Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cara366

Membros Plenos
  • Total de itens

    58
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    N/D
  1. @aphawk como faz para fazer esse teste, ic x vce, seria muito difícil, tenho osciloscópio, frequencimetro e gerador de frequência, sera que eu conseguiria fazer
  2. @aphawk como lhe falei anteriormente no modelo e2 um pouco mais novo, a gradiente substituiu os bcs por c1740 e a608, pelo datasheet no meu entendimento sao bem parecidos,fiquei meio em dúvida sobre esses transistores, pois não vi nada relevante em suas características, mas se aplucado a sua explicação sobre a linearidade dos 2scs, certamente seria interessante a substituição pelos 2scs, certamente haveria um ganho significativo de qualidade, o que você acha, tenho esses transistores originais da gradiente, tirei de uma antiga placa.
  3. @aphawk voce disse que os trânsitores japoneses sao melhores, porém eu so conheço como importados, os 2sa 2sb 2sc e 2sd, todos esses transistores sao japoneses, ou podem ser fabricados por outra empresa, por acaso existe uma regra para saber, ou nao.
  4. @aphawk ótima explicação amigo, obrigado,... É que adoro eletrônica adoro som, tenho um som com vários componentes antigos, e estou sempre melhorando ele, afim de buscar aqueles detalhes que só um bom conjunto pode apresentar, por isso permita continuar lhe perguntando.... Tira uma dúvida minha, ate que ponto o transistor de baixo ruido interfere na fidelidade do som, se é que posso dizer assim, normalmente ele esta na entrada de alto ganho onde amplifica se tudo e também o ruido da junção, esse efeito se da apenas no ruído de fundo, quando aplica o sinal ele praticamente some, ou o transistor de baixo ruido também melhora a resposta acima do nível de ruido, por exemplo, teria vantagem em colocar um transistor de baixo ruido por exemplo nos drives de um amplificador, segue esquema do equalizador que estou mencionado, com ênfase no circuito amplificador diferencial gradiente_profissional-es10-esquema-eletr-nico.pdf
  5. @aphawk trocando em miúdos, qual seria o resultado desse comportamento mais linear se é que posso dizer r assim, em perguntas anteriores o outro amigo nao soube me responder, no seu e no vosso conhecimento, quais transistores da linha importada seriam melhores que os bcs originais, falando anteriormente com o amigo disse que o modelo e2 mais novo que esse es10, usa c1740 e a608, vi os datasheets, e nao vi praticamente nenhuma diferença pros bcs, sera que então quando usado esses transistores com praticamente as mesmas características haveria uma melhora na resposta @Renato.88
  6. @Isadora Ferraz ola Isadora beleza, vamo la, o som com os trânsitores de entrada originais soam melhor, com mais peso, um pouco mais rico, ai experimentei substituir por transistores com um ganho maior maior frequência e baixo ruido, deu aquela muchada no som, provavelmente pelo que o amigo disse, o circuito deveria ser recalculado, ai coloquei os bcs 549 e 559, esses são iguais nas características ganho e frequência aos originais, porém com baixo ruído, ai ficou igual ao anterior ficiu bom, na minha inocencia, eu achava que o transistor com ganho maior, e frequência maior, devia obrigatoriamente ficar melhor, mas nao foi o que ocorreu @BCP beleza amigo
  7. @BCP vou deixar em aberto, quem sabe algum ou outro amigo possa responder, obrigado pela sua atenção e disposição em me responder, ja me ajudou bastante, grato.
  8. @BCP mas esses transistores que usei sao originais, tirei de uma potência gradiente 366 todos com a mesma serie, e bem velhos, por acaso voce saberia explicar em teoria baseado no comportamento da onda ca, a funcao e sentido de condução dos transistores t108, e t104, se tiver ao alcance por gentileza explique.
  9. @BCP qual transistor você acha que devia usar pra substituir os bcs, lembrando que ja coloquei na entrada bc 549 e 559, faltou os demais apos o estagio diferencial, antes de por os bcs baixo ruido na entrada, coloquei 2sc1571, e 2sa970 o som nao ficou bom os bcs soam melhor, achei estranho, pois esses transistores sao melhores e tem maior ganho, porque sera qe ficou pior.
