reparo!
  13. Perfeito, pode deixar que vou atualizando! Por enquanto ainda procuro alguém para reparar o Toroidal. Se nada desenvolver, vou partir pra levantar com empresas que fabricam! E quanto à análise do consumo de A na partida do Amp? Alguma sugestão para medir?
  14. Boa, mas pra isso um Resist. de Chuveiro ajudaria? Pra ficar prático a variação de R? Ou até mesmo um potenciômetro?
  15. Bom dia amigos do CH! Estou com um equipamento na bancada, que posterior ao reparo (reparo da bobina do falante, troca de Amp. OP do pré-amp e algumas soldas quebradas no Power) abria o FUSE no momento da partida do Amplificador (uma vez que o amp chegou sem fusível, não tem impresso na carcaça o valor correto e muito menos existe no diagrama o valor) OBS - Em testes o amplificador funcionou corretamente com fuse de 5A (mas o mesmo abriu ao ligar pela primeira vez na casa do dono do amp) Após conferir se não havia danos no equipamento vide Lâmpada Série, substituímos para 7A. (Funcionou por 1 semana) Pedi para que fosse analisado novamente via Lâmpada Série, pois já era de um valor alto 7A - Dessa vez algum curto mesmo! Pois bem; CURTO NO TRAFO TOROIDAL AGORA SEGUEM MINHAS DÚVIDAS; Antes de entregar o equipamento, que funcionava perfeitamente pós reparos, tentei verificar o valor da corrente no instante inicial da partida do amp, com um meter no lugar do Fusível. Mas sendo esse digital não consegui verificar com precisão! Qual seria uma dica/macete pra verificar com eficácia esse valor, pra assim definir o valor pro fuse? quais os motivos que fariam o trafo queimar? Vida útil, descargas (tendo que não há curtos e problemas extremos no restante ou após o trafo? Agora o maior deles; vamos precisar substituir o toroidal, uma vez que não há quem faça o reparo desse trafo por aqui, e um novo é bem caro! Por "sorte" tem um outro amplificador por aqui, idêntico no qual pude conferir as tensões do secundário; 55 0 55 e 13 0 13 Porém quanto ao dimensionamento da corrente e potência? Como farei pra levantar tal questão? Detalhe - no amp em questão (não o com problema) está impresso na carcaça um valor de 10a para o fuse em 110v!!!!!!! Posso substituir por trafo comum (quadrado)? Segue o diagrama do modelo; WarmMusic+BS15C.pdf Agradeço pela possível ajuda de todos! Obrigado, Felipe.
  16. Com mais tempo para trabalhar no amp, encontrei rapidamente problema com QR309, totalmente em aberto. Substituir e vamos ver se teremos ajuste da corrente nesse excitador.
  17. Bom dia amigos, estou com um equipamento em análise, e preciso de dicas de vocês; Trata-se de um amplificador Classe A simétrico de 1000w (500w por amp) se ligado em modo Bridge. Chegou com alguns problemas na entrada do Pré-Amp, que já foram solucionados e existem Outputs independentes para os dois amps ou uma Output para o modo Bridge. Chegou muto em uma das saídas, descobrimos que a saída oscilava com movimentações mecânicas e uma certa região da placa. (Típico problema de solda fria ou trilha rompida) isso foi resolvido. Porém, com tal saída funcionando, foi possível notar via osciloscópio uma distorção bem acentuada. Conferindo a Vbe dos TRs de saída do amp que não temos problema, obtive uma leitura de 500mV aprox. E no amp com problemas esta V nos mesmos TRs estava bem baixa. Ajustei via VR301 até aprox. 500mV. Mesmo assim a dist. na saída continua. O outro Trimpot VR302 não surte efeito ao movimenta-lo. Seria esse para ajuste dessa corrente nos excitadores? Ou seria o ajuste 0V na carga? Porém a Vbe no Tr Q309 (com carga na saída) bate 14V, Tensão que no amp sem defeitos gira em torno dos 500mV. Onde poderia ser o problema com essa distorção? Claro já levando em consideração uma possível diferença de ganho entre todos os TRs de potencia, fugas etc e etc. Segue o amp; (pag 2 Power Amp) Agradeço. samson_lh_1000_bass_amp_sch.pdf
  18. Realmente, havia muita bokinha de estanho entre as soldas e muita sejeira entre elas. Pode ter sido um pequeno curto entre soldas mesmo. Antes de fazer um dos testes fiz uma boa limpeza por toda a placa. Provavel que o curto tenha "matado" posteiormente a isso.
