Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador mosfet queimando saida!!!


Cara366

Posts recomendados

Ola pessoal boa noite, tenho um amplificador classe ab que usa mosfet na saida, de vez em quando eles queimam, usava um par por canal npn e pnp, achei que a corrente não era suficiente,  e adicionei mais um par em paralelo, demorou muito mais tempo funcionando, mas outro dia queimou,  da a impressão que queima por algum exesso de tensão no gate, sera que poderia por algum diodo zener para proteger, houvi dizer que o zener  atrapalha o audio, ou sera que os amigos tem alguma sugestao para me sugerir, se precisarem posto o esquema dele desde ja muito agradecido pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP ola bom dia, queima com o volume alto, porém não uso ele na saturacao, uso sempre com o volume mais baixo, tipo uns 70% antes da distorção,  aliaz não suporto som distorcido, é muito ruim né,  esse amplificador toca meus medios com um corte de 200hz aproximadamente nos graves, e vai ate uns 7khz nos medios agudos. Também conta com um sistema de ventilação forçada que mantém a temperatura em um nivel bem abaixo de 90graus com proteção caso suba alem desse ponto, mas não passa nem perto, nunca chega., eu acho que em algum momento deve dar algum pico muito forte no sinal por causa da bobina do falante, mas só acho mesmo,  dai as mentes brilhantes do fórum ficam com a palavra ne hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sobrou só a qualidade dos transistores! Talvez não suportam o que o datasheet diz. (Falsos)

Ai já começa a complicar um pouco.

Se você tiver o esquema desse amplificador ai, coloque aqui para o pessoal fazer uma avaliação de como substituir esses saídas  sem perder a qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP os transistores sao todos originais,  a meu ver estão trabalhando bem abaixo da corrente deles com uma certa folga,  mas novamente dizendo, é o que eu acho,  não tenho certeza,  vou fazer um manuscrito da etapa de saída do amplificador,  e ja coloco as características dos transistores, valor da tensão da fonte,  e também potência e impedância do alto falante,  desde ja mui agradecido pela sua atenção. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 05/04/2023 às 10:04, Cara366 disse:

@BCP os transistores sao todos originais,  a meu ver estão trabalhando bem abaixo da corrente deles com uma certa folga,  mas novamente dizendo, é o que eu acho,  não tenho certeza,  vou fazer um manuscrito da etapa de saída do amplificador,  e ja coloco as características dos transistores, valor da tensão da fonte,  e também potência e impedância do alto falante,  desde ja mui agradecido pela sua atenção. 

Ola amigo/s, bom dia!!!

 

Ainda não consegui terminar o desenho do esquema do amplificador por falta de tempo, assim que terminar posto para ouvir vocês,  obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, .if disse:

Além da praticamente indetectável "falsidade" do amigo BCP , algo que você pode testar é se ele aquece com zero volume: não deve e nem pode.

Amigo ele não  aquece nada em repouso esta perfeito,  como disse acima, ele so queima com sons que tem variações de amplitude  muito rapidos, por exemplo uma batida muito rapida onde o amplificador atua entre maximo e minimo de um sinal, num tempo curto, não sei se consegui lhe explicar direito 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 minutos atrás, Cara366 disse:

não  aquece nada em repouso esta perfeito,  como disse acima

Desculpe amigo. Tentei somar mas não havia lido isso. De fato só mesmo com esquema pr'alguém do ramo sonorização te orientar melhor. Talvez tenha mesmo que mexer na polarização dos mosfets. Um derradeiro chute baseado em...

18 minutos atrás, Cara366 disse:

uma batida muito rapida onde o amplificador atua entre maximo e minimo de um sinal, num tempo curto

Algum filtro na saída pode estar dimensionado errado o que provoca altos picos de corrente.. mas de novo, só mesmo alguém do ramo pra te orientar.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mosfet é diferente de bipolar. No bipolar basta retirar a excitação de base que este para de conduzir. Uma condução residual provocada pelas capacitâncias pode até distorcer mas não a queima relatada. No mosfet o buraco é mais embaixo. Quando o som sai do semiciclo positivo para o negativo (e vice versa) o braço que terminou a tarefa tem que parar de conduzir. No caso do mosfet isso significa descarregar o gate, não basta parar de excitar, tem que fazer a descarga, é um produto enjoado o mosfet. O estágio que antecede imediatamente o mosfet de saída deve estar falhando na tarefa de descarga. 

Uma coisa que não percebi na descrição: o transistor danificado abre ou fica em curto? Transistor aberto indica excesso de corrente, em curto indica excesso de tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo

17 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Mosfet é diferente de bipolar. No bipolar basta retirar a excitação de base que este para de conduzir. Uma condução residual provocada pelas capacitâncias pode até distorcer mas não a queima relatada. No mosfet o buraco é mais embaixo. Quando o som sai do semiciclo positivo para o negativo (e vice versa) o braço que terminou a tarefa tem que parar de conduzir. No caso do mosfet isso significa descarregar o gate, não basta parar de excitar, tem que fazer a descarga, é um produto enjoado o mosfet. O estágio que antecede imediatamente o mosfet de saída deve estar falhando na tarefa de descarga. 

Uma coisa que não percebi na descrição: o transistor danificado abre ou fica em curto? Transistor aberto indica excesso de corrente, em curto indica excesso de tensão.

Ele entra em curto, vou terminar de desenhar o esquema e posto para que  analisem melhor,  obrigado novamente 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!