  10. @BCP ótima explicação amigo, bom, vou continuar lhe perguntando... Notei que o modelo e2 se não me engano, os demais transistores foram substituídos por c1740 e a608, porém andei pesquisando sobre esses transistores, e notei que nao sao tão bons,, lógico sobre minha interpretação, me parece ser quase igual aos bcs, por acaso você sabe se sao melhores que os bcs, na verdade são esses transistores que gostaria de melhorar, substituiindo os bcs, o que você acha amigo.
  11. Ola amigo que bom que conhece ele, e obrigado por me responder, disse circuito diferencial, mas na verdade me referi ao circuito inteiro, realmente usa no diferencial esses 2scs ai, se me permite perguntar, qual o motivo de usar somente esses dois transistor nessa etapa, e nao no resto, essa etapa é estão importante assim, para usar um transistor de baixo ruido, pois eu sempre vi que transistor de baixo ruido é usado na entrada do pre, gostaria de saber do porque, por gentileza se tiver ao seu alcance me responda, obrigado.
  12. Ola pessoal possuo um equalizador gradiente es10, e gostaria de dar uma melhorada no circuito diferencial dele, onde compõe também os giradores, quero trocar os trânsitores da etapa diferencial por transistores melhores, por isso conto com a ajuda de vocês, caso os amigos verem e quiserem me ajudar irei postar o esquema, obrigado a todos.
  13. @aphawk um dos motivos que usei o 072, foi que eles tem mosfet na entrada , e o 5532 acho que nao, e também porque era mais fácil, e tinha um monte de sucata, mesmo olhando o datasheet, nao sei quais os parâmetros verificar para um bom operacional, no caso fui lendo em foruns, e vendo em aparelhos que conserto, mas eu acho que por ser mosfet o 72 fluira melhor o audio, por causa de ser mais fácil de empurrar, por causa da maior impedância de entrada, é claro que depende do projeto né, gostaria de comentários@Renato.88 esse sansui é top, dias atras consertei um 9090, tava tudo detonado, maa fiz funcionar, esse seu ai ta muito bonito, reliquia, vou baixar o esquema dele, esses ba nao conheço. adicionado 8 minutos depois @aphawk top heim, nem tanto o ci, mas sim a criatividade do projetista, muito bom, depois vou traduzir e dar uma analisada melhor.
  14. @Renato.88 esse sansui é top, dias atras consertei um 9090, tava tudo detonado, maa fiz funcionar, esse seu ai ta muito bonito, reliquia, vou baixar o esquema dele, esses ba nao conheço.
  15. @aphawk pois é cocordo com voce, deve ter sim projeto de classe d que seja bom, mais nao deve ser essa salada q ce ve por ai, creio que um bom projeto custara bem caro, mas naturalmente nao gosto do classe d, por diversos motivos, um deles é essa muntuera de filtros que tem etc, quanto mais liso o amplificador, deve ser melhor, acredito eu, os amps que tinha na minha 366 eu achava otimo, mas coloquei os amps de modulo automotivo banda, e fiz as devidas modificações, se precisa ver como toca, amplificador bem simples, um par de mosfet, dois drives, e um operacional tl071 so isso, o som, é ótimo, por falra em tl072, dizem que os ne5532 se nao me falha a memória, sao melhores ainda que os 72, mas meu som ficou estão bom, que deixei os 72 mesmo.@aphawk classe d pramim, só se for nos graves, onde nao se nota tanta sutileza, nos medios, principalmente nos agudos, para mim nao da, os agudos sao artificiais, ja fiz o teste, e mexo com isso o tempo todo, o classe d, na minha opinião, e bom para tocar muito forte, com muita potencia, e pouco calor dissipado, tipo para banda, usando drive de titânio por exemplo, mas pa detalhe, e brilho nos agudos, nao passa no meu teste, sou um tanto nojento para som, uso um mixer da cignus, e dois processador da stetson, desmontei eles, todos, e tirei todos os chiadores 4558, r coloquei tudo tl072, a resposta é outra coisa, e sem chiado, o meu som e muito forte, porém ao meu ponto de vista, tem tambem uma excelente qualidade, mas sei que, potencia e qualidade, nao costumam caminhar juntos e vice versa.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!