  19. Não sei se tão viável assim, mas vou aproveitar esta postagem do problema que tive tempos atrás com este amplificador pois estou com o mesmo modelo na bancada. Na verdade é uma curiosidade; O mesmo chegou com FUSE em aberto, ao ligar o equipamento na bancada, a Lâmpada Série acusava curto, porém oscilando junto ao acionamento do relé. Que atracava e desatracava. Retirei o Pré - O curto ainda acontecia. Retirei a V +B - O curto "parou". Partí para a análise de tudo que recebia essa alimentação +B. Depois de checar os TRs e Diodos quanto à curto, acabei retirando o Relé e testei na fonte de bancada, injetando 12V nos seus terminais, e aparentou estar normal. Religuei a V +B (porém sem o relé) e não houve sinais de curto. Religuei o Relé, o pré e a carga original do amp, injetei sinal na entrada e o amp funcionou normalmente sem curto algum. Alguém poderia levantar as possibilidades do motivo da corrente ter subido tanto a ponte de abrir o fuse? Penso no C83 ou no Diodo em paralelo. Agradeço.
  20. @Isadora Ferraz Realmente, tomando como base os valores presentes no Datasheet, os valores aferidos são bem baixos. Com relação aos componentes falsos presentes no mercado, infelizmente tornou-se pura realidade. Temos de levar isso em consideração ao reparar algum equipamento. Como se já não houvesse com o que se preocupar no reparo em sí! O que me leva a pensar se ainda há vantagem em reparar equipamentos analógicos. Mesmo no meu caso sendo puro Hobby. @Airtonarl Agradeço pela posição com suas aplicações, muito importante ter respostas nesse sentido! Por fim, com o amp funcionando foi possível entregar para o amigo! Ufa! Agradeço pelas dicas e ajudas, novamente.
  21. Bom, montamos um placa nova e levemente diferente da original, mas puramente com a mesma aplicação, claro. Troquei filtro da fonte e a ponte tb, O amp funciona, mas novo que o TDA ainda esquenta, não de forma gritante como antes, mas nota-se um aumento na temperatura. Fiz algumas análises em diversos regimes de funcionamento, com o termopar na parede do TDA, este já com a devida fixação junto ao dissipador. Sem sinal, com carga conectada, o TDA sai da temperatura ambiente até estabilizar em aprox. 45ºC (30 min.) Com 1 hora no mesmo regime bateu cerca de 47ºC. Com sinal,depois de permanecer por 30 minutos ligado e sem sinal (45ºC), a temperatura sobe com uma variação de tempo maior, mas nada absurdamente gritante e alcançou cerca de 48º e 49ºC por mais 30Min. ligado e com sinal "variante". O que me leva a acreditar que ele tende a elevar a temperatura independente de sinal injetado ou não, com variação na razão de tempo. Vendo no Data do TDA, tá dentro do regime de trabalho. Mas já tive outros amps com o mesmo TDA e não aquece absolutamente nada, e tendo eles a mesma aplicação e com circuitos semelhantes, penso ainda ter algo que influencia no aquecimento, mesmo depois de trocar praticamente tudo relacionado à potência e a fonte. PRECISO AINDA CHECAR A V NA CARGA. Mas tivemos um progresso.
  22. Montamos a plaquinha com TDA nova, fonte nova, e o amp. agora responde. O tda esquenta, mesmo sem sinal. Mas menos que antes. Preciso ainda testar num regime maior, mas acredito ser o aquecimento caracteristico desses comlonentes!
  23. Acabei optando por uma placa nova pra parte de potência. Encomendei e já montei no amp. Antes de testar vou substiruir os CE da fonte pra evitar qualquer problema, já que a V entregue quando ligado em 220v ultrapassou o valor nominal deles. Em breve respostas com o resultado.
  24. Acabo de colocar uma outra ponte que tinha disponível, e agora o Eletrolítico da fonte, ao menos carrega, o que não acontecia anteriormente. Mas ao alimentar o TDA, ele esquenta. Não há curto aparente no TDA, mas pode ter acontecido algo internamente. E sempre na região de V - Resumindo: Depois de trocar o TDA, o curto apareceu na região - Substituímos C9 possivelmente com fuga, e acabou o problema do curto. Sem que minha L. Série ficasse acesa, foi possível manter o equipamento alimentado por maior período, o que pode ter colocado o TDA em total risco. Já que pode haver problemas oriundos lá da fonte. Nenhum dos eletrolíticos na parte da V negativa, carregavam. Troquei a ponte e ao menos o CE da fonte carrega (sem carga) mas já é um sinal. Vou voltar a fazer o teste com o osciloscópio com essa ponte nova. Mesmo assim, me falta pensar nos eletrolíticos da fonte, que não foram substituídos. Somente retirados e feito teste de carga e fuga com multímetro. O que não apresentou nada gritante.
  25. Há carga nas duas linhas! A placa do Tda está alimentada. Essa foi a leitura nessas condições.